Explorando os Pintores Revolucionários

Desenvolvida por: Roseme… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Ideias de Vanguarda - Cubismo e Surrealismo

Nesta atividade, os estudantes do 9º ano terão a oportunidade de investigar profundamente os movimentos artísticos do Cubismo e Surrealismo, focalizando nas obras de Pablo Picasso e Salvador Dalí. Os alunos realizarão uma pesquisa para entender o contexto histórico em que esses movimentos surgiram e como eles revolucionaram a arte de seu tempo. Em seguida, analisarão obras icônicas dos dois artistas, identificando suas características principais. Após a pesquisa, será promovida uma discussão crítica para relacionar essas descobertas com questões contemporâneas, promovendo uma apreciação artística mais abrangente e estimulando a capacidade analítica dos alunos ao refletirem sobre o impacto desses movimentos ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula são desenhados para integrar e articular o conhecimento histórico e artístico dos alunos do 9º ano a um nível mais analítico e crítico. Espera-se que os alunos compreendam a importância dos movimentos Cubismo e Surrealismo não apenas como fenômenos artísticos, mas também como respostas culturais e sociais a contextos específicos do século XX. Através da pesquisa e análise de obras de Picasso e Dalí, os estudantes irão desenvolver habilidades de análise crítica, relacionando aspectos visuais a contextos históricos. Além disso, a discussão em grupo encoraja o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação eficaz e o respeito à diversidade de opiniões, ao mesmo tempo que conecta estas experiências artísticas ao mundo contemporâneo.

  • Compreender o contexto histórico dos movimentos Cubismo e Surrealismo.
  • Analisar criticamente obras de arte within esses movimentos.
  • Relacionar movimentos artísticos a questões contemporâneas relevantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR12: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange uma compreensão dos movimentos artísticos Cubismo e Surrealismo, seus principais conceitos, características e como estes se manifestaram através das obras de Picasso e Dalí. A atividade também envolverá uma pesquisa sobre o impacto desses movimentos no contexto histórico e suas repercussões contemporâneas. A articulação desses temas é fundamental para permitir que os alunos desenvolvam uma percepção crítica e ampla da história da arte, conectando esses saberes às transformações culturais, sociais e tecnológicas que definem o mundo contemporâneo.

  • Introdução ao Cubismo e Surrealismo: características principais e diferenças.
  • Análise de obras icônicas de Picasso e Dalí.
  • Para realizar a análise de obras icônicas de Pablo Picasso e Salvador Dalí, é essencial que os alunos sejam inicialmente apresentados às características e inovações presentes nesses trabalhos. Os alunos irão explorar obras famosas como 'Guernica' de Picasso, e 'A Persistência da Memória' de Dalí. A textura dessas análises se aprofundará na compreensão dos métodos artísticos empregados, na escolha de temas pelos artistas e no impacto visual e emocional que essas obras carregam. O professor pode iniciar a atividade fornecendo um breve histórico sobre cada obra, destacando circunstâncias especiais que levaram à sua criação, como o contexto político de 'Guernica' e a exploração do conceito de tempo e realidade em 'A Persistência da Memória'. Ao fornecer esse pano de fundo, os alunos terão uma base sólida que lhes permitirá interpretar as obras de maneira mais crítica e informada.

    Durante a análise, os alunos são encorajados a observar detalhes específicos como a utilização de cor, linha, forma e textura, que diferenciam o estilo de cada artista. O professor pode promover discussões que levem os alunos a refletir sobre questões relacionadas, como 'Que emoções 'Guernica' desperta em você, e como Picasso conseguiu transmitir essas emoções pela forma que escolheu apresentar a obra?' ou 'Quais elementos de 'A Persistência da Memória' chamam mais atenção e por quê?'. Ao identificar e discutir esses elementos, os alunos desenvolverão uma apreciação mais profunda das intenções dos artistas, bem como como suas obras se encaixam nos movimentos maiores das suas respectivas épocas: Cubismo e Surrealismo.

    Além disso, é essencial permitir que os alunos façam comparações entre as obras dos dois artistas, considerando como cada um lidou com os desafios estéticos e sociais de seu tempo. Atividades interativas, como debates ou apresentações em grupo, podem ser utilizadas para que os estudantes compartilhem suas percepções e convidem a turma a uma reflexão conjunta sobre as influências que moldaram o trabalho de Picasso e Dalí. Assim, não só a compreensão técnica das obras é desenvolvida, mas também as habilidades de expressão e argumentação dos alunos, fundamentais para a formação de um pensamento crítico e autônomo.

  • Contextualização histórica e impacto cultural dos movimentos.
  • Relação entre arte histórica e questões contemporâneas.

Metodologia

A metodologia desta aula enfatiza uma abordagem investigativa e colaborativa que promove o desenvolvimento do pensamento crítico e da apreciação artística entre os alunos. Inicialmente, propõe-se a realização de uma pesquisa individual para que os alunos construam seu conhecimento sobre os movimentos Cubismo e Surrealismo. Em seguida, a atividade prossegue com a análise crítica em grupos de obras selecionadas, incentivando os estudantes a compartilhar suas descobertas e perspectivas. A aula culmina em uma discussão reflexiva mediada pelo professor, onde os alunos são encorajados a conectar suas interpretações artísticas com questões contemporâneas, promovendo protagonismo estudantil e enriquecendo a aprendizagem através da troca de ideias.

  • Pesquisa individual sobre os movimentos Cubismo e Surrealismo.
  • Para a realização da pesquisa individual sobre os movimentos Cubismo e Surrealismo, os alunos serão incentivados a explorar de maneira autônoma informações a respeito do surgimento e desenvolvimento desses estilos artísticos marcantes. Isso permitirá que cada aluno aprofunde seu próprio entendimento dos temas, desenvolvendo habilidades de pesquisa e discernimento crítico ao selecionar fontes de informações confiáveis. Os alunos poderão utilizar ferramentas digitais, como laptops ou tablets, para acessar material em bibliotecas digitais e websites educacionais, sempre acompanhados de um direcionamento inicial sobre como identificar informações relevantes e confiáveis. Essa prática não apenas enriquece o conhecimento individual, mas também potencializa habilidades de investigação que serão úteis em sua vida acadêmica e pessoal futura.

    Para garantir que os alunos mantenham o foco nos principais aspectos históricos e estilísticos, o professor pode fornecer um guia ou um conjunto de perguntas que orientem a pesquisa, como: 'Quais foram as principais influências culturais no desenvolvimento do Cubismo?' ou 'Como o contexto social dos anos em que Dalí viveu influenciou suas obras surrealistas?'. À medida que os alunos avançam em sua investigação, é importante que o professor circule pela sala de aula oferecendo assistência quando necessário, verificando se as fontes utilizadas são adequadas e ajudando a esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir. Essa aproximação docente não apenas assegura que os alunos acessem conteúdos corretos, mas também lhes dá suporte para que se sintam confiantes e engajados na realização da atividade.

  • Trabalho em grupo para análise crítica de obras selecionadas.
  • Discussão mediada e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

Para a execução desta atividade, o cronograma será estruturado em uma aula de 60 minutos. Este tempo permitirá que os alunos desenvolvam cada etapa do processo de aprendizagem: pesquisa, análise crítica e discussão. O desenvolvimento do plano de aula em um único encontro assegura que os estudantes mantenham o foco e a continuidade das atividades, promovendo um aprofundamento nos conteúdos sem descontinuidade. A gestão eficaz do tempo será essencial para garantir que todas as fases da aula sejam cumpridas de forma satisfatória, garantindo um aprendizado rico e significativo.

  • Aula 1: Inicia-se com uma introdução ao tema e direcionamento para a pesquisa sobre Cubismo e Surrealismo. Segue-se com a formação de grupos para análise de obras de arte e conclui com uma discussão mediada das descobertas e suas aplicações no contexto atual.
  • Momento 1: Introdução aos Movimentos Artísticos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente os conceitos de Cubismo e Surrealismo, destacando suas características principais e seu surgimento. Utilize recursos visuais projetados para ilustrar obras de Picasso e Dalí. É importante que desperte a curiosidade dos alunos com perguntas instigantes, como: 'O que será que essas obras têm em comum?' ou 'Como essas imagens nos fazem sentir?' Observe se os alunos demonstram interesse e incentive a participação com comentários motivadores. Avalie a compreensão inicial por meio de perguntas abertas sobre as impressões dos alunos.

    Momento 2: Pesquisa e Exploração Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a realizar uma rápida pesquisa sobre os contextos históricos e as principais características do Cubismo e do Surrealismo. Utilize as ferramentas digitais disponíveis na escola para facilitar o acesso à informação. Permita que utilizem recursos como laptops ou tablets e dê orientações sobre fontes confiáveis. Durante a atividade, circule pela sala para auxiliar e responder a quaisquer dúvidas que surjam. Avalie a realização por meio da observação da participação e a qualidade das fontes que os alunos estão utilizando.

    Momento 3: Análise Crítica em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua reproduções de obras dos artistas para análise. Oriente os alunos a identificar características das obras e discutir o possível significado destas. Permita que cada grupo escolha uma obra para uma análise mais detalhada, considerando contexto de produção e impacto cultural. Ajude os grupos a se organizarem e intervenha caso algum grupo não esteja conseguindo se iniciar na tarefa. A avaliação pode ser feita com base na observação da capacidade de cada grupo de articular ideias sobre as obras.

    Momento 4: Discussão Mediadora e Reflexão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão em sala onde cada grupo compartilha suas descobertas. Incentive uma discussão crítica sobre como os movimentos artísticos podem ser relacionados a questões sociais e culturais contemporâneas. Utilize exemplos atuais para incentivar um debate construtivo. É importante que promova um ambiente onde todos se sintam à vontade para participar e expressar suas opiniões. Avalie a participação e as habilidades argumentativas dos alunos durante a discussão, observando a capacidade de relacionar a arte com o contexto contemporâneo.

Avaliação

A avaliação da atividade será dividida em três etapas, cada uma focando em aspectos diferentes do aprendizado dos alunos e assegurando que os objetivos de aprendizagem fossem atingidos. A primeira etapa será a pesquisa individual, onde será avaliado o entendimento dos conceitos e contextos históricos dos movimentos artísticos. Serão utilizados critérios como a profundidade da pesquisa, clareza na apresentação das ideias e a capacidade de síntese. A segunda etapa será a análise crítica em grupo das obras de arte, onde a comunicação e a colaboração serão aspectos centrais de avaliação. Os alunos serão avaliados com base em seu comprometimento com o trabalho em grupo e na habilidade de argumentar criticamente sobre as obras estudadas. A terceira etapa será a participação na discussão reflexiva. Critérios incluem a capacidade de refletir sobre as conexões entre a arte, história e sociedade contemporânea, além da contribuição significativa para a discussão. Para finalizar, o feedback formativo será fornecido ao longo de todo o processo, garantindo que os alunos recebam orientações e suporte em relação ao seu progresso e áreas de melhoria.

  • Pesquisa individual: avaliação do entendimento dos conceitos históricos e artísticos.
  • Análise em grupo: avaliação da colaboração e capacidade crítica.
  • 1. Objetivo da Avaliação:
    A avaliação da Análise em Grupo visa verificar a capacidade dos alunos de trabalharem colaborativamente enquanto desenvolvem uma análise crítica das obras de Picasso e Dalí. Ela se alinha aos objetivos de aprendizagem ao incentivar a troca de ideias, a habilidade de argumentação e a reflexão sobre o impacto cultural e histórico dos movimentos artísticos estudados. Essa atividade permite que alunos ampliem sua compreensão individual através de perspectivas compartilhadas em grupo, aprimorando suas habilidades interpessoais e analíticas.

    2. Critérios de Avaliação:
    Os critérios para esta avaliação incluem a colaboração dentro do grupo, onde será observada a contribuição de cada membro e como eles se organizam para atingir um objetivo comum. Além disso, será avaliada a capacidade crítica dos alunos ao analisarem as obras, demonstrando a habilidade de identificar e discutir contextos históricos, temas e técnicas utilizadas pelos artistas. O desempenho será considerado excelente quando os alunos conseguirem articular suas ideias de maneira clara e fundamentada, mostrando entendimento profundo dos conceitos e aplicando esses entendimentos na discussão.

    3. Sistema de Pontuação:
    A escala de pontuação varia de 0 a 10, com a distribuição da pontuação dividida igualmente entre os critérios de colaboração (5 pontos) e capacidade crítica (5 pontos).

    4. Rubricas de Avaliação:
    Critério 1: Colaboração
    Avalia como os alunos colaboram entre si, a interação, a distribuição de tarefas e o comprometimento para alcançar os objetivos do grupo.
    Pontuação:
    5 pontos: O grupo demonstrou colaboração excepcional, com todos os membros participando ativamente e compartilhando a responsabilidade igualitariamente.
    4 pontos: O grupo apresentou boa colaboração, mas houve um pequeno desequilíbrio na participação entre membros.
    3 pontos: A colaboração foi adequada, mas alguns membros participaram menos ou houve desafios na distribuição de tarefas.
    2 pontos: Colaboração abaixo do esperado, com poucos membros participando ativamente ou falta de organização.
    1 ponto: Colaboração insuficiente, com evidentes problemas de cooperação e comunicação no grupo.
    Critério 2: Capacidade Crítica
    Avalia a habilidade dos alunos de analisar criticamente as obras de arte, considerando aspectos históricos, culturais, técnicos e emocionais.
    Pontuação:
    5 pontos: Análise crítica completa, bem fundamentada, refletindo um entendimento profundo e articulado das obras e seus contextos.
    4 pontos: Análise acima da média, explica bem os conceitos, mas apresenta pequenas falhas de articulação ou profundidade.
    3 pontos: Análise satisfatória, com compreensão de conceitos, porém com algumas áreas para melhoria.
    2 pontos: Análise superficial, mostrando dificuldades em articular ou fundamentalmente entender o conteúdo.
    1 ponto: Análise insuficiente, demonstrando grande dificuldade na compreensão ou articulação do conteúdo.

    5. Adaptações e Inclusão:
    Para alunos com necessidades específicas, a avaliação pode ser adaptada para incluir apoio assistido durante a atividade em grupo, como facilitadores para ajudar na comunicação e estruturação das tarefas dentro da equipe. Os critérios podem ser flexibilizados, permitindo que a avaliação leve em conta o progresso individual em vez do nível absoluto de desempenho, garantindo que todos os alunos possam contribuir e demonstrar suas habilidades de acordo com suas capacidades.

  • Discussão reflexiva: avaliação da habilidade de conectar arte ao contexto contemporâneo.

Materiais e ferramentas:

Para assegurar a qualidade e eficácia da atividade, uma variedade de recursos educativos será utilizada. Recursos visuais como reproduções das obras de Picasso e Dalí serão fundamentais para a análise artística. Além disso, o uso de ferramentas digitais, como plataformas de pesquisa e apresentações, enriquecerá o processo de investigação dos alunos, permitindo um acesso mais amplo a informações e interação dinâmica durante as apresentações. Todos os materiais devem ser avaliados para garantir que sejam acessíveis e inclusivos, promovendo um aprendizado equitativo para todos os alunos.

  • Reproduções das obras de Picasso e Dalí.
  • Ferramentas digitais para pesquisa e apresentação.
  • Projeções e materiais de apoio visual.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios que os professores enfrentam diariamente, mas é fundamental garantir que todos os alunos sejam incluídos e tenham acesso igualitário aos recursos educacionais. Estratégias específicas incluem o uso de textos alternativos e reforço visual para alunos que possam se beneficiar de adaptadores visuais. Além disso, simplificar a linguagem onde necessário e oferecer apoio personalizado pode melhorar a compreensão dos conteúdos. Recursos digitais devem estar disponíveis em formatos acessíveis para todos os alunos, assegurando que possuam a oportunidade de participar plenamente. É também vital promover a diversidade e inclusão nas discussões, abordando diferentes perspectivas culturais e históricas.

  • Uso de textos e reforços visuais alternativos.
  • Linguagem simplificada e apoio personalizado.
  • Recursos digitais acessíveis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo