Galeria Surrealista: A Arte Além da Realidade

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Surrealismo na Arte

A atividade proposta é uma mini exposição de arte surrealista organizada por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é que eles, divididos em equipes, pesquisem obras e artistas do movimento surrealista, explorando influências e técnicas. Cada equipe escolherá um artista relevante para apresentar. A exposição incluirá reproduções de obras clássicas e criações próprias, incentivando a expressão individual e coletiva. Cada grupo explicará suas escolhas, fomentando a habilidade de comunicação e reflexão sobre o impacto do surrealismo no contexto histórico e contemporâneo. Essa atividade possibilita o desenvolvimento de competências como pesquisa, análise crítica e criatividade, além da promoção do protagonismo dos alunos ao assumir a curadoria da exposição.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem se concentram no desenvolvimento das habilidades de pesquisa, crítica e comunicação dos alunos, enquanto ampliam seu entendimento sobre o movimento surrealista e sua relevância no contexto artístico e histórico. A atividade promove a interdisciplinaridade ao integrar conhecimentos de história, arte e habilidades de expressão verbal. Além disso, é uma oportunidade para os alunos exercitarem a cooperação, ao trabalharem em equipes, e o pensamento crítico, ao analisarem obras de arte e criarem suas próprias interpretações.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação sobre o movimento surrealista.
  • Fomentar a capacidade crítica e analítica através da análise de obras de arte.
  • Promover a expressão criativa por meio da elaboração de obras inspiradas no surrealismo.
  • Ampliar a compreensão sobre a história e o impacto do surrealismo na arte e na sociedade.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Aprimorar habilidades de comunicação ao apresentar e discutir temas artísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09AR10: Analisar o contexto sociocultural e histórico de obras artísticas, reconhecendo os contextos de produção.
  • EF09AR11: Usar diferentes fontes de informação, a exemplo de pesquisas e análises, lançando mão de tecnologias digitais para expressar-se artisticamente.
  • EF09AR13: Interpretar e avaliar produções artísticas, levando em conta aspectos estéticos, históricos e sociais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá a introdução ao movimento surrealista, explorando seus fundamentos, principais artistas e obras célebres. Os alunos estudarão o contexto histórico e social do surrealismo, compreendendo suas influências e técnicas distintivas. Adicionalmente, análise de obras, discussão sobre o impacto cultural do surrealismo e sua relevância nos dias de hoje serão temas abordados. A criação de obras, inspiradas nas características surrealistas, será incentivada, proporcionando uma análise prática e teórica da temática estudada.

  • Introdução ao movimento surrealista.
  • Principais artistas e obras surrealistas.
  • Contexto histórico e social do surrealismo.
  • Análise crítica de produções surrealistas.
  • Criação de obras inspiradas no surrealismo.
  • Impacto do surrealismo na cultura contemporânea.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade se focará na Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos são colocados como protagonistas em seu processo educacional. Essa abordagem ativa envolve pesquisa, análise e criação, permitindo que exercitem a autonomia e colaboração em equipes. Utilizar-se-á de discussões em grupo, debates, e apresentações orais como ferramentas pedagógicas para desenvolver habilidades socioemocionais e de comunicação. As atividades práticas, como a curadoria e criação de peças pela exposição, garantirão o engajamento e a aplicação prática dos conceitos aprendidos, além de promover a conexão entre o conteúdo escolar e o contexto real.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Trabalho colaborativo em equipe.
  • Discussões em grupo e debates reflexivos.
  • Apresentações orais para desenvolvimento de comunicação.
  • Criação prática de obras inspiradas em surrealismo.

Aulas e Sequências Didáticas

Para a realização da atividade, foi planejada uma aula de 60 minutos, dividida em etapas estratégicas. O planejamento cuidadoso do tempo garantirá que todos os aspectos da atividade, desde a pesquisa até a curadoria da exposição, sejam abordados de maneira adequada. De acordo com o cronograma, a aula começará com uma breve introdução para discutir os objetivos e expectativas. Durante o encontro, os alunos terão tempo para pesquisar e preparar suas apresentações, finalizando com uma discussão coletiva sobre suas descobertas e criações.

  • Aula 1: Introdução ao surrealismo, organização das equipes e distribuição de responsabilidades para a pesquisa e apresentação. Tempo para preparar e discutir os resultados e criações. Encerramento com reflexões coletivas.
  • Momento 1: Introdução ao Surrealismo (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito do surrealismo. Explique brevemente a origem do movimento, citando alguns artistas-chave, como Salvador Dalí e René Magritte, e suas obras mais conhecidas. Utilize projeções de imagens e vídeos curtos para tornar a introdução mais visual e dinâmica. É importante que você forneça contexto histórico e cultural. Observe se os alunos demonstram interesse e curiosidade, estimulando perguntas e pequenos debates. Pergunte o que os alunos já sabem sobre arte surrealista e registre no quadro as palavras-chave mencionadas.

    Momento 2: Organização das equipes e distribuição de responsabilidades (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em equipes de 4 a 5 alunos. Permita que os alunos escolham suas equipes, mas assegure que todos estejam inclusos e participando ativamente. Dê a cada equipe a tarefa de escolher um artista surrealista para pesquisar, garantindo uma diversidade de artistas explorados. Explique as responsabilidades de cada membro da equipe, como pesquisador, escritor, apresentador e criador de arte. Observe se todos entendem suas funções e estão confortáveis. Este é o momento de intervir, se necessário, para ajustar as dinâmicas de grupo.

    Momento 3: Tempo para pesquisa e discussão (Estimativa: 20 minutos)
    Pergunte aos alunos sobre os recursos de que vão precisar e oriente-os na pesquisa dos artistas e obras. Disponibilize materiais como livros de arte, artigos impressos e acesso à internet. Sugira que eles tomem notas e cresçam suas ideias juntos. Promova discussões dentro das equipes sobre o que descobriram sobre o surrealismo e os impactos das obras escolhidas. É fundamental que os alunos pratiquem a expressão verbal e escrita durante esse processo. Avalie a interação e colaboração entre os membros das equipes. Esteja disponível para esclarecer dúvidas ou redirecionar discussões que possam estar fugindo do foco.

    Momento 4: Reflexão coletiva e preparação para a próxima aula (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma em um círculo e peça que compartilhem suas descobertas iniciais ou impressões sobre o movimento surrealista e os artistas pesquisados. Facilite uma discussão em que cada equipe apresente um pequeno resumo do que encontrou. Conclua com uma reflexão sobre como a opinião de cada um pode trazer novas perspectivas e o que esperam criar com suas próprias obras. Dê feedback sobre a participação de todos, incentivando e reconhecendo o engajamento. Anuncie que a próxima aula será dedicada à criação inspirada no surrealismo. Peça que tragam suas ideias e materiais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para facilitar a acessibilidade e inclusão, use uma linguagem simples e clara ao apresentar conceitos e durante as instruções. Dê tempo suficiente para perguntas após cada explicação. No momento de divisão de equipes, assegure que todos os alunos estejam sendo incluídos de forma a garantir um ambiente acolhedor e colaborativo. Se houver alunos que têm necessidades adicionais de tempo para leitura ou escrita, considere ajustar o tempo de atividades para que eles possam acompanhar as tarefas no ritmo da turma. Estimule a participação de todos ao redor de debates e incentive alunos a se ajudarem, promovendo uma cultura de apoio e inclusão. Para alunos com dificuldades visuais, maximize o uso de descrições verbais das imagens mostradas, e em casos de dificuldades auditivas, disponibilize materiais impressos ou digitais com o conteúdo tratado verbalmente.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada e integradora, contemplando diferentes habilidades dos alunos. A avaliação formativa ocorrerá através da observação contínua durante a atividade, incentivando o feedback construtivo com foco no processo de aprendizagem. Será avaliado tanto o produto final quanto o processo, levando em consideração critérios como criatividade, análise crítica, capacidade de apresentação e colaboração em equipe. A avaliação somativa incluirá a apresentação das obras e o grau de envolvimento no projeto. Com o uso ade feedback imediato, os alunos terão oportunidade de refletir sobre seu desempenho, o que promove autoavaliação e ajustamento de suas práticas educacionais.

  • Avaliação formativa através de observação e feedback contínuo.
  • Avaliação somativa da apresentação e envolvimento no projeto.
  • Critérios de criatividade, análise crítica e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de pesquisa como livros, artigos e acesso à internet, além de reproduções de obras de arte. Ferramentas criativas e de desenho serão disponibilizadas para auxiliar na criação de obras próprias dos alunos. O ambiente escolar servirá como espaço para a exposição, precisando de recursos básicos para organização das apresentações, como cartazes e painéis. Tecnologias, como computadores e projetores, facilitarão as pesquisas e apresentações, possibilitando uma experiência rica e integrada para todos.

  • Materiais de pesquisa (livros, artigos e internet).
  • Reproduções de obras de arte surrealistas.
  • Ferramentas criativas e materiais de desenho.
  • Espaço para a exposição (cartazes e painéis).
  • Tecnologias como computadores e projetores.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos o desafio e o empenho dos docentes em promover um ambiente inclusivo. Sempre há formas de garantir que todos os alunos possam participar e aproveitar ao máximo as atividades propostas. A inclusão pode ser garantida através de adaptações simples, como a differenciação de tarefas, permitindo aos alunos executá-las de acordo com suas habilidades e ritmos individuais. Estratégias podem incluir organização de apresentações em formas que acomodem todos os alunos e promovam a diversidade de vozes. Comunicações claras e instruções simples ajudarão na compreensão por parte de todos os alunos. Tecnologias de apoio, quando necessário, serão utilizadas para fortalecer a inclusão sem elevar custos ou complicar o planejamento geral.

  • Diferenciação de tarefas para acomodar ritmos individuais.
  • Promoção da diversidade de vozes nas apresentações.
  • Comunicações claras e instruções simplificadas.
  • Utilização de tecnologias de apoio para inclusão efetiva.

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