Histórias em Cena

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Artes]
Temática: [História do Teatro Brasileiro]

A atividade 'Histórias em Cena' tem o objetivo de fazer com que os alunos explorem de forma prática e histórica as evoluções do teatro brasileiro. Divididos em grupos, eles são responsáveis por investigar um período específico da história do teatro no Brasil, compreendendo o contexto cultural, político e social da época, assim como os modos de criação e produção teatral. A partir dessa investigação, cada grupo apresenta uma encenação que incorpora elementos estilísticos e temáticos peculiares ao período estudado. Esta prática visa não apenas a conscientização histórica, mas também a vivência das transformações teatrais, tornando o aprendizado do teatro uma experiência imersiva e dinâmica.

Objetivos de Aprendizagem

Neste plano de aula, visamos que os estudantes possam desenvolver uma compreensão abrangente e crítica acerca dos diferentes contextos históricos que moldaram o teatro brasileiro. Ao investigar e encenar peças teatrais representativas de épocas passadas, os alunos são encorajados a interpretarem as influências culturais e sociais que marcaram cada período e a refletir sobre como essas expressões artísticas dialogam com o presente.

  • Investigar contextos culturais, políticos e sociais que influenciaram o teatro brasileiro.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa histórica aplicada às artes cênicas.
  • Fomentar a criatividade e o trabalho em grupo através da produção teatral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é cuidadosamente estruturado para abranger os principais movimentos teatrais brasileiros e suas características históricas. Ao longo das atividades, os alunos terão oportunidade de estudar diferentes escolas teatrais, compreendendo as transições e influências que estas sofreram ao longo do tempo. A atividade busca também criar conexões entre as temáticas abordadas nas peças e questões atuais, estimulando uma análise crítica sobre o papel do teatro na sociedade.

  • História do teatro brasileiro.
  • Movimentos teatrais e suas características históricas.
  • Elementos estilísticos e temáticos de diferentes épocas.

Metodologia

A metodologia proposta é ativa e colaborativa, fomentando tanto a pesquisa individual quanto o trabalho em equipe. Os alunos atuarão como investigadores e criadores, ao passo que exploram o contexto histórico e produzem uma encenação teatral. A atividade começa com uma introdução teórica seguida de pesquisa autônoma, onde os grupos devem buscar informações e evidências para embasar suas apresentações. Esse formato visa engajar os alunos e proporcionar uma experiência de aprendizado prática, vinculada ao conteúdo teórico.

  • Pesquisa em grupo sobre períodos históricos do teatro.
  • Discussões em grupo para análise de contexto.
  • Ensaios e apresentações teatrais baseadas nas pesquisas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê duas aulas de 60 minutos, totalizando 120 minutos de atividade. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos, onde iniciarão suas pesquisas sobre os períodos teatrais atribuídos. A segunda aula é destinada aos ensaios e apresentações, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas encenações temáticas para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Ensaios e apresentações teatrais dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios que incluem a qualidade da pesquisa, a criatividade na incorporação de elementos estilísticos e a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe. Serão avaliados o rigor histórico da pesquisa, o planejamento e execução da encenação, e a reflexão crítica apresentada pela equipe ao final da apresentação. A avaliação será formativa, com feedback contínuo durante o processo e uma reflexão final por parte dos alunos sobre o aprendizado adquirido e os desafios encontrados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem uma variedade de materiais didáticos e tecnológicos, que apoiem a pesquisa e a prática teatral. Isso assegura que os alunos tenham a devida estrutura para explorar seus respectivos temas de maneira aprofundada, além de estimulá-los a serem criativos durante as apresentações.

  • Livros e artigos sobre a história do teatro brasileiro.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Espaço para ensaios e apresentações, como um auditório ou sala multiuso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo