Movimentos no Ritmo da História

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Dança e História

Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao estudo dos movimentos de dança ao longo de diversos períodos históricos, como o Renascimento, a Modernidade e o Contemporâneo. Em grupos pequenos, eles investigarão os contextos sociopolíticos que inspiraram tais movimentos e criarão suas próprias coreografias com base em suas interpretações e pesquisas. A abordagem visa estimular uma análise crítica sobre o papel da dança como forma de expressão cultural e política, incentivando os alunos a estabelecerem conexões entre os estilos artísticos e seus respectivos contextos históricos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos uma compreensão mais profunda sobre a integração entre história e arte, especificamente na dança. Deseja-se que os alunos sejam capazes de interpretar e criticar como a dança reflete as condições sociais e políticas de cada período estudado. Além disso, a atividade estimula a cooperação em grupo, a criatividade e o pensamento crítico, ao permitir que os estudantes expressem suas interpretações por meio de coreografias originais.

  • Compreender a relação entre movimentos artísticos e contextos históricos e sociais.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação artística.
  • Estimular a criatividade através da composição coreográfica.
  • Promover habilidades de trabalho em grupo e cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09AR07: Reconhecer e expressar-se nas diferentes linguagens artísticas (dança, música, teatro e artes visuais) relacionadas a contextos culturais, históricos e sociais diversos.
  • EF09AR14: Analisar e criticar produções artísticas, considerando diferentes funções e características de cada época.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incorpora o estudo das características dos principais movimentos de dança de diferentes períodos históricos, incluindo o contexto social e político que influenciou suas concepções. Os alunos verão como cada estilo de dança surge como uma resposta às dinâmicas culturais de seu tempo, valorizando tanto a prática corporal quanto o olhar crítico. Este plano inclui pesquisa histórica, discussão e criação, promovendo um aprendizado abrangente e integrador.

  • História dos movimentos de dança: Renascimento, Modernidade, Contemporâneo.
  • Análise crítica dos contextos históricos e sociais.
  • Criação de coreografias inspiradas nos estilos estudados.
  • Reflexão sobre a arte enquanto espelho das transformações sociais.

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas que envolvem a aprendizagem prática através de atividades mão-na-massa, onde os alunos serão protagonistas de seus processos de aprendizagem. A criação colaborativa de coreografias oferece um espaço significativo para o desenvolvimento de habilidades criativas e críticas. A aula será pautada na pesquisa coletiva, discussões em grupo e apresentação de coreografias, favorecendo um ensino dinâmico e significativo.

  • Aprendizagem baseada em pesquisa e prática.
  • Criação colaborativa de coreografias.
  • Apresentação e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um período de 40 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de estudar, criar e apresentar. O cronograma será dividido em três partes principais: introdução e pesquisa sobre os estilos de dança, criação em grupo de coreografias com base nas pesquisas e apresentações seguidas de discussões para troca de feedbacks e reflexões finais. Este planejamento garante que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente e expressar suas percepções.

  • Aula 1: Introdução aos estilos de dança, criação de coreografias e apresentação em grupos.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização Histórica dos Estilos de Dança (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e explique o objetivo da atividade: explorar estilos de dança e seus contextos históricos. Apresente brevemente os períodos Renascimento, Modernidade e Contemporâneo, destacando as características e influências. Utilize uma abordagem expositiva e interativa, questionando os alunos sobre o que já sabem ou imaginam sobre os estilos. É importante que você estimule a participação ativa.

    Momento 2: Organização dos Grupos e Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos de maneira aleatória ou já conhecida para evitar problemas de interação. Cada grupo deverá escolher um dos estilos de dança apresentados e iniciar uma breve pesquisa sobre o contexto histórico e sociopolítico desse estilo. Forneça materiais impressos como referência. Permita que os alunos discutam entre si suas descobertas. Observe se todos participam ativamente do grupo.

    Momento 3: Criação de Coreografias em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deve usar as informações coletadas para criar uma coreografia que represente o estilo estudado. Encoraje a criatividade e a colaboração, destacando que a coreografia deve refletir o contexto histórico do estilo escolhido. Ofereça apoio e sugestões, caso necessário, mas permita que os alunos conduzam o processo. É fundamental incentivar o respeito às ideias dos colegas durante a criação.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Peça que cada grupo apresente sua coreografia para a turma. Após cada apresentação, promova um momento de feedback, estimulando os alunos a oferecerem críticas construtivas e reconhecendo o esforço dos colegas. Encoraje a autoavaliação, perguntando aos grupos como se sentiram durante a atividade e o que aprenderam. Terminar a aula com uma reflexão geral sobre o papel da dança na história e cultura.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, permita que se movimentem entre os momentos e ofereça orientações claras e curtas para facilitar o foco. Para alunos com transtornos de ansiedade, crie um ambiente acolhedor, evitando forçar a participação em apresentações públicas se sentirem desconfortáveis; valorize suas contribuições em discussões de grupo. No caso de alunos com dificuldades de socialização, encoraje a comunicação positiva entre membros do grupo e ofereça apoio para iniciar diálogos, assegurando que se sintam incluídos. Mantenha o tom motivador e esteja disponível para orientações individuais, sempre que necessário.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, centrada no processo e na participação dos alunos. Os grupos serão avaliados pela coerência de suas coreografias em relação aos estilos estudados e apresentação de seus contextos históricos. Métodos de autoavaliação e avaliação entre pares também serão integrados, fornecendo espaços para reflexão e feedback. Critérios incluem criatividade, participação, empenho e capacidade de argumentação crítica.

  • Autoavaliação das impressões sobre a atividade.
  • Avaliação entre pares focando no processo colaborativo.
  • Feedback oral e escrito sobre a criatividade e coerência.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer poucos recursos materiais, a maioria composta de informações históricas e referências visuais que os alunos já podem acessar através de materiais impressos disponíveis na escola. O espaço de sala de aula será reorganizado para permitir ensaios e apresentações facilmente, substituindo a necessidade de utilizar recursos tecnológicos.

  • Materiais de referência impressos sobre história da dança.
  • Espaço de sala de aula adaptado para ensaios e apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço extra que um professor pode enfrentar ao planejar atividades acessíveis e inclusivas; no entanto, algumas medidas simples podem fazer grandes diferenças. Para alunos com TDAH, estratégias como tarefas bem definidas e a presença de um cronograma visível ajudam na organização. Métodos de relaxamento e pausas podem ser inseridos para assegurar o bem-estar nos alunos com ansiedade. Finalmente, atividades de quebra-gelo e intervenções direcionadas podem apoiar alunos com dificuldades de socialização, promovendo um ambiente onde todos se sintam seguros e respeitados.

  • Adaptação do cronograma e divisão de tarefas em etapas menores para alunos com TDAH.
  • Pausas planejadas e técnicas de respiração para alunos com ansiedade.
  • Atividades de quebra-gelo antes das sessões de grupo para alunos com dificuldades de socialização.

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