Nesta atividade pedagógica, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se envolver profundamente com a temática da resistência escrava no Brasil colonial, por meio da criação de réplicas visuais baseadas no livro 'Cumbe'. Cada grupo de alunos selecionará um segmento da obra para interpretar utilizando uma ou mais formas de expressão artística à sua escolha, como desenho, pintura, colagem ou escultura. O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes explorem e valorizem o patrimônio cultural material e imaterial ligado às resistências culturais de várias epócas e origens. Além disso, os alunos serão encorajados a investigar os contextos históricos, sociais e culturais representados no livro. Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua criação, acompanhada de uma explicação sobre a escolha do segmento do livro e a técnica artística utilizada. Esta apresentação promoverá um enriquecedor debate em sala de aula sobre as diversas interpretações e expressões da resistência cultural nas narrativas visuais.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado ativo, onde possam desenvolver habilidades analíticas, criativas e interpretativas através do estudo das resistências escravas no Brasil colonial representadas no livro 'Cumbe'. Espera-se que os alunos sejam capazes de valorizar e compreender a importância do patrimônio cultural material e imaterial das culturas representadas, entender os contextos históricos e sociais da época, e expressar suas próprias interpretações através de diferentes linguagens artísticas. O debate subsequente visa a ampliar o repertório cultural dos estudantes e estimular o pensamento crítico sobre temas de grande relevância social e histórica.
O conteúdo programático desta atividade gira em torno da análise e interpretação da obra 'Cumbe', com foco nas narrativas visuais que representam as resistências escravas no Brasil colonial. Os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes técnicas artísticas para expressar suas interpretações do texto, incentivando a análise crítica e a valorização do patrimônio cultural. Este conteúdo é essencial para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cultural nos estudantes, e suas habilidades de comunicação visual.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será o principal eixo desta atividade. Os alunos serão agrupados para trabalhar na seleção de segmentos do livro 'Cumbe' e na posterior criação de réplicas visuais. Este método promove a autonomia dos alunos, incentivando pesquisa, colaboração e expressão criativa. O professor atuará como mediador, fornecendo recursos, orientações e estimulando o debate e a reflexão crítica durante e após as apresentações. Esta abordagem permite aos estudantes aplicar o conhecimento teórico em projetos práticos e significativos.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão grupos, e começarão a selecionar os segmentos de 'Cumbe' para trabalhar. A segunda aula será dedicada à criação das réplicas visuais e preparação das apresentações para a aula seguinte.
A avaliação desta atividade será baseada nos critérios de compreensão do tema, originalidade e criatividade na criação das réplicas visuais, habilidade de trabalhar em grupo e a qualidade da apresentação, incluindo a justificativa da escolha do segmento e técnica artística. Notas serão atribuídas considerando a coerência e profundidade da pesquisa histórica e cultural, bem como a execução artística. A capacidade dos alunos de engajar-se no debate, apresentando suas perspectivas e interpretando as dos colegas, também será valorizada. Este sistema de avaliação visa a incentivar uma abordagem holística da aprendizagem, reconhecendo tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem.
Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, incluindo cópias do livro 'Cumbe', materiais de arte como tintas, pincéis, papel, tesouras e cola, além de espaços adequados para a criação das obras. Acesso a recursos digitais e bibliotecários também será fundamental para a pesquisa das temáticas envolvidas. O professor deverá organizar previamente esses recursos para garantir que os alunos possam focar na criatividade e pesquisa sem restrições materiais.
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