Plano pedagógico 

Desenvolvida por: Rhauan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes - Música
Temática: Exploração e Composição Urbana Sonora

Essa aula visa proporcionar uma real musicalização e aprendizado através do estudo da trompa. Adequando - se a realidade do grupo desenvolvendo a sensibilização e o gosto musical, proporcionando uma interação social e cultural dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa aula é desenvolver um trabalho de musicalização com crianças e jovens iniciando o aprendizado da trompa e trabalhar para desenvolver um lado artístico e social, colaborando para a formação do futuro cidadão.

Proporcionar ao indivíduo a oportunidade de trabalho em grupo, estimulando e desenvolvendo a capacidade de cooperação, disciplina, respeito e solidariedade. desenvolvendo a capacidade de cooperação, disciplina, respeito e solidariedade. desenvolver no indivíduo o gosto da musica, através dos estilos musicais.
Possibilitar o reconhecimento do próprio corpo e da expansão dos limites de movimento. Fazer apresentações para proporcionar a interação dos familiares e a escola.

  • Conhecimento das partes do instrumento. 
  • Montagem do instrumento.                                                                                              
  • Posição do instrumento em relação ao corpo.                                                                                              
  • Desenvolver habilidades de cooperação e debate crítico.
  • Prática de exercício de respiração para execução dos instrumentos de metais
  • Posicionamento da embocadura - os lábios e sua função.
  • Controle da emissão e da sonoridade: vibração labial e vibração labial com o bocal. 

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR22: Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
  • EF69AR23: Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é focado na interseção entre cidade, som e sociedade, abordando conceitos fundamentais de apreciação sonora e musicalidade contemporânea. Inclui a identificação de sons ambientais e seu impacto na construção da identidade de espaços urbanos, além da prática de registro e manipulação sonora usando dispositivos móveis. Os alunos serão incentivados a transformar suas gravações em composições, discutindo aspectos estéticos e éticos associados à criação e reprodução sonora. Essa prática integrada favorece a compreensão das músicas urbanas e contemporâneas como expressões culturais dinâmicas que refletem e transformam as realidades sociais em que são produzidas.

  • Identificação e registro de sons do ambiente urbano.
  • Discussão sobre música urbana e contemporânea.
  • Criação de composições sonoras.
  • Discussão sobre ética e impacto social da música.

Metodologia

Para atingir um aprendizado significativo, a atividade adota metodologias ativas que promovem a escuta crítica e a criatividade. A prática inicial de pesquisa de campo sonora envolve a coleta autônoma de material auditivo, que posteriormente é discutido em grupo. A roda de debate permite que os alunos expressem suas impressões, troquem ideias e construam conhecimento colaborativamente. A atividade culmina na criação de uma composição sonora coletiva, utilizando metodologias colaborativas que incentivam a expressão individual e grupal, além da reflexão sobre as implicações sociais e culturais da arte sonora. Essas abordagens garantem engajamento, promovem o protagonismo estudantil e proporcionam uma experiência educacional rica e integrada.

  • Pesquisa de campo com coleta sonora.
  • Roda de debate para discussão crítica.
  • Composição sonora colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Construindo Sonoridades Urbanas' será realizada em uma única aula de 60 minutos, otimizando ao máximo o tempo para engajar os alunos em uma experiência de aprendizado prática e enriquecedora. Durante a aula, os alunos primeiramente compartilharão e discutirão os sons urbanos que capturaram, enriquecendo a percepção coletiva sobre a diversidade sonora do espaço urbano. Na segunda parte da aula, grupos de alunos trabalharão juntos para unir esses sons em composições que reflitam suas interpretações criativas e críticas do ambiente urbano. A aula estará centrada em metodologias ativas que valorizam a participação e a exploração colaborativa, maximizando o aprendizado dos alunos em um curto período de tempo.

  • Aula 1: Apresentação e discussão dos sons coletados; composição sonora colaborativa.
  • Momento 1: Introdução e Apresentação dos Sons Coletados (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando os alunos do objetivo da atividade: explorar e interpretar os sons urbanos como uma forma de arte. Permita que os alunos, em pequenos grupos, apresentem os sons coletados. É importante que cada grupo descreva o local e as circunstâncias em que os sons foram capturados. Observe se os alunos estão confortáveis em compartilhar suas percepções e encoraje a participação daqueles que forem mais tímidos.

    Momento 2: Discussão Crítica sobre os Sons (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma roda de debate, perguntando aos alunos quais sentimentos os sons evocados suscitaram. Intervenha com perguntas abertas que estimulem a reflexão, como: 'Esses sons representam bem a realidade urbana?' ou 'Que histórias você acha que os sons poderiam contar?'. Permita que cada aluno contribua com suas ideias, respeitando as diversidades de opinião. Avalie a capacidade dos alunos de argumentarem suas perspectivas e de ouvirem os outros.

    Momento 3: Planejamento da Composição Sonora Colaborativa (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos e explique que eles vão criar uma composição sonora usando os sons coletados. Oriente-os a discutir entre si qual será a ordem e a combinação de sons que pretendem usar, incentivando a criatividade. Sugira que eles pensem na composição como uma história que os sons contarão. É importante que todos os membros do grupo opinem e contribuam para o planejamento.

    Momento 4: Criação e Edição da Composição (Estimativa: 15 minutos)
    Utilize um software de edição de áudio gratuito para que os alunos possam editar e montar suas composições sonoras. Auxilie os grupos na manipulação do software, garantindo que todos os membros do grupo estejam envolvidos no processo de criação. Monitore o engajamento e a cooperação entre os alunos. Esta fase também serve como uma avaliação prática das habilidades de trabalho em grupo e uso das tecnologias disponíveis.

    Momento 5: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Em cada grupo, escolham a composição sonora mais interessante ou representativa para apresentar à turma. Permita que os alunos expliquem as escolhas feitas durante a edição e receba o feedback dos outros grupos. Finalize com uma breve reflexão sobre a experiência e destaque os principais aprendizados da aula. Colete feedback dos alunos sobre possíveis melhorias para próximas atividades e registre observações para a avaliação formativa contínua.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições ou deficiências específicas na turma, a inclusão e acessibilidade podem ser feitas garantindo que todos os alunos tenham igual acesso aos dispositivos e softwares. Esteja atento para garantir que todos tenham oportunidades de se expressar, especialmente os mais tímidos. Facilite a formação de grupos diversificados, promovendo trocas de experiências. Encoraje os alunos a escutarem uns aos outros e valorize as contribuições diversas. Mantenha uma atitude aberta e receptiva a feedback dos alunos sobre as dinâmicas usadas.

Avaliação

O processo avaliativo dessa atividade é bastante diversificado, buscando abranger as múltiplas habilidades desenvolvidas ao longo do exercício. Uma opção é a avaliação formativa contínua, onde o professor observa e interfere no progresso dos alunos durante a discussão em grupo e a composição sonora, oferecendo feedback imediato e construtivo. Critérios como criatividade, originalidade dos registros sonoros, capacidade de trabalho em equipe e qualidade da argumentação são levados em conta. Outra possibilidade é a autoavaliação, onde os alunos refletem sobre suas participações, promovendo a autocrítica e o autoconhecimento. A avaliação somativa pode envolver uma apresentação final da composição sonora, avaliando-se elementos como a coerência na escolha e combinação dos sons, bem como a justificação das escolhas feitas durante o processo.

  • Avaliação formativa contínua com feedback imediato.
  • Autoavaliação para promover autocrítica.
  • Apresentação final da composição sonora como avaliação somativa.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade de maneira eficaz, é importante utilizar recursos variados que enriqueçam a experiência de aprendizado. Os alunos precisam de dispositivos móveis com capacidade de gravação de som, como smartphones ou tablets, que são ferramentas acessíveis na realidade contemporânea. Além disso, software gratuito para edição de áudio pode ser utilizado para a composição sonora. Outros materiais necessários incluem meios para a reprodução dos áudios, como caixas de som e projetores para facilitar a apresentação dos trabalhos finais. Estes recursos são pensados para maximizar a inclusão, sendo de baixo custo e geralmente já disponíveis em ambientes escolares ou de fácil acesso para os alunos.

  • Dispositivos móveis com capacidade de gravação de som.
  • Software de edição de áudio gratuito.
  • Caixas de som e projetor para apresentação final.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio que é proporcionar uma educação inclusiva e acessível, especialmente com os recursos limitados. No entanto, é crucial adotar estratégias para garantir a participação de todos os alunos de maneira eficaz neste projeto. Recomenda-se ajustamentos metodológicos, como a formação de grupos heterogêneos que estimulem o apoio mútuo e a troca de conhecimentos, promovendo um ambiente colaborativo e respeitoso. Incentivar a expressão individual de cada aluno em debates e apresentações também é vital para garantir a participação e a valorização das diversas perspectivas dos estudantes. Além disso, o uso de legendas, transcrições para materiais audiovisuais e a disponibilização antecipada de recursos didáticos suportam uma experiência de aprendizagem acessível para todos. Estas adaptações são planejadas de modo a não gerar custos adicionais significativos, aproveitando recursos já disponíveis.

  • Formação de grupos heterogêneos para apoio mútuo.
  • Uso de legendas e transcrições para vídeos.
  • Disponibilização antecipada de materiais didáticos.

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