Projetos Artísticos em Foco

Desenvolvida por: Romild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Criação e Expressão Artística

A atividade 'Projetos Artísticos em Foco' busca proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática em artes visuais, utilizando a aprendizagem baseada em projetos. Os estudantes serão incentivados a escolherem um tema de interesse para desenvolverem uma curta-metragem ou uma sequência de fotografias. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos explorarão diferentes formas de expressão artística, valendo-se de técnicas como vídeo e fotografia. Ao final, deverão apresentar suas criações e partilhar o processo criativo, incluindo as mensagens que desejam comunicar. Este projeto visa aprimorar as habilidades dos alunos na capacidade de simbolizar, expressar-se artisticamente e cultivar um repertório imagético diversificado.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste projeto são desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar e analisar diferentes formas de expressão artística, bem como incentivar a experimentação criativa. Pretende-se que os alunos sejam capazes de não apenas criar obras artísticas, mas também refletir criticamente sobre seus elementos constitutivos e as mensagens que transmitem. A atividade busca ampliar a percepção e o imaginário dos estudantes, cultivando tanto o conhecimento técnico das artes visuais quanto uma compreensão aprofundada das práticas artístico-culturais, estimulando a apreciação às produções brasileiras e estrangeiras de diferentes épocas.

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e apreciação crítica das artes.
  • Ampliar a percepção e capacidade de simbolizar através de diferentes técnicas artísticas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre processos criativos e mensagens artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de múltiplas técnicas e formas de expressão nas artes visuais. Ao explorar o conteúdo, os alunos serão encorajados a relacionar suas criações com questões culturais e sociais, enquanto se aprofundam nas práticas de análise crítica e reflexão. O desenvolvimento de projetos em vídeo e fotografia será central para a experiência artística proposta, desafiando os alunos a aplicarem conceitos teóricos em sua prática criativa e fomentar o pensamento crítico em relação às suas produções.

  • Exploração de técnicas de fotografia e vídeo.
  • Análise e crítica de práticas artísticas.
  • Relação entre artes visuais e contexto socio-cultural.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se na aprendizagem através de projetos, um método que visa engajar ativamente os alunos em seu processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de criações artísticas. Esta abordagem incentiva a autonomia, promove a colaboração em equipe e permite que os estudantes personalizem suas experiências de aprendizado. A experimentação prática será combinada com momentos de reflexão e discussão crítica, fornecendo oportunidades para que os alunos não apenas criem arte, mas também desenvolvam uma compreensão mais profunda dos elementos e processos artísticos.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Experimentos práticos com vídeo e fotografia.
  • Reflexão crítica e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi elaborado para permitir que os alunos adquiram conhecimento teórico e pratiquem suas habilidades artísticas de forma eficaz. Com o total de 1 hora dividido em aproximadamente 1.2 aulas de 50 minutos, a primeira parte da aula focará na introdução ao projeto, seleção do tema e preparação inicial. A continuação do período será reservado para a prática criativa, durante a qual os alunos trabalharão em suas produções de vídeo ou fotografia. Por fim, haverá um momento para apresentações e feedback, onde todos os alunos partilharão suas criações e discutirão os desafios e aprendizados durante o processo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e seleção de tema.
  • Aula 2: Desenvolvimento prático das produções artísticas.

Avaliação

A avaliação será composta por dois componentes principais: o processo e o produto final. Durante o processo, os alunos serão avaliados pela participação ativa e pelo compromisso com o desenvolvimento do projeto, incluindo a capacidade de colaborar e resolver problemas. O produto final será avaliado pela originalidade, criatividade e qualidade técnica da obra artística. A apresentação final também será um componente crucial, onde os alunos deverão comunicar eficazmente suas ideias e reflexões sobre o projeto. Exemplos de critérios específicos incluem a compreensão do tema, inovação nas técnicas utilizadas e a capacidade de crítica e reflexão no relatório apresentado.

Materiais e ferramentas:

Recursos diversificados serão essenciais para a implementação desta atividade, garantindo que os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para expressar sua criatividade e desenvolver suas habilidades técnicas. Os materiais servirão não apenas para a execução prática, mas também para inspirar e fomentar discussões sobre arte e cultura. A disponibilidade e o uso eficaz de recursos serão fundamentais para um ambiente de aprendizado enriquecedor.

  • Câmeras fotográficas e filmadoras.
  • Computadores com software de edição de imagem e vídeo.
  • Materiais para storyboard, como papel e lápis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo