Nesta atividade, intitulada 'Quadros Vivos: A Disputa Artística', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão engajados em uma aprendizagem imersiva e interativa, que os desafiará a se tornarem parte de obras de arte famosas. Divididos em grupos, eles escolherão uma obra de arte significativa para recriar como um 'quadro vivo', onde deverão imitar as poses, expressões e o cenário da obra original. Esta abordagem prática exigirá dos alunos uma pesquisa aprofundada sobre a obra escolhida, compreendendo o contexto histórico, o estilo artístico e o significado subjacente da peça. Após a montagem e apresentação desses quadros vivos para os colegas, a classe participará de uma votação para eleger a recriação mais fiel e criativa. Esta atividade vai além do desenvolvimento de habilidades artísticas, fomentando a pesquisa, a colaboração, a análise crítica e a expressão corporal, numa convergência com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a apreciação e análise das artes visuais.
Os objetivos desta atividade se concentram em promover o desenvolvimento de competências analíticas, criativas e colaborativas entre os alunos, à medida que se envolvem ativamente na arte de recriar e interpretar obras. Ao imergirem no estudo de diferentes contextos históricos e estilos artísticos, os alunos ampliarão seus horizontes culturais e estéticos, enquanto cultivam uma apreciação profunda pelas artes visuais. A meta é que eles não apenas compreendam a importância das expressões artísticas no contexto social e histórico, mas também que desenvolvam a capacidade de expressão e comunicação por meio da arte.
Esta atividade pedagógica está alinhada com os objetivos educacionais que visam à formação integral do aluno, por meio da exploração de diferentes linguagens artísticas e da valorização da história da arte. O conteúdo programático abarca a análise de obras de arte, o estudo de seus contextos históricos e a prática da expressão artística e corporal, numa interseção equilibrada entre teoria e prática que enriquece o processo de aprendizagem.
Adotando metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e Atividades Mão-na-massa, esta atividade desafia os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Através da imersão em um projeto de recriação artística, eles serão guiados a investigar, planejar, executar e avaliar seus trabalhos artísticos em grupo, favorecendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 40 minutos, permitindo tempo suficiente para pesquisa, preparação e apresentação dos quadros vivos, além da votação final.
A avaliação dessa atividade será baseada tanto no processo de pesquisa e preparação quanto na criatividade e fidelidade das recriações artísticas. Além disso, a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua dedicação ao projeto e a qualidade da análise crítica apresentada na defesa de suas obras serão consideradas. Um sistema de pontos pode ser adotado, com critérios claros relacionados à pesquisa, criatividade, expressão corporal, colaboração em equipe e reflexão crítica. Exemplos específicos de obras bem recriadas e argumentações convincentes podem servir como modelos para a classe.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa sobre as obras de arte, materiais para a criação de cenários e figurinos (tecidos, papelão, tintas), além de dispositivos para capturar e exibir as apresentações, como câmeras ou smartphones e projetor ou televisão para a exibição das imagens originais das obras durante as apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula