RecriAção: Arte e sustentabilidade

Desenvolvida por: Luiz A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Ciências e Educação Ambiental
Temática: Sustentabilidade e Arte Visual

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participarão da atividade: RecriaAção: Arte e sustentabilidade, que busca promover a reflexão sobre sustentabilidade por meio da arte visual. Eles irão coletar materiais recicláveis para criar obras de arte colaborativas, abordando questões ambientais atuais e promovendo a conscientização ambiental na comunidade escolar por meio de uma exposição das obras.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade não é apenas engajar os alunos na prática artística, mas, conscientizá-los sobre as práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e comunicação ao desafiá-los a expressarem suas preocupações ambientais através da arte. A atividade busca promover a apreciação artística e a compreensão de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança social. Além disso, o trabalho também servirá de preparação para o TCF, passo fundamental na formação do ensino fundamental.

  • Refletir sobre a relação entre arte e sustentabilidade como forma de conscientização ambiental
  • Desenvolver a consciência crítica em relação às questões ambientais por meio da expressão artística Exercitar a criação e cocriação tendo em vista o TCF como encerramento do ciclo do Fundamental.
  • Explorar novas formas de expressão artística utilizando materiais recicláveis e promovendo a valorização da reciclagem
  • Comunicar mensagens relacionadas à preservação ambiental por meio das obras de arte produzidas durante a atividade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

Este projeto interdisciplinar aborda conceitos essenciais de artes visuais, ciências e educação ambiental, engajando os estudantes na exploração da sustentabilidade através da prática da criação artística. Os alunos aprofundarão seu entendimento sobre a reciclagem, redução e reutilização de materiais, além de explorar como a arte pode ser utilizada como uma ferramenta para a expressão de ideias e a promoção da mudança social.

  • Conceitos de sustentabilidade
  • Técnicas de reciclagem e reuso de materiais na arte
  • Análise de obras de arte com temáticas ambientais
  • Processo de planejamento e execução de projetos artísticos colaborativos

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será empregada para permitir que os alunos assumam um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Eles serão guiados por etapas que incluem pesquisa, planejamento, execução e reflexão sobre seus projetos de arte, promovendo uma abordagem holística que engloba tanto o desenvolvimento de competências artísticas quanto a consciência ambiental.

  • Discussões em grupo para escolha de temáticas ambientais e planejamento das obras
  • Oficinas práticas de manipulação dos materiais recicláveis
  • Criação artística individual e coletiva
  • Preparação e montagem da exposição das obras
  • Reflexão e debate sobre os projetos finalizados e suas mensagens ambientais

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será distribuída em quatro aulas de 50 minutos, totalizando aproximadamente duas horas. Essa divisão permite uma progressão lógica desde a concepção da ideia até a exposição final da obra, assegurando que cada etapa receba a atenção necessária para o desenvolvimento completo dos projetos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e discussão sobre sustentabilidade
  • Aula 2: Planejamento das criações em equipe e início da coleta de materiais
  • Aula 3: Oficina prática de criação das obras de arte
  • Aula 4: Finalização das obras e preparação para a exposição

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada no engajamento dos alunos durante todo o processo, desde a fase de planejamento até a conclusão e reflexão sobre o projeto. Será considerada a capacidade de trabalhar em equipe, a participação ativa, a originalidade e criatividade das peças, bem como a conexão da obra com o tema da sustentabilidade. Além disso, as descrições que acompanham cada obra serão avaliadas, levando em conta a clareza e profundidade na explicação da mensagem ambiental que buscam comunicar. Exemplos de critérios específicos incluem a eficácia da comunicação visual, a inovação no uso de materiais recicláveis e a reflexão crítica sobre os temas abordados.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma variedade de materiais e recursos, tais como materiais recicláveis coletados pelos alunos, ferramentas básicas de arte (tais como tesoura, cola e fita adesiva) e espaço para a montagem da exposição. Além disso, o acesso a informações e inspirações sobre arte sustentável e questões ambientais é fundamental, podendo ser obtido por meio de livros, artigos e recursos digitais.

  • Papéis reciclados
  • Garrafas PET
  • Tampinhas de garrafa
  • Caixas de papelão
  • Tecidos reutilizados
  • Revistas e jornais para colagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo