Arte e Sociedade: Um Mural Coletivo

Desenvolvida por: Mirna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte, Sociedade e Cidadania

A atividade 'Arte e Sociedade: Um Mural Coletivo' visa explorar a intersecção entre as expressões artísticas e as questões sociais contemporâneas, reconhecendo a capacidade da arte em dialogar e influenciar a sociedade. Neste projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a refletir sobre as questões sociais que lhes são mais prementes, utilizando a arte como meio de expressão e diálogo. Iniciaremos com uma discussão sobre como várias formas de arte - desde a pintura até o grafite - foram utilizadas ao longo da história para comentar sobre, protestar contra e inspirar mudanças em diversas questões sociais. Em seguida, cada aluno apresentará um esboço de sua contribuição para o mural coletivo, baseado nas reflexões e discussões em grupo. Após uma seleção democrática, os esboços escolhidos servirão de base para o mural final, que será executado em uma parede da escola, proporcionando uma experiência colaborativa no processo de criação artística e fomentando um espaço de diálogo e reflexão crítica dentro da comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a entenderem e utilizarem a arte como uma forma de expressão pessoal e social, promovendo a reflexão sobre seu papel enquanto indivíduos em uma sociedade. Além disso, busca-se desenvolver habilidades essenciais no âmbito educacional e sociocultural, como trabalho em equipe, pensamento crítico, habilidades de comunicação e expressão artística. Os estudantes serão incentivados a explorar suas capacidades de observação, interpretação e criação artisticamente expressivas, assim como a desenvolver um entendimento mais profundo das questões sociais contemporâneas e do papel da arte como ferramenta de transformação social.

  • Explorar o papel da arte como meio de expressão pessoal e societal.
  • Promover a reflexão crítica sobre questões sociais através da arte.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio crítico e trabalho em equipe.
  • Estimular habilidades de comunicação e expressão artística.
  • Fortalecer o entendimento do estudante sobre cidadania e responsabilidade social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LP19 - Analisar, criticar e utilizar formas contemporâneas de linguagem em suas produções textuais e multimidiáticas, considerando sua adequação aos contextos de produção.

Conteúdo Programático

Este projeto permite aos alunos explorar a interdisciplinaridade entre arte, linguagem e sociedade, integrando conhecimentos de história da arte, crítica social e habilidades de expressão artística. Os estudantes serão conduzidos a contemplar as diversas maneiras pelas quais a arte pode servir como um espelho para a sociedade, refletindo e até mesmo desafiando as normas sociais e políticas. Além disso, através da criação coletiva de um mural, eles aprenderão sobre técnicas de arte visual, aspectos da composição artística, e a importância da arte colaborativa como forma de comunicação e expressão.

  • História da arte como forma de expressão social e política.
  • Técnicas de arte visual e composição.
  • Diálogo entre arte, sociedade e as questões contemporâneas.
  • Processo de criação artística colaborativa.

Metodologia

Adotamos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para envolver os alunos em um processo ativo de aprendizagem. Esta metodologia permite que os estudantes se tornem investigadores a partir de suas experiências, explorando problemas reais e integrando conhecimento de diversas áreas em um projeto colaborativo. A atividade será organizada em etapas que incluem: exploração e pesquisa de temas; discussão em pequenos grupos para estimular o pensamento crítico; criação de esboços individuais; debate e seleção democrática dos esboços; e a execução coletiva do mural. Esta abordagem promove não apenas o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também competências sociais e emocionais essenciais, combinando a teoria com a prática em um contexto significativo.

  • Discussão inicial sobre arte e sociedade.
  • Pesquisa de temas e criação de esboços individuais.
  • Seleção coletiva das propostas.
  • Execução do mural coletivo.
  • Reflexão e discussão sobre o processo e o produto final.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, distribuída em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a discussão inicial e a pesquisa sobre as questões sociais, seguida pela criação dos esboços. A segunda aula será dedicada à seleção dos esboços e ao planejamento do mural. O processo de execução do mural em si poderá extrapolar este período, dependendo da complexidade do projeto final e da disponibilidade dos alunos e dos recursos.

  • Aula 1: Discussão, pesquisa e criação de esboços.
  • Aula 2: Seleção dos esboços e planejamento do mural.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e contínua, pautada nos critérios de participação, colaboração, criatividade e reflexão crítica. Os alunos serão avaliados tanto individualmente quanto em grupo. Individualmente, serão avaliados pelo desenvolvimento de suas ideias nos esboços e pela contribuição durante as discussões. Em grupo, serão avaliados pela colaboração no planejamento e execução do mural, bem como pela capacidade de trabalhar juntos e incorporar ideias diversificadas em um projeto coletivo. Additionally, será incentivada uma autoavaliação para que os estudantes reflitam sobre seu próprio aprendizado e desenvolvimento durante o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais básicos de arte, como tintas, pincéis, papéis para esboços e, claro, uma parede ou grande painel para a criação do mural. Além disso, será útil ter acesso à internet para pesquisa sobre as questões sociais e inspirações artísticas. Também é importante garantir um espaço adequado para a execução do mural, considerando questões de segurança e adequação.

  • Materiais artísticos: tintas, pincéis, papéis para esboço.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço adequado para a execução do mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo