Arte Pelo Mundo: Uma Viagem Cultural

Desenvolvida por: Ariana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Patrimônios Artísticos ao Redor do Mundo

A atividade 'Arte Pelo Mundo: Uma Viagem Cultural' é concebida para engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio na exploração e compreensão de diversos patrimônios artísticos globais. Os estudantes serão divididos em grupos, e a cada um será designado um patrimônio artístico único, motivando-os a investigar profundamente sua história, origem e importância cultural. Utilizando uma variedade de recursos como livros, internet e vídeos, os alunos serão incentivados a realizar uma imersão no contexto cultural, histórico e estético da arte designada. Após concluída a pesquisa, os grupos desenvolverão apresentações criativas e diversificadas, combinando elementos visuais, textuais e performáticos, proporcionando uma experiência de aprendizado rica e multidimensional. Esta atividade visa não só aumentar o conhecimento dos estudantes sobre o patrimônio artístico mundial, mas também desenvolver habilidades críticas, de pesquisa e de apresentação, promovendo assim uma apreciação mais profunda das artes e suas incontáveis manifestações culturais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar que os estudantes compreendam a imensa diversidade do patrimônio artístico mundial, reconhecendo a importância das obras de arte como expressões culturais e históricas de diferentes sociedades. Busca-se fomentar habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão verbal e visual, incentivando o entendimento do papel das artes nas transformações sociais e na formação de identidades coletivas. A atividade promove a valorização das diferentes manifestações artísticas e impulsiona uma reflexão sobre os processos de legitimação das artes na sociedade, contribuindo para a formação de um olhar crítico e apreciativo diante das múltiplas formas de expressão humana.

  • Compreender a importância histórica e cultural de diferentes patrimônios artísticos mundiais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural expressa nas artes.
  • Estimular a apreciação crítica das manifestações artísticas e dos processos de legitimação na sociedade.
  • Incentivar a expressão criativa através da elaboração de apresentações interdisciplinares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
  • EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
  • EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Arte Pelo Mundo: Uma Viagem Cultural' abrange o estudo de várias expressões do patrimônio artístico global, incluindo artes visuais, música, dança, teatro e cinema, sob a perspectiva de sua relevância cultural, histórica e social. Os alunos irão explorar diferentes contextos culturais, períodos históricos e movimentos artísticos, proporcionando uma ampla compreensão do campo das artes e suas interações com a sociedade. Ademais, a atividade estimula a reflexão crítica sobre questões de identidade, poder e o papel das artes no desenvolvimento humano e na transformação social.

  • História e origem de diferentes patrimônios artísticos mundiais.
  • Análise crítica de obras de arte selecionadas.
  • Estudo das relações entre arte, cultura e sociedade.
  • Discussão sobre processos de legitimação artística.

Metodologia

A metodologia desta atividade consiste na utilização de técnicas de 'Mão-na-massa' e 'Roda de Debate', promovendo uma abordagem ativa e participativa. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais de referência sobre seu patrimônio artístico designado. O processo seguirá com pesquisa independente, utilizando-se de recursos variados como livros, artigos, vídeos e plataformas digitais. As rodas de debate serão utilizadas periodicamente ao longo do projeto para troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e aguçamento do senso crítico. Ao final, cada grupo apresentará sua descoberta através de uma apresentação mista, englobando diferentes formas de expressão.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Pesquisa independente utilizando diversos recursos.
  • Reuniões periódicas para rodas de debate e acompanhamento do progresso.
  • Preparação e execução das apresentações finais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Arte Pelo Mundo: Uma Viagem Cultural' será realizada durante uma aula de 60 minutos. Este tempo será dedicado à introdução da atividade, discussão inicial sobre patrimônio artístico, divisão dos grupos, breve orientação sobre a pesquisa e esclarecimento de dúvidas. O desenvolvimento das pesquisas e das apresentações finais acontecerá ao longo de um período estabelecido, fora do horário de aula, com apoio do professor.

  • Aula 1 - Introdução ao projeto, divisão de grupos, orientações gerais.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Arte Pelo Mundo: Uma Viagem Cultural' focará no engajamento dos alunos com o material, profundidade de pesquisa, criatividade e eficácia da apresentação mista. Serão considerados critérios como: clareza e coesão na comunicação das ideias, originalidade nas abordagens interpretativas e performáticas, uso integrado de diferentes recursos visuais e textuais, e a habilidade de envolver e informar o público. Será dada atenção especial à capacidade de reflexão crítica e de contextualização histórica e cultural das obras estudadas. Exemplos de apresentações excelentes incluem análises detalhadas, conexões culturais significativas e uma forma de expressão única que reflita a essência do patrimônio artístico explorado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Arte Pelo Mundo: Uma Viagem Cultural', serão necessários recursos variados para suportar as múltiplas fases do projeto. Estes incluem acesso à internet para pesquisas, assinaturas de plataformas digitais de conteúdo artístico e cultural, livros e artigos acadêmicos específicos ao tema de cada grupo, materiais para criação de elementos visuais (papel, tintas, canetas), e tecnologias de mídia (computadores, projetores) para execução das apresentações. Além disso, é fundamental dispor de um espaço propício para as rodas de debate e apresentações finais, incentivando a expressão e interação dos alunos.

  • Acesso à internet e assinaturas de plataformas digitais de conteúdo.
  • Livros e artigos acadêmicos.
  • Material para criação de elementos visuais.
  • Tecnologia de mídia (computadores, projetores).
  • Espaço adequado para apresentações e debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo