Arte & Sociedade: Um Diálogo Criativo

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Linguagens e suas Tecnologias
Temática: A representatividade da arte nas questões sociais e culturais

A atividade 'Arte & Sociedade: Um Diálogo Criativo' visa fomentar um ambiente de aprendizado dinâmico e reflexivo entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, por meio da apreciação e análise crítica de obras de arte que dialogam com aspectos sociais e culturais de suas épocas. Os alunos serão motivados a escolher uma obra de arte, seja ela uma pintura, escultura ou instalação, que considere representar uma questão social ou cultural de relevância pessoal ou coletiva. Em grupos, discutirão o porquê da escolha, explorando a interação da obra com o público e o tipo de crítica ou comentário social que propõe. Esta discussão permitirá aos alunos articular suas perspectivas, aprofundar sua compreensão sobre como a arte reflete e questiona contextos sociais e, eventualmente, criar uma apresentação visual ou digital para compartilhar suas descobertas e reflexões com a classe. Essa etapa incentivará um debate frutífero, estimulando a troca de ideias sobre as diversas interpretações e a complexa relação entre arte, sociedade e cultura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a desenvolverem habilidades analíticas e críticas no que diz respeito às expressões artísticas e seus papéis dentro de contextos sociais e culturais específicos. Através da análise de obras de arte que representem ou façam críticas a questões sociais, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre como a arte pode ser um espelho da sociedade, além de um vetor de mudança e contestação. Será incentivada a habilidade de argumentação, com base na interpretação pessoal e coletiva das obras, favorecendo o desenvolvimento de um olhar próprio sobre a arte e sua relação intrínseca com o social e o cultural.

  • Desenvolver capacidade analítica e crítica em relação à arte e seu contexto social e cultural.
  • Estimular a habilidade de trabalhar em grupo para discussão e troca de ideias.
  • Promover a expressão pessoal por meio da seleção de obras que representem questões de relevância para o aluno.
  • Fomentar a capacidade de criar apresentações visuais ou digitais que comuniquem as ideias discutidas em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo abrangido nesta atividade engloba a relação entre arte, sociedade e cultura, enfatizando como expressões artísticas diversas servem tanto para refletir quanto para questionar e propor mudanças nos contextos socio-culturais. Além disso, os alunos aprenderão sobre a análise crítica de obras de arte, compreendendo-as não apenas em seus aspectos estéticos, mas também em suas dimensões comunicativas e de comentário social.

  • Interpretação e análise crítica de obras de arte
  • Relação entre arte, sociedade e cultura
  • Expressões artísticas como forma de crítica social
  • Criação de apresentações visuais e digitais

Metodologia

A atividade será conduzida seguindo uma metodologia ativa, em que os alunos serão os protagonistas de seu próprio aprendizado. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para escolherem uma obra de arte e discutir sua relevância. Essa etapa será seguida pela criação de uma apresentação, seja ela visual ou digital, para expressar e compartilhar as interpretações e conclusões do grupo. A troca de feedback entre os grupos incentivará o debate e aprofundamento nos temas abordados.

  • Trabalho em grupo para discussão e escolha de obras
  • Criação de apresentações visuais ou digitais
  • Debate e troca de ideias sobre as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. A aula começará com uma breve introdução aos objetivos e à metodologia, seguida pela divisão dos alunos em grupos e seleção das obras. A maior parte do tempo será dedicada ao trabalho em grupo, análise das obras, e preparação das apresentações. Os últimos minutos serão reservados para o compartilhamento das apresentações e debate.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, trabalho em grupo, análise de obras, criação e compartilhamento de apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação individual e em grupo, na relevância da obra escolhida, na qualidade e profundidade da análise realizada sobre a obra e sua apresentação. Será avaliada também a habilidade dos alunos em conectar a obra com questões sociais ou culturais relevantes, e na capacidade de comunicar suas ideias de forma clara e coerente durante a apresentação. Exemplos de critérios específicos podem incluir a originalidade na escolha da obra, a clareza na argumentação, a criatividade e a técnica na elaboração da apresentação visual ou digital.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de obras de arte, ferramentas digitais para a criação das apresentações (como softwares de edição de imagens ou apresentações em slides) e espaços de exposição das apresentações, seja de forma física ou online. Materiais artísticos e de apoio também podem ser utilizados para a criação de maquetes ou mock-ups que auxiliem na representação das análises.

  • Acesso à Internet
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
  • Espaços de exposição (sala de aula, plataforma online)
  • Materiais de arte e apoio (papel, lápis, tintas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo