Criação de um Festival de Gêneros

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Gêneros Musicais

A atividade propõe que os alunos planejem e realizem um mini festival de gêneros musicais, dividindo-se em equipes que ficarão responsáveis por todos os aspectos de um gênero determinado, incluindo a apresentação musical e a criação de elementos visuais como cartazes e cenários. O propósito é fomentar o entendimento da história musical, a colaboração em equipe e a expressão criativa dos alunos. Ao concluir a atividade, haverá um momento de reflexão sobre os desafios e sucessos enfrentados, aprimorando as habilidades sociais e emocionais dos participantes. Esta abordagem prática permite que os alunos conectem diretamente seus conhecimentos teóricos com a aplicação prática, além de promover uma maior integração entre diferentes áreas do conhecimento, como história e artes, em contexto musical e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula visam integrar aspectos teóricos e práticos do estudo dos gêneros musicais, incentivando os alunos a desenvolver um entendimento mais profundo sobre a diversidade cultural e histórica envolvida. Ao participar da atividade, os alunos irão praticar habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão criativa. Através das apresentações, eles deverão comunicar suas descobertas e pontos de vista de forma clara e organizada. A experiência de trabalho em equipe contribuirá para o desenvolvimento de competências sociais, como empatia, colaboração e resolução de conflitos, preparando-os melhor para trabalhos futuros em ambientes diversos e multidisciplinares.

  • Compreender a diversidade e a história dos gêneros musicais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Aprimorar a comunicação e a expressão criativa.
  • Praticar o trabalho colaborativo em equipes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Reconhecer, apreciar e valorizar a diversidade cultural e musical.
  • EF15AR02: Explorar elementos constitutivos da música em produções artísticas, apreciando diferentes gêneros musicais.
  • EF15AR05: Participar de atividades artísticas e culturais que envolvam música, refletindo sobre sua importância social e cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático contempla uma imersão nos elementos que constituem diferentes gêneros musicais, como históricos, culturais, sociais e artísticos. Com isso, busca-se promover uma consciência crítica e apreciativa da música enquanto manifestação cultural diversificada. Os alunos serão incentivados a explorar e pesquisar diferentes gêneros musicais, compreendendo seu contexto e evolução históricos. Além disso, deverão criar materiais visuais que complementem e expressem a essência do gênero escolhido, incentivando a produção artística e a experimentação criativa.

  • História e evolução dos gêneros musicais.
  • Elementos culturais e sociais na música.
  • Produção de materiais visuais artísticos.
  • Interação entre arte, música e cultura.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia em princípios das metodologias ativas, incentivando aprendizado colaborativo e experiencial. O foco será em 'mão na massa', onde os alunos, divididos em grupos, tomarão o protagonismo de sua aprendizagem ao gerenciar o festival, desde a pesquisa até a execução das apresentações. Essa abordagem permite a contextualização prática do conhecimento e o desenvolvimento de competência em gestão de projetos, liderança e comunicação efetiva, essenciais tanto para o sucesso na atividade quanto para a formação integral dos estudantes.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em equipe e divisão de responsabilidades.
  • Pesquisa investigativa e crítica.
  • Produção artística multidisciplinar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado de modo a oferecer uma visão clara e organizada dos passos necessários para a execução do festival. A atividade será dividida em fases, começando com uma introdução ao tema e seguida pela formação dos grupos e definição dos gêneros. Em seguida, os grupos se aprofundarão em suas pesquisas e começarem a planejar suas apresentações. Dessa forma, a agenda favorece a compreensão global do projeto e o cumprimento dos prazos, essencial para o sucesso da atividade.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos.
  • Momento 1: Abertura e Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o objetivo e a estrutura do projeto do mini festival de gêneros musicais. Explique a importância de cada grupo explorar um gênero musical, tanto na parte histórica quanto na expressão visual e sonora. Reforce que a colaboração em equipe será essencial. Certifique-se de que todos os alunos estejam atentos e compreendam o que será esperado. Pergunte se há dúvidas e esclareça-as.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 5, promovendo uma mistura de habilidades e interesses. É importante que os grupos sejam equilibrados em termos de habilidades artísticas e de pesquisa. Observe como os grupos estão se formando e intervenha se necessário para garantir que todos os alunos estejam confortáveis e integrados nas equipes escolhidas. Caso haja interesse, permita que os alunos conversem rapidamente sobre seus gêneros preferidos.

    Momento 3: Seleção dos Gêneros Musicais (Estimativa: 15 minutos)
    Após a formação dos grupos, peça para que comecem a discussão sobre qual gênero musical irão explorar. Sugira que considerem não apenas os gêneros mais populares, mas também aqueles que podem ser menos conhecidos, porém ricos culturalmente. Dê sugestões caso os alunos encontrem dificuldades para decidir e esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas sobre os gêneros musicais e suas características. Ao final, cada grupo deve informar sua escolha para registro.

    Momento 4: Planejamento Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os grupos a começarem a esboçar ideias sobre como irão abordar o gênero selecionado. Oriente-os a pensar nos seguintes aspectos: breve histórico do gênero, elementos culturais associados, e quais ideias iniciais têm para a apresentação e materiais visuais. Circule entre os grupos, oferecendo orientação e sugestões para que os alunos organizem suas ideias e definam tarefas iniciais. Estimule a divisão de tarefas entre pesquisa, criação artística, e outros aspectos de planejamento.

    Momento 5: Revisão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Peça a um representante de cada grupo que compartilhe brevemente com a turma o gênero escolhido e uma ideia inicial do que pretendem fazer. Forneça feedback construtivo e encoraje parabenizando pelo empenho inicial. Este é um momento importante para avaliar a compreensão coletiva sobre o projeto antes de avançar para as próximas etapas. Finalize a aula com um resumo do que foi realizado e o que se espera nas aulas seguintes.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere a possibilidade de ajustes nos grupos para incluir diferentes níveis de habilidade e dinamismo, promovendo um ambiente de colaboração e aceitação. Fique atento a alunos que possam demonstrar dificuldade para formar grupos naturalmente e ajude-os a se integrarem. Ofereça apoio aos grupos que decidam explorar a cultura de origem de alunos que possam se sentir mais conectados com um gênero específico, promovendo um maior engajamento e valorização cultural. Reforce a importância de todos os alunos participarem das discussões, garantindo que todos tenham voz e sintam-se integrados no projeto. Estimule a empatia entre os alunos para que considerem as necessidades e perspectivas uns dos outros durante toda a atividade.

  • Aula 2: Pesquisa e definição dos gêneros.
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos Quebra Gelo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revendo com os alunos os conceitos já discutidos sobre gêneros musicais e a proposta do festival. Utilize esta oportunidade para esclarecer dúvidas que possam ter surgido após a aula anterior. É importante que todos os alunos estejam cientes do objetivo da pesquisa que realizarão hoje. Motive-os destacando como o aprendizado dos diferentes contextos culturais enriquecerá suas apresentações.

    Momento 2: Pesquisa Guiada (Estimativa: 25 minutos)
    Instruía os alunos a se organizarem nos grupos formados anteriormente e distribuam materiais impressos sobre gêneros musicais para consulta. O professor deverá circular pela sala oferecendo apoio e sugestões de fontes para aqueles alunos que apresentem dificuldades. Encoraje a troca de informações entre eles para ampliar os horizontes de cada um. Estimule os alunos a tomarem nota das descobertas relevantes sobre a história, cultura e impacto social dos gêneros escolhidos e como estas informações guiarão suas apresentações. Avalie essa etapa através da observação e do engajamento individual e coletivo no processo de pesquisa.

    Momento 3: Definição dos Aspectos Principais (Estimativa: 15 minutos)
    Após a pesquisa, oriente cada grupo a discutir entre si e escolher os aspectos mais importantes do gênero que irão explorar em sua apresentação. É importante que o grupo decida claramente que elementos visuais e musicais incorporarão em suas apresentações, baseando-se nos dados coletados. Avalie esta etapa ouvindo os primeiros esboços dos planos de cada grupo e ofereça feedback construtivo, incentivando a boa comunicação e coordenação entre os alunos.

    Momento 4: Apresentação dos Resultados (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula pedindo a cada grupo para compartilhar brevemente com o restante da turma uma visão geral sobre o gênero pesquisado e as ideias preliminares para a apresentação. Utilize este momento para promover um ambiente colaborativo, onde os grupos possam trocar sugestões e encorajamentos. Consolide o aprendizado do dia destacando a diversidade encontrada nos gêneros musicais e agradeça o empenho inicial dos alunos, destacando a importância da colaboração na atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Incentive um ambiente acolhedor onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias. Apoie grupos que possam contar com alunos mais introspectivos, incentivando a participação de todos sem forçar a exposição. Esteja atento a possíveis sinais de dificuldade e prontifique-se para ajudar com materiais adicionais ou orientações mais específicas. Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de contribuir igualmente, facilitando o diálogo aberto. Considere a diversidade cultural dos alunos como uma ferramenta para ampliar uma visão multicultural sobre os gêneros musicais trabalhados, valorizando e integrando as contribuições únicas que cada um pode trazer.

  • Aula 3: Planejamento das apresentações.
  • Momento 1: Revisão dos Conhecimentos Adquiridos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais conceitos e informações que foram abordados nas aulas anteriores sobre os gêneros musicais. Peça para que os alunos compartilhem, em suas próprias palavras, algum aspecto interessante que descobriram durante a pesquisa. Isso ajudará a aquecer para o planejamento e a garantir que todos estejam alinhados.

    Momento 2: Distribuição de Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a se reunirem nas equipes já formadas e comece a discutir a distribuição de tarefas específicas para o planejamento da apresentação. Sugira que cada membro se responsabilize por uma parte do projeto, como pesquisa histórica, elementos visuais ou organização da apresentação. É importante que todos tenham clareza sobre seu papel e que concordem mutuamente com as responsabilidades designadas.

    Momento 3: Brainstorming para a Apresentação (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo realize um brainstorming para definir o conteúdo e o formato de suas apresentações. Incentive-os a serem criativos e a considerar como podem representar o gênero musical de forma rica e envolvente. Ao circular pela sala, ofereça sugestões e faça perguntas que ajudem os alunos a aprofundar suas ideias e considerar diferentes abordagens. Observe se os alunos estão trabalhando de forma colaborativa e estimule a troca de ideias.

    Momento 4: Inicio do Desenvolvimento dos Recursos Visuais (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os alunos a começarem a discutir e desenvolver os materiais visuais que usarão em suas apresentações. Estes podem incluir cartazes, cenários ou outros elementos visuais que ajudem a transmitir a essência do gênero musical. Dê exemplos práticos de como elementos visuais podem ser usados para complementar uma apresentação. Apoie fornecendo materiais de papelaria e assistência conforme necessário. Lembre cada grupo sobre a importância de integrar os recursos visuais à temática de sua apresentação.

    Momento 5: Revisão e Planejamento para Próxima Sessão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna novamente a turma e peça para um representante de cada grupo compartilhar brevemente as ideias principais para suas apresentações e os recursos visuais a serem utilizados. Use esse momento para dar feedback construtivo e ajustar expectativas. Finalize a aula recapitulando as próximas etapas do projeto e o que será necessário para a próxima sessão, incentivando os alunos a trazer novos materiais ou ideias se necessário.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos estejam envolvidos nos debates e no planejamento, incentivando aqueles que demonstram timidez a participarem de forma ativa. Facilite a comunicação dentro dos grupos, encorajando-os a ouvir atentamente as ideias de todos os membros. Acompanhe de perto os alunos que apresentam maior dificuldade, disponibilizando orientação personalizada quando necessário. Busque a presença de diversidade cultural e de habilidades como um ponto de alavancagem para enriquecer as apresentações. Reforce o valor de cada contribuição individual para o sucesso do trabalho em equipe e crie um ambiente onde diferentes tipos de expressão sejam estimulados e respeitados.

  • Aula 4: Produção de materiais visuais.
  • Momento 1: Revisão dos Recursos Visuais Planejados (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo para que cada grupo compartilhe rapidamente suas ideias para os recursos visuais planejados na sessão anterior. É importante que todos os membros do grupo saibam quais materiais visuais estarão produzindo, alinhando expectativas e ajustando finalidades dos elementos visuais de acordo com a apresentação. Observe se há alguma confusão nas ideias e ofereça sugestões para clarificar e enriquecer a representação visual do gênero musical.

    Momento 2: Distribuição de Materiais Artísticos (Estimativa: 5 minutos)
    Oriente os alunos a se organizarem em grupos e distribua os materiais artísticos que serão utilizados, como papel, tinta, pincéis, entre outros. Certifique-se de que todos os grupos têm acesso equitativo aos recursos necessários. Esse é um bom momento para lembrar os alunos sobre o uso responsável dos materiais e espaços disponíveis na sala.

    Momento 3: Produção dos Materiais Visuais (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que os alunos comecem a produção dos seus materiais visuais. É importante que o professor circule pela sala, oferecendo assistência técnica e sugestões criativas. Incentive os alunos a colaborar uns com os outros, compartilhando técnicas e ideias artísticas. Em termos de avaliação, observe o engajamento e colaboração dos alunos, além do progresso na execução dos materiais visuais.

    Momento 4: Apresentação e Feedback dos Protótipos (Estimativa: 10 minutos)
    Nos minutos finais, convide os grupos a apresentar brevemente suas produções para a turma. Isso permitirá aos alunos ver o trabalho dos colegas e receber feedback imediato sobre suas próprias criações. Encoraje comentários construtivos que possam refinar ainda mais os materiais visuais antes da apresentação final. Observações sobre como cada item visual comunica a essência do gênero musical escolhido serão indicadoras da eficácia do planejamento visual.

    Momento 5: Planejamento Final e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos grupos para discutir rapidamente quaisquer ajustes finais necessários nos materiais visuais e anote o que precisará ser concluído. Encerre a aula agradecendo o empenho dos alunos e relembrando os próximos passos para conclusão do festival de gêneros musicais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Crie oportunidades para que todos os alunos se expressem através dos elementos visuais, considerando diferentes habilidades e níveis de conforto. Apoie atividades mais práticas e manuais para alunos que possam achar isso mais acessível. Incentive, dentro do possível, a integridade dos grupos promovendo o auxílio entre os pares. Disponibilize recursos adaptados para alunos que possam precisar de ferramentas diferenciadas, como tesouras especiais ou apoio adicional na execução das atividades. Fomente um espaço onde todos opiniões sejam consideradas e respeitadas, garantindo um ambiente colaborativo e acolhedor.

  • Aula 5: Ensaio geral e avaliação das apresentações.
  • Momento 1: Preparação para o Ensaio (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da sessão de ensaio geral. É importante que os alunos compreendam que este é o momento para integrar todos os elementos planejados e praticados até agora. Organize a sala de forma que cada grupo tenha seu espaço para apresentação. Estimule uma breve conversa inicial entre os grupos para revisarem seus papéis e fazerem ajustes de última hora nos elementos visuais ou de performance.

    Momento 2: Ensaio das Apresentações (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que cada grupo realize uma apresentação completa do festival de gênero musical que planejou. Estabeleça um tempo para cada grupo se apresentar, considerando o número de grupos e o tempo disponível. Observe a integração de diversos elementos (musicais, visuais e performáticos) e intervenha somente se houver necessidade clara de orientação imediata ou para encorajar uma maior confiança por parte dos alunos. Promova um ambiente acolhedor e sem julgamentos, destacando a importância de experimentar e evoluir durante o processo de ensaio.

    Momento 3: Feedback e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Facilite uma discussão coletiva após cada apresentação, convidando os alunos a oferecer feedback positivo e sugestões de melhoria de forma respeitosa e empática. Encoraje os grupos a refletirem sobre os pontos fortes de suas performances e nos aspectos que ainda gostariam de aprimorar. Avalie o engajamento dos alunos na avaliação de seus colegas, pois isso estimula um ambiente de cooperação e aprendizado. Forneça seu feedback como professor para cada equipe, com sugestões práticas de melhorias e destaque o que foi bem executado.

    Momento 4: Planejamento Final para a Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Encerre a aula pedindo aos alunos que organizem suas anotações sobre o feedback recebido. Oriente-os a definirem rapidamente possíveis ajustes a serem realizados antes da apresentação final do festival. Sugira que anotem as responsabilidades de cada membro dentro do grupo após as considerações feitas. Reforçe a importância de cada um se comprometer com seu papel para garantir o sucesso da próxima etapa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Durante o ensaio, observe o envolvimento de todos os alunos. Para aqueles que possam hesitar ou sentir-se desconfortáveis em apresentar-se aos colegas, ofereça formas de participar que estejam em seu nível de conforto, como ajudar com dicas visuais ou na organização de materiais. Estimule a empatia entre os alunos para assegurar que todos sejam encorajados e respeitados durante suas apresentações. Lembre-se de fornecer suporte adicional, facilitando a formação de uma rede de apoio entre alunos, onde habilidades diversas são valorizadas. Incentive ajustes fluidos nos papéis dentro do grupo, caso algum aluno sinta-se mais confortável contribuindo em outra área.

Avaliação

A avaliação será diversificada, incorporando métodos formativos e somativos. A eficácia, a participação e a criatividade serão consideradas no desempenho individual e coletivo. A avaliação formativa ocorrerá durante todo o processo, com feedback contínuo, enquanto a somativa se dará ao final, com a apresentação do festival. Os professores terão a flexibilidade para adaptar as avaliações às necessidades dos alunos, garantindo uma abordagem inclusiva e equitativa. Serão utilizados critérios como clareza e persuasão na comunicação, originalidade na criação e capacidade de trabalho em equipe.

  • Avaliação formativa: Feedback contínuo durante as aulas.
  • Avaliação somativa: Desempenho na apresentação final.
  • Participação e empenho no trabalho em equipe.
  • Originalidade e criatividade dos materiais produzidos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais para a criação de cartazes e cenários, como papel, tinta, pincéis, além de materiais de escritura para a pesquisa e organização das ideias, como blocos e canetas. Utilizaremos também espaços físicos que permitam ensaios e a apresentação final do festival. A flexibilização e a criatividade na utilização desses recursos são fundamentais para garantir a adequação ao contexto escolar e a não dependência de tecnologias digitais, incentivando a exploração de formas alternativas de expressão.

  • Materiais de papelaria: papel, tinta, pincéis.
  • Recursos audiovisuais para a apresentação.
  • Salas adaptadas para ensaio e apresentação.
  • Livros e materiais impressos como referência.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o contexto escolar pode ser desafiante para muitos professores, que têm de lidar com inúmeras tarefas e a pressão por garantir um ensino de qualidade a todos. Assim, propomos estratégias práticas para assegurar a inclusão e acessibilidade de todos os alunos. Embora não haja condições ou deficiências específicas na turma, é fundamental promover um ambiente inclusivo. Portanto, garantiremos que os materiais e espaços utilizados sejam acessíveis a todos. Também incentivaremos a participação de todos os alunos, independentemente de dificuldades momentâneas, ajustando tarefas conforme necessário e mantendo uma comunicação aberta e respeitosa.

  • Acessibilidade nos materiais e nas apresentações.
  • Participação equitativa de todos os alunos.
  • Adaptação das atividades conforme necessidades individuais.
  • Promoção de um ambiente inclusivo e colaborativo.

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