Crononautas da Arte: Uma Viagem pelos Estilos

Desenvolvida por: Jaine … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

Nesta atividade intitulada 'Crononautas da Arte: Uma Viagem pelos Estilos', os alunos do 1º ano do Ensino Médio embarcarão em uma fascinante viagem no tempo para explorar diversos períodos históricos e suas expressões artísticas. A partir da divisão da turma em pequenos grupos, cada um será encarregado de investigar um específico período da história da arte, como a Arte Medieval, Renascentista, Barroca, Moderna, entre outros. Os alunos utilizarão recursos multimídia variados, como vídeos, slides e imagens, para compilar e preparar uma apresentação dinâmica e informativa, destacando as principais características, artistas de renome e obras icônicas de seu período designado. Após a fase de apresentações, conduziremos uma discussão guiada, aprofundando a compreensão dos alunos sobre como diferenciar os estilos artísticos, além de fomentar uma análise crítica sobre a influência e o impacto da evolução da arte na sociedade e na cultura através dos tempos. Esta interação promoverá um ambiente de aprendizado colaborativo e ativo, incentivando os alunos a construírem seu conhecimento de forma coletiva e reflexiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a evolução da arte ao longo da história, destacando a importância de cada período e seu impacto cultural e social. Visa também desenvolver habilidades críticas e analíticas nos estudantes, permitindo-lhes comparar e contrastar diferentes estilos artísticos. Além disso, pretende-se fomentar a capacidade de pesquisa, apresentação em público e colaboração em equipe, essenciais no cenário educacional contemporâneo.

  • Explorar diversos períodos da história da arte e suas características marcantes.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação em público e trabalho em equipe.
  • Promover a análise crítica e comparativa entre diferentes estilos artísticos.
  • Aprofundar o entendimento sobre o impacto da arte na sociedade e na cultura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13AR104 - Analisar e avaliar as relações entre as artes, integrando-as a outras dimensões do conhecimento e outros campos artísticos e culturais.
  • EM13AR105 - Explorar processos de criação artística em ao menos uma de suas linguagens (artes visuais, dança, música, teatro), de modo a compreender e valorizar a arte como saber cultural e forma de expressão.
  • EM13AR303 - Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Conteúdo Programático

A exploração da história da arte, abrangendo períodos que vão desde a Arte Medieval até a Arte Moderna, proporcionará aos estudantes uma base sólida que os permitirá conectar conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas. O foco será não apenas em reconhecer estilos artísticos, mas também compreender a evolução e o contexto histórico-cultural de cada período, incluindo o papel dos artistas e suas obras mais representativas.

  • Introdução aos principais períodos da história da arte.
  • Na etapa de Introdução aos principais períodos da história da arte, os alunos serão apresentados aos marcos temporais que definem os diferentes estilos artísticos. Serão abordados os principais períodos, como Arte Pré-Histórica, Arte Egípcia, Arte Grega, Arte Romana, Arte Medieval, Renascentista, Barroca, Rococó, Neoclássica, Romântica, Realista, Impressionista, Moderna e Contemporânea. Cada período será contextualizado em relação aos contextos históricos, sociais e culturais, destacando as características marcantes e a evolução das técnicas e temas artísticos ao longo do tempo. Além disso, serão apresentados exemplos visuais das obras mais representativas de cada período, a fim de familiarizar os alunos com a diversidade e riqueza da arte ao longo da história.

  • Características e estilos artísticos por período.
  • O conteúdo programático referente às características e estilos artísticos por período abordará a análise detalhada das principais características estilísticas e expressivas de cada período da história da arte. Por exemplo, durante a investigação do período Renascentista, os alunos irão explorar a valorização da anatomia humana, a perspectiva e a busca pela representação fiel da natureza nas obras de artistas como Leonardo da Vinci e Rafael. Já no período Barroco, será destacada a intensa emotividade, o uso de contrastes e efeitos de luz e sombra em obras de Caravaggio e Rembrandt. Os alunos também serão incentivados a identificar as influências históricas, filosóficas e religiosas que moldaram as características artísticas de cada período, contribuindo para uma compreensão mais ampla e contextualizada da arte ao longo do tempo.

  • Artistas influentes e suas obras icônicas.
  • Impacto cultural e social da arte ao longo do tempo.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem, esta atividade engajará os alunos em um processo de descoberta coletiva. Através de pesquisa autônoma e colaboração em equipe, cada grupo elaborará e compartilhará suas descobertas usando recursos multimídia, permitindo uma imersão profunda no período estudado. A discussão guiada pós-apresentação incentiva o pensamento crítico e a síntese de informações.

  • Divisão da turma em grupos para pesquisa.
  • Utilização de recursos multimídia para preparação das apresentações.
  • Apresentações em grupo para compartilhar as descobertas.
  • Discussão guiada para análise e comparação dos períodos da arte.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade e a divisão dos grupos, seguida da pesquisa e preparação das apresentações. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão guiada.

  • Aula 1: Introdução, divisão dos grupos, pesquisa e preparação das apresentações.
  • Momento 1: Introdução e divisão dos grupos (20 minutos)
    Neste momento, o professor fará a introdução da atividade 'Crononautas da Arte: Uma Viagem pelos Estilos', contextualizando a importância de explorar os diferentes períodos da história da arte. Em seguida, realizará a divisão da turma em grupos, atribuindo a cada grupo um período específico da história da arte para pesquisar e preparar uma apresentação.

    Momento 2: Pesquisa e organização (25 minutos)
    Os grupos iniciarão a pesquisa sobre o período designado, utilizando recursos multimídia e materiais disponíveis. Eles identificarão as principais características, artistas e obras representativas do estilo artístico em questão, e organizarão as informações coletadas de forma a preparar a apresentação.

    Momento 3: Preparação das apresentações (15 minutos)
    Neste momento, os grupos irão finalizar a preparação das apresentações, revisando e organizando as informações coletadas, escolhendo as imagens e vídeos que serão utilizados, e ensaiando a exposição do conteúdo a ser apresentado para a turma.

  • Aula 2: Apresentações dos grupos seguidas de discussão guiada.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise criteriosa das apresentações dos alunos, considerando a profundidade da pesquisa, a qualidade da síntese de informações apresentadas, a eficácia da comunicação durante a apresentação, e a participação na discussão guiada. A capacidade de trabalhar em equipe, o uso criativo de recursos multimídia e a habilidade de argumentação e análise crítica também serão considerados. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza e coesão da apresentação, a originalidade na apresentação das informações, e a qualidade da interação durante a discussão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computador ou tablet para preparação das apresentações e acesso a softwares de apresentação como PowerPoint ou Google Slides. Além disso, um projetor e caixas de som serão necessários para as apresentações em sala de aula. Materiais didáticos de apoio sobre história da arte também serão providenciados para auxiliar nas pesquisas.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets para os alunos.
  • Projetor e caixas de som para apresentações.
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Google Slides).
  • Materiais didáticos sobre história da arte.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo