Debate Arte e Direitos Humanos

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Arte e Direitos Humanos

Esta atividade visa promover um debate reflexivo entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre a relação entre arte e direitos humanos. A atividade será composta por uma pesquisa e apresentação de obras de arte que abordam a temática dos direitos humanos, seguida por discussões sobre como estas obras dialogam com os princípios democráticos e os impactos na sociedade contemporânea. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar criticamente as obras de arte, compreendendo suas funções sociais e políticas, e exercitem o diálogo com respeito às diversas perspectivas artísticas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da interseção entre as artes visuais e os direitos humanos, incentivando-os a explorar como obras de diferentes períodos influenciam e refletem as questões sociais e democráticas. Além disso, a atividade pretende fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico ao interpretar significados e mensagens implícitas nas obras de arte.

  • Incentivar a pesquisa e análise de obras de arte que abordem direitos humanos.
  • Promover a discussão sobre o impacto social e político da arte.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
  • EM13LP52: Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático irá englobar a análise de obras de arte de diferentes contextos históricos e culturais que abordam temas de direitos humanos, com ênfase nas implicações sociais das práticas artísticas e seu papel na promoção da equidade e democracia. Os alunos deverão explorar a diversidade de expressões artísticas e suas relações com movimentos históricos, sociais e culturais.

  • Análise de obras de arte históricas e contemporâneas.
  • Discussão sobre princípios democráticos refletidos na arte.
  • Estudo de impactos sociais da arte em contextos variados.

Metodologia

A metodologia adotará uma abordagem participativa e colaborativa, em que os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e apresentar uma obra de arte de sua escolha que ilustra a temática dos direitos humanos. A roda de debate é essencial para fomentar o diálogo e a troca de ideias entre os participantes, favorecendo um ambiente de respeito e propício para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Pesquisa em grupo sobre obras de arte selecionadas.
  • Apresentações orais e visuais das obras.
  • Roda de debate para discussão e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e orientados a realizar as pesquisas sobre as obras. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações e o debate, onde os alunos poderão discutir e argumentar sobre suas percepções e análises.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos para pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será conduzida por meio de observação contínua das apresentações e participações durante o debate. Serão considerados critérios como o entendimento e a originalidade da análise da obra, a clareza e a coesão na apresentação das ideias, assim como o respeito e a contribuição dos alunos durante as discussões. Exemplos incluem a capacidade dos alunos de relacionar a obra de arte com questões atuais de direitos humanos e a habilidade de interagir produtivamente com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos variados que facilitem a pesquisa e a apresentação, incluindo materiais audiovisuais, acesso à internet para pesquisa, e equipamentos como projetor para exibição das obras escolhidas pelos grupos. É importante que os alunos sejam incentivados a buscar fontes variadas e confiáveis para enriquecer suas análises.

  • Computadores/tablets com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Material de apoio visual (ex: cartazes, slides).

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