Debate das Artes Sustentáveis: Transformando Lixo em Luxo

Desenvolvida por: Lucima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Artes]
Temática: [Sustentabilidade e Arte]

[A atividade 'Debate das Artes Sustentáveis: Transformando Lixo em Luxo' tem o intuito de promover a conscientização ambiental entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, incentivando-os a refletirem sobre o impacto ambiental, a utilização de materiais recicláveis e a arte como meio de transmissão de ideias e valores. Nessa atividade, os estudantes se dividirão em grupos e escolherão um tema relacionado ao meio ambiente. A partir desse tema, criarão uma obra de arte utilizando materiais reciclados, previamente coletados por eles. Este processo permitirá que os alunos explorem sua criatividade, enquanto aprendem sobre a importância do reaproveitamento e da sustentabilidade. Após concluírem suas criações, cada grupo apresentará sua obra para a turma, explicando o impacto ambiental que desejam abordar. Este momento será uma oportunidade para exercitarem a comunicação e o pensamento crítico. Em seguida, os alunos participarão de uma roda de debate, onde poderão discutir as ideias e inspirações por trás de suas obras, compartilhar aprendizados e compreender melhor como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a conscientização ambiental e o consumo responsável. A atividade é uma junção de diferentes áreas do conhecimento e incentiva a colaboração, a empatia e o engajamento dos alunos com questões ambientais.]

Objetivos de Aprendizagem

[Esta atividade tem como objetivo central desenvolver a consciência ambiental e a criatividade dos alunos, através da confecção de peças de arte com materiais recicláveis. Ao longo do processo, os alunos são encorajados a refletirem sobre o impacto ambiental dos resíduos e a importância do reaproveitamento. Além de promover habilidades sociais e comunicativas durante a apresentação e o debate, a atividade visa fomentar o pensamento crítico e a prática de soluções inovadoras para problemas reais.]

  • [Desenvolver consciência ambiental entre os aluno

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT310: Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
  • EM13LGG304: Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático desta atividade está centrado na sustentabilidade, no reaproveitamento de materiais e no papel da arte como mediadora de debates sociais e ambientais. Aborda conceitos sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem dos materiais, bem como a relevância da conscientização e do ativismo ambiental através da expressão artística. A atividade contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de identificar problemas socioambientais e propor soluções criativas direcionadas ao bem comum.]

  • [Sustentabilidade e meio ambient

Metodologia

[A metodologia adotada para essa atividade é baseada em uma abordagem prática e colaborativa. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupos, o que favorece a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe. A natureza prática da atividade permite que os alunos aprendam de forma experimental, através da coleta de materiais, criação das obras de arte e apresentação dos trabalhos. A roda de debate final possibilitará a reflexão crítica e o engajamento dos alunos com o tema abordado, enriquecendo o processo de aprendizagem.]

  • [Trabalho em grupo para promover colaboração e troca de ideia

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade está organizado em doze aulas de 30 minutos cada, totalizando uma carga horária de seis horas. Esse formato permite um desenvolvimento gradual das etapas da atividade, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para planejar, executar e apresentar suas obras. As primeiras aulas serão dedicadas à introdução do tema e à formação dos grupos. As aulas intermediárias focarão na coleta de materiais, planejamento e construção das obras, enquanto as aulas finais serão reservadas para a apresentação dos trabalhos e o debate.]

  • [Aula 1: Introdução ao tema e formação de grupo

Avaliação

[A avaliação dos alunos será baseada em múltiplos critérios que englobam tanto o processo quanto o produto final da atividade. Serão considerados a criatividade e a originalidade das obras, a utilização eficaz de materiais recicláveis e o alinhamento do trabalho com o tema ambiental escolhido. Durante as apresentações, serão avaliadas as habilidades de comunicação, a clareza das explicações e a capacidade de argumentação. No debate, será observada a participação ativa dos alunos, a capacidade de ouvir os colegas e de contribuir com ideias relevantes. Exemplos de critérios incluem: inovação no uso dos materiais, relevância do tema escolhido, capacidade de articulação das ideias durante a apresentação e interação proativa no debate. A autoavaliação e a avaliação entre pares também poderão ser utilizadas para complementar o entendimento dos alunos sobre seu próprio aprendizado e desenvolvimento.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos necessários para a atividade envolvem tanto materiais recicláveis quanto ferramentas para criação das obras de arte. A coleta prévia desses materiais será uma parte essencial da atividade, incentivando os alunos a buscarem recursos em seu entorno e a observarem possibilidades de reaproveitamento. Além dos materiais recicláveis, será necessário dispor de materiais de apoio à construção, como tesouras, cola, fitas adesivas e tintas. Outros recursos necessários incluem um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades práticas, projetor e computador para apresentações. É importante que os alunos também possam acessar exemplos de arte sustentável e outras referências que possam inspirá-los durante o processo de criação.]

  • [Materiais recicláveis coletados previament

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo