Debates Artísticos: Um mergulho na Arte Moderna

Desenvolvida por: Erlene… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte Moderna

Esta atividade pedagógica prática propõe introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Médio o conceito de Arte Moderna, empregando uma abordagem interativa através de metodologias ativas como Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos, onde cada um será responsável por pesquisar diferentes artistas modernos e suas obras. O foco será nas características que definem os trabalhos dos artistas escolhidos e como esses trabalhos refletem as questões sociais, culturais e ideológicas de seus períodos. Com essa pesquisa, pretende-se que os alunos compreendam não apenas o aspecto estético das obras, mas também seu contexto histórico e impacto cultural. Após a fase de pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe em uma Roda de Debate, onde os alunos poderão discutir e comparar suas perspectivas sobre os diversos artistas e obras analisados. Esta etapa promove não só a troca de conhecimento entre os participantes, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades de argumentação, crítica e análise cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma compreensão aprofundada da Arte Moderna, destacando suas principais características, artistas envolventes e o contexto histórico-social em que se inserem. Busca-se estimular habilidades de pesquisa, análise crítica, e compreensão das diversas manifestações artísticas e seu papel no diálogo com questões contemporâneas. Fomentar a capacidade de argumentação e expressão de ideias de maneira clara e coesa, bem como promover a habilidade de trabalho em equipe, são metas secundárias, mas igualmente importantes, desta atividade.

  • Compreender os principais conceitos e características da Arte Moderna
  • Analisar obras de arte moderna considerando seu contexto histórico e impacto cultural
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação
  • Promover a capacidade de expressar e trocar ideias sobre arte de maneira construtiva
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda uma visão panorâmica da Arte Moderna, incluindo um estudo sobre diversos artistas representativos e suas obras emblemáticas. Através de uma metodologia ativa, os alunos irão explorar as diferentes correntes e movimentos que definem a Arte Moderna, entendendo como estes refletem e dialogam com as transformações sociais, políticas e culturais de seus tempos.

  • Conceitos fundamentais da Arte Moderna
  • Principais artistas e movimentos da Arte Moderna
  • Análise de obras selecionadas e identificação de suas características
  • Contexto histórico e impacto cultural das obras e movimentos estudados

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas para promover uma aprendizagem significativa. A Sala de Aula Invertida servirá como pontapé inicial, onde os alunos prepararão sua pesquisa em casa. Na sala, a Aprendizagem Baseada em Jogos introduzirá os conceitos chave de forma interativa, seguido pela Roda de Debate para discussão das pesquisas e compartilhamento das descobertas. Essas abordagens visam estimular a participação ativa dos alunos, potencializar o aprendizado colaborativo e desenvolver habilidades críticas e analíticas.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conteúdos e a orientação para pesquisa. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e orientações para pesquisa
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada por cada grupo, na clareza e coerência das apresentações, e na participação ativa durante a Roda de Debate. Será considerada a habilidade dos alunos em argumentar e defender suas perspectivas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Poderão ser utilizados critérios como domínio do conteúdo, capacidade de síntese, habilidade de comunicação e engajamento durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para apresentações como slides ou cartazes, e um espaço adequado para a realização das Rodas de Debate. Será incentivado o uso de recursos digitais para a apresentação das pesquisas, promovendo uma interação mais dinâmica e visual.

  • Acesso à internet
  • Materiais para apresentações (slides, cartazes)
  • Espaço adequado para as Rodas de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo