Esta atividade pedagógica prática propõe introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Médio o conceito de Arte Moderna, empregando uma abordagem interativa através de metodologias ativas como Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos, onde cada um será responsável por pesquisar diferentes artistas modernos e suas obras. O foco será nas características que definem os trabalhos dos artistas escolhidos e como esses trabalhos refletem as questões sociais, culturais e ideológicas de seus períodos. Com essa pesquisa, pretende-se que os alunos compreendam não apenas o aspecto estético das obras, mas também seu contexto histórico e impacto cultural. Após a fase de pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe em uma Roda de Debate, onde os alunos poderão discutir e comparar suas perspectivas sobre os diversos artistas e obras analisados. Esta etapa promove não só a troca de conhecimento entre os participantes, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades de argumentação, crítica e análise cultural.
Essa atividade tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma compreensão aprofundada da Arte Moderna, destacando suas principais características, artistas envolventes e o contexto histórico-social em que se inserem. Busca-se estimular habilidades de pesquisa, análise crítica, e compreensão das diversas manifestações artísticas e seu papel no diálogo com questões contemporâneas. Fomentar a capacidade de argumentação e expressão de ideias de maneira clara e coesa, bem como promover a habilidade de trabalho em equipe, são metas secundárias, mas igualmente importantes, desta atividade.
Este plano de aula aborda uma visão panorâmica da Arte Moderna, incluindo um estudo sobre diversos artistas representativos e suas obras emblemáticas. Através de uma metodologia ativa, os alunos irão explorar as diferentes correntes e movimentos que definem a Arte Moderna, entendendo como estes refletem e dialogam com as transformações sociais, políticas e culturais de seus tempos.
Utilizaremos metodologias ativas para promover uma aprendizagem significativa. A Sala de Aula Invertida servirá como pontapé inicial, onde os alunos prepararão sua pesquisa em casa. Na sala, a Aprendizagem Baseada em Jogos introduzirá os conceitos chave de forma interativa, seguido pela Roda de Debate para discussão das pesquisas e compartilhamento das descobertas. Essas abordagens visam estimular a participação ativa dos alunos, potencializar o aprendizado colaborativo e desenvolver habilidades críticas e analíticas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conteúdos e a orientação para pesquisa. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à Roda de Debate.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada por cada grupo, na clareza e coerência das apresentações, e na participação ativa durante a Roda de Debate. Será considerada a habilidade dos alunos em argumentar e defender suas perspectivas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Poderão ser utilizados critérios como domínio do conteúdo, capacidade de síntese, habilidade de comunicação e engajamento durante as discussões.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para apresentações como slides ou cartazes, e um espaço adequado para a realização das Rodas de Debate. Será incentivado o uso de recursos digitais para a apresentação das pesquisas, promovendo uma interação mais dinâmica e visual.
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