Diálogo com o Passado: Arte Medieval e Renascentista

Desenvolvida por: Lucilh… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Linguagens
Temática: Intertextualidade e Criação Artística

Esta atividade busca engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma exploração prática do legado artístico medieval e renascentista. A proposta é que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais enriquecida de elementos intertextuais presentes nessas obras históricas, como paráfrases e paródias, e seus impactos na cultura contemporânea. Através de pesquisa e análise de textos históricos, bem como obras desse período, os alunos serão encorajados a reinterpretar essas influências em criações artísticas próprias. A atividade se divide em fases que envolvem desde a identificação e discussão de elementos intertextuais até a produção e exposição de reinterpretações contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e analisar elementos intertextuais em obras artísticas, entendendo a importância dessas relações para a construção do significado. Ao final do processo, espera-se que os alunos não apenas tenham ampliado seu vocabulário artístico e cultural, mas também se sintam confiantes para aplicar esses conhecimentos em contextos práticos. Além disso, propicia-se um espaço para a reflexão crítica e debate acerca das influências históricas e sua presença na modernidade.

  • Desenvolver a habilidade de identificar paráfrases e paródias em obras artísticas
  • Compreender o impacto de elementos intertextuais na cultura contemporânea
  • Incentivar a criação artística baseada em interpretações históricas

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos foram concebidos para proporcionar uma abrangente análise do período medieval e renascentista. Os tópicos selecionados visam fornecer o respaldo teórico necessário para os estudantes reconhecerem e aplicarem os conceitos de intertextualidade em suas produções artísticas, oferecendo uma base que facilite o diálogo entre o passado e o presente.

  • Estudo do período medieval e renascentista através de textos e obras artísticas
  • Conceitos de intertextualidade, paráfrase e paródia
  • Estudo de exemplos modernos de referências históricas
  • Aplicações contemporâneas de elementos históricos em arte

Metodologia

A metodologia adotada centra-se na combinação de pesquisas individuais e atividades práticas coletivas para garantir uma melhor assimilação dos conteúdos. Propõe-se trabalhar com uma abordagem ativa, na qual os alunos são encorajados a explorar, perguntar e criar, culminando em um projeto artístico final que reflita sua interpretação e aprendizado.

  • Pesquisa individual sobre arte medieval e renascentista
  • Análise crítica de exemplos de intertextualidade
  • Discussões em grupo sobre influências históricas na arte moderna
  • Produção de obras de arte inspiradas em elementos estudados

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para cobrir uma carga horária de 8 horas, distribuídas de forma a otimizar o tempo disponível para pesquisa, discussão e criação artística. Cada etapa é projetada para facilitar uma transição fluida entre teoria e prática, promovendo um aprendizado progressivo e cumulativo.

  • Aula 1: Introdução ao período medieval e renascentista (50 minutos)
  • Aula 2: Conceitos de intertextualidade, paráfrase e paródia (50 minutos)
  • Aula 3: Análise de obras históricas - Parte 1 (50 minutos)
  • Aula 4: Análise de obras históricas - Parte 2 (50 minutos)
  • Aula 5: Estudo de exemplos modernos de intertextualidade (50 minutos)
  • Aula 6: Discussão em grupo sobre influências históricas (50 minutos)
  • Aula 7: Planejamento da obra artística final (50 minutos)
  • Aula 8: Produção da obra artística (50 minutos)
  • Aula 9: Apresentação e discussão das obras criadas (50 minutos)
  • Aula 9.6: Fechamento e avaliação coletiva do processo (30 minutos)

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em dois critérios principais: o processo de pesquisa e a qualidade da criação artística final. O primeiro critério observará a capacidade do aluno em realizar uma análise crítica e sincrônica das obras e textos estudados, evidenciado pela participação nas discussões em grupo e no conteúdo do relatório de pesquisa. Já a criação artística será avaliada pela originalidade, execução técnica e coerência com as influências históricas estudadas, bem como a capacidade de articular seu processo criativo durante a apresentação do trabalho. Exemplos incluem um ensaio crítico sobre dois quadros analisados e uma obra de arte que reinterpreta a estética renascentista com um elemento moderno.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos propostos para essa atividade procuram oferecer suportes adequados para a pesquisa acadêmica, análise crítica e produção artística. A combinação de tecnologia e ferramentas tradicionais visa enriquecer a experiência de aprendizado ao proporcionar diferentes meios de expressão e investigação.

  • Textos impressos e digitais sobre arte medieval e renascentista
  • Acesso a conteúdos multimídia como vídeos documentários e imagens de obras
  • Materiais de arte como tintas, pincéis, papel e telas
  • Computadores e softwares para edição de imagens e pesquisas online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo