A atividade 'Diálogos Intertextuais na Arte' propõe uma investigação profunda sobre como diferentes obras de arte podem conversar entre si através dos tempos, revelando semelhanças temáticas, técnicas ou culturais, independentemente dos períodos históricos em que foram criadas. Focando nas obras de Pieter Brueghel, Hieronymus Bosch e Tarsila do Amaral, esta atividade desafia os alunos do 1º ano do Ensino Médio a identificar e explorar tais conexões. Iniciaremos com uma apresentação contextual sobre cada um destes artistas e suas obras mais significativas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para analisar as obras selecionadas, buscando pontos de interseção quanto a temas, estilos e influências. O trabalho em equipe será essencial para a discussão e síntese das observações. A parte final da atividade culminará na organização de uma exposição, seja digital ou física, onde cada grupo apresentará suas descobertas e análises, permitindo a toda a comunidade escolar apreciar as conexões intertextuais entre as obras estudadas.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e aplicar o conceito de intertextualidade dentro do contexto das artes visuais, reconhecendo como diferentes épocas e culturas podem dialogar artisticamente. Busca-se desenvolver a sensibilidade estética dos estudantes, incentivar o trabalho em equipe, a pesquisa, a análise crítica e a apreciação artística. Além disso, visa promover habilidades de síntese e apresentação, através da organização da exposição.
A base do conteúdo programático abordará a teoria da intertextualidade nas artes visuais, apresentando exemplos históricos e contemporâneos que exemplifiquem o diálogo entre obras e artistas de diferentes épocas. Especificamente, será dada atenção às obras de Pieter Brueghel, Hieronymus Bosch e Tarsila do Amaral, explorando seus contextos histórico-culturais, suas técnicas e temas prevalentes. A análise comparativa e a identificação de elementos artísticos comuns entre estas obras constituirão o cerne do aprendizado.
A metodologia aplicada nesta atividade será baseada em aprendizagem ativa, utilizando abordagens que estimulem a participação direta dos alunos através de pesquisa, análise, discussão em grupo e apresentação. Iniciaremos com uma exposição teórica breve para estabelecer a base conceitual, seguida de análise de imagens das obras em grupos, onde os alunos utilizarão ferramentas digitais para a pesquisa e comparação. As discussões em grupo orientarão a síntese das observações, culminando na criação da exposição como forma de avaliação prática e aplicada do aprendizado.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos, realizadas consecutivamente. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao conceito de intertextualidade e a apresentação dos artistas e obras. Já na segunda aula, os alunos trabalharão em grupos na análise das obras e na preparação para a exposição.
A avaliação desta atividade será baseada na participação dos alunos durante as discussões em grupo, na profundidade e relevância da análise realizada sobre as obras, bem como na qualidade da apresentação final na exposição. Será considerada também a capacidade de trabalhar em equipe, a originalidade e a criatividade na criação da exposição. O processo de avaliação será formativo, observando o desenvolvimento das habilidades de análise crítica, trabalho colaborativo e expressão cultural ao longo da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet e dispositivos digitais para pesquisa, projetor para apresentações, impressões de alta qualidade das obras selecionadas para análise e materiais para a montagem da exposição - podendo incluir cartolinas, tintas e suportes para exposição física ou plataformas digitais para a criação de uma exposição virtual.
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