Diálogos Literários: Entre Tempos e Culturas

Desenvolvida por: Erlain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Comparação entre obras literárias de diferentes épocas e culturas

A atividade 'Diálogos Literários: Entre Tempos e Culturas' visa promover uma compreensão profunda sobre como diferentes contextos culturais e históricos moldam a arte literária ao longo do tempo. Os alunos serão incentivados a selecionar obras de épocas e culturas distintas, analisando-as sob a ótica de temas, estilos e contextos. Após uma fase de pesquisa e preparação, os estudantes elaborarão apresentações para compartilhar suas descobertas com a turma. A culminância do projeto se dará em uma roda de debate, onde todos poderão discutir as similaridades, diferenças e o impacto dessas relações no entendimento da literatura como um diálogo contínuo e abrangente, que atravessa fronteiras geográficas e temporais. Esta atividade não só aprofunda o conhecimento literário dos alunos, mas também desenvolve habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são estimular a análise crítica dos estudantes sobre literatura, promovendo a capacidade de identificar e discutir temáticas, estilos e contextos de diferentes épocas e culturas. Almeja-se também fomentar a habilidade de pesquisa, síntese e apresentação oral, além de incentivar o respeito e apreciação pela diversidade cultural e histórica expressa através da literatura. Este trabalho solicitado propõe fortalecer o entendimento de como a literatura pode refletir, influenciar e dialogar com sua época e sociedade, construindo um senso de continuidade e interconexão entre o passado e o presente.

  • Analisar temáticas, estilos e contextos literários de diferentes épocas e culturas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação oral.
  • Promover o respeito pela diversidade cultural e histórica na literatura.
  • Compreender a literatura como um reflexo e influenciador de seu tempo e sociedade.
  • Incentivar a apreciação pela literatura como diálogo contínuo entre diferentes povos e épocas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP52: Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abordará uma diversidade de obras literárias, enfocando especialmente em sua inserção cultural, histórica e estilística. Os alunos explorarão conceitos fundamentais da crítica literária, técnicas de análise textual e a importância do contexto na interpretação de obras. Será dada ênfase especial à compreensão da literatura como uma expressão do pensamento e da cultura das diferentes épocas e povos, permitindo que os alunos compreendam a interconexão entre literatura, sociedade e história.

  • Introdução à crítica literária e análise textual.
  • Contexto histórico e cultural das obras literárias.
  • Comparação de temas, estilos e estruturas em diferentes literaturas.
  • Literatura como expressão cultural e reflexo da sociedade.
  • A importância do diálogo entre literaturas de diferentes épocas e culturas.

Metodologia

A metodologia desta atividade incorpora uma abordagem interativa e participativa, com ênfase na metodologia ativa, especificamente a Roda de Debate. Inicia-se com pesquisa individual ou em pequenos grupos sobre as obras escolhidas, seguida de elaboração de apresentações que elucidem as conexões e contrastes encontrados. Posteriormente, será realizada uma roda de debate, facilitando um espaço de discussão aberto e moderado, onde os alunos poderão compartilhar suas perspectivas, argumentar e refletir sobre os insights surgidos durante a atividade.

  • Pesquisa individual ou em grupo sobre obras literárias selecionadas.
  • Preparação e realização de apresentações sobre as obras analisadas.
  • Roda de debate para discussão das apresentações e temáticas abordadas.
  • Mediação do debate pelo professor para incentivar participação e respeito mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas igualmente entre duas sessões de 60 minutos.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação das apresentações (60 minutos).
  • Aula 2: Apresentações e Roda de Debate (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa, na clareza e profundidade da análise apresentada, na eficácia da comunicação durante a apresentação e na participação ativa durante a roda de debate. Será considerado o entendimento dos contextos culturais e históricos, a capacidade de estabelecer conexões relevantes entre as obras e a contribuição para o debate. A avaliação quantitativa pode incluir critérios como: aderência ao tema, originalidade, qualidade da argumentação, habilidades de apresentação e engajamento no debate. Feedback construtivo será fornecido para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados diversos recursos para suportar a realização desta atividade, incluindo acesso a bibliotecas físicas e digitais para pesquisa das obras literárias, materiais de apoio para as apresentações (projetor, slides, etc.) e espaços adequados para a realização da roda de debate. A utilização de plataformas online para pesquisa e organização do material também será incentivada, assim como o uso de ferramentas digitais para a criação das apresentações.

  • Acesso a bibliotecas físicas e digitais.
  • Materiais de apoio para apresentações (projetor, slides).
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate.
  • Plataformas online para pesquisa e organização do material.
  • Ferramentas digitais para criação de apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo