Explorando o Modernismo com Arte em Ação

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Modernismo Brasileiro

A atividade 'Explorando o Modernismo com Arte em Ação' visa envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma imersão prática no movimento modernista brasileiro. Divididos em grupos, os alunos selecionarão obras de arte de artistas modernistas e as recriarão ou reinterpretarão com materiais de arte diversos. O objetivo é não apenas reproduzir a arte, mas, sobretudo, interpretar suas características estéticas e expressivas, entendendo as intenções do movimento original e explorando novas formas de expressão. Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua obra recriada, apontando as razões de suas escolhas e promovendo um debate sobre o modernismo, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a apreciação artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se na compreensão dos valores e das propostas do movimento modernista, promovendo um diálogo entre a obra original e a criação dos alunos. A atividade visa fomentar o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o patrimônio artístico e histórico, estimulando os estudantes a vivenciarem a arte de forma ativa e reflexiva. A recriação das obras serve como um convite à exploração imaginativa, capacidade crítica e expressão criativa.

  • Compreender o movimento modernista no Brasil e suas principais características.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e reinterpretação artística.
  • Promover a expressão individual e coletiva através da arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
  • EM13LGG602: Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui tanto a teoria do modernismo brasileiro quanto a prática de recriação artística. Envolve o estudo das principais obras e artistas do movimento, permitindo um olhar aprofundado para as técnicas e conceitos inovadores da época. A prática artística proporciona uma experiência sensorial e de apreciação estética, aliando conhecimentos técnicos e históricos ao desenvolvimento da criatividade e expressão individual.

  • Estudo das obras e artistas do modernismo brasileiro.
  • Análise das características estilísticas do movimento.
  • Prática de recriação e reinterpretação artística.

Metodologia

A metodologia utiliza-se do trabalho em grupo e da prática artística como ferramentas educacionais para alcançar uma aprendizagem significativa. O uso da metodologia mão-na-massa facilita a conexão entre teoria e prática, enquanto o trabalho colaborativo promove habilidades sociais e comunicativas. A atividade incentiva a autonomia criativa dos estudantes no desenvolvimento de suas próprias interpretações das obras modernistas.

  • Divisão dos alunos em grupos para escolha e recriação de obras.
  • Utilização de técnicas diversas de arte para a prática de reinterpretação.
  • Apresentação e discussão das recriações artísticas em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas, totalizando 2 horas de duração. O cronograma é projetado para oferecer um equilíbrio entre aprendizado teórico, execução prática e reflexão sobre os processos criativos. Nas sessões, o tempo é dividido de modo a garantir que os alunos possam explorar a pesquisa teórica, o desenvolvimento da prática artística e a apresentação final, com feedback e discussão aberta para enriquecer a experiência.

  • Aula 1: Introdução ao modernismo, divisão em grupos e escolha das obras.
  • Aula 2: Execução da recriação artística e apresentação final das obras recriadas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, acompanhando o desenvolvimento de cada grupo ao longo da atividade. Será considerada a capacidade de pesquisa, a criatividade nas interpretações artísticas, a justificativa das escolhas realizadas e a apresentação final. O professor deverá observar a participação ativa dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe e de expressar as ideias de forma clara e coesa. Exemplos incluem a elaboração de um diário de bordo durante o processo de recriação e uma reflexão escrita sobre a obra escolhida, abordando os desafios e aprendizagens. Os alunos poderão ser avaliados por parâmetros como a inovação, a fidelidade aos conceitos modernistas e a capacidade de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais de arte diversificados e acessíveis, como tintas, pincéis, papéis e outros suportes possíveis. Além disso, a consulta a bibliografias e recursos digitais sobre o modernismo brasileiro é essencial para fundamentar teoricamente as recriações. Estes materiais devem estar disponíveis previamente, garantindo que os alunos possam explorar plenamente suas ideias criativas.

  • Materiais artísticos: tintas, pincéis, papéis e suportes.
  • Bibliografias sobre modernismo brasileiro.
  • Acesso a recursos digitais para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo