Fotografia Sensorial: Capturando a Natureza

Desenvolvida por: Júlio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Clima e Sustentabilidade

A atividade 'Fotografia Sensorial: Capturando a Natureza' convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a explorarem o ambiente ao ar livre usando câmeras digitais para capturar imagens que representem o clima e a sustentabilidade. Com enfoque na fotografia sensorial, os alunos desenvolverão sua percepção sensorial e o olhar criativo, com ênfase na preservação do meio ambiente. Esta atividade é inclusiva, oferecendo acessibilidade a alunos cadeirantes, com locais acessíveis, descrições em braille e vídeos explicativos em Libras. Além de noções básicas de fotografia, a atividade promove um entendimento tangível do entorno ambiental e estimula a empatia e o respeito pela natureza. A atividade visa integrar conhecimentos de arte, ecologia e ética ambiental. Por meio da observação e captura de imagens, os alunos exercitarão sua capacidade de perceber e representar visualmente o mundo ao seu redor, sensibilizando-os para questões de sustentabilidade e meio ambiente, fundamentais na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram em desenvolver a percepção sensorial dos alunos e sua capacidade de capturar imagens que reflitam o meio ambiente e temas de sustentabilidade. Pretende-se fomentar um entendimento mais profundo das interações humanas com a natureza, incentivando a observação cuidadosa e a reflexão crítica. Além disso, a atividade visa expandir o repertório artístico dos alunos através de práticas fotográficas.

  • Estimular a capacidade de observação e percepção visual dos alunos.
  • Desenvolver habilidades básicas de fotografia como composição e iluminação.
  • Sensibilizar os alunos para questões ambientais e de sustentabilidade através da arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Compreender, analisar e experimentar as diferentes etapas que constituem um processo de criação artística.
  • EF69AR34: Experimentar diferentes formas de documentação do processo de produção artística, como cadernos de artista e portfólios.
  • EF15AR20: Identificar as características das culturas que influenciam a arte e em que a arte influencia, nos mais diversos contextos sociais e períodos históricos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange conceitos essenciais de fotografia, como a composição, iluminação, e percepção sensorial, aliados à compreensão do clima e sustentabilidade. Este conteúdo visa capacitar os alunos a expressar por meio de imagens suas interpretações sobre o meio ambiente, fornecendo uma base sólida para o entendimento das complexidades ambientais e a importância da sustentabilidade.

  • Introdução à fotografia e suas técnicas básicas.
  • Estudo da luz e composição na fotografia.
  • Discussão sobre clima, meio ambiente e sustentabilidade.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade privilegia a experiência prática, com os alunos tendo a oportunidade de aplicar conceitos de fotografia em contextos reais ao ar livre. Isto é apoiado por uma introdução teórica que fornece o embasamento necessário sobre as técnicas fotográficas e os conceitos ambientais. Além disso, a aula será interativa, envolvendo discussões e feedback sobre as imagens capturadas.

  • Exploração prática com câmeras digitais.
  • Apresentações teóricas sobre fotografia e sustentabilidade.
  • Discussões em grupo sobre imagens capturadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para proporcionar um equilíbrio entre a teoria e a prática, permitindo que os alunos assimilem os conceitos antes de aplicá-los. A atividade totaliza dois encontros de uma hora cada, onde os alunos são guiados passo a passo, desde a compreensão dos fundamentos até a captura e avaliação de fotografias.

  • Aula 1: Introdução teórica e noções básicas de fotografia. Exploração prática inicial e captação de imagens.
  • Aula 2: Continuação da prática fotográfica seguida de discussão e análise das imagens capturadas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada por meio de um portfólio de fotografias apresentadas no final do projeto. Serão considerados critérios como a criatividade, a capacidade de transmitir o tema do clima e sustentabilidade através das imagens, e a aplicação das técnicas fotográficas aprendidas. Exemplos de avaliação incluem a análise de composições com foco na luz e estrutura das imagens, bem como feedback oral e escrito baseado em autoavaliação e avaliação por pares.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponibilizados para esta atividade são variados para garantir que todos os alunos tenham uma experiência inclusiva e enriquecedora. Incluem câmeras digitais para capturar imagens de alta qualidade, além de materiais adaptativos como descrições em braille e vídeos em Libras, garantindo acessibilidade a todos os estudantes. Suporte adicional como notebooks para edição de imagens e acesso à internet para pesquisas complementares também são previstos.

  • Câmeras digitais.
  • Descrições em braille e vídeos em Libras.
  • Notebooks para edição e pesquisa complementar.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo