Galeria Invisível: Museus Na Palma da Mão

Desenvolvida por: João V… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Tecnologia da Informação e Comunicação
Temática: Arte Contemporânea e Multimídia

A atividade 'Galeria Invisível: Museus Na Palma da Mão' tem por objetivo proporcionar aos alunos uma experiência imersiva e colaborativa na exploração de artistas contemporâneos menos conhecidos. Através do trabalho em grupos, os alunos desenvolverão pesquisas sobre artistas ou movimentos artísticos contemporâneos que não estão amplamente divulgados, fomentando o aprofundamento crítico e a apreciação da diversidade nas artes visuais. Em seguida, cada grupo utilizará ferramentas online para montar uma galeria virtual multimídia, possibilitando que a turma como um todo conheça e se engaje nos diferentes contextos e propostas dos artistas pesquisados. Esta abordagem colaborativa enfatiza a criatividade, o uso crítico de tecnologias educacionais e a diversidade cultural, ao mesmo tempo em que promove habilidades de pesquisa, curadoria e apresentação oral.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade foram pensados para que os alunos desenvolvam um leque abrangente de habilidades. Os estudantes não apenas aprofundarão seu conhecimento sobre arte contemporânea e seus artistas, mas também aguçarão suas competências em pesquisa acadêmica e prática de arte-educação digital. Além disso, estarão exercitando a colaboração em grupo e o senso crítico ao avaliar e escolher seus artistas, bem como as obras a serem apresentadas. O processo de elaboração de uma apresentação multimídia reforça a necessidade de compreensão e utilização eficaz dos meios digitais no contexto educativo, preparando-os para um mundo onde o digital e o visual têm papel cada vez mais preponderante na comunicação.

  • Estimular a pesquisa sobre arte contemporânea e artistas menos conhecidos.
  • Desenvolver competências em criação de apresentações multimídias.
  • Promover habilidades colaborativas e críticas em trabalhos de grupo.
  • Fomentar a criatividade e a inovação na apresentação de temas artísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático desta atividade é diversificado e orientado para proporcionar uma compreensão abrangente das artes contemporâneas e das suas formas de representação digital. Ele contempla desde a pesquisa e seleção de artistas e movimentos, até a construção narrativa e visual necessária para uma apresentação envolvente. A escolha do formato multimídia e a construção de galerias virtuais permitem aos alunos não só explorarem a curadoria artística, mas também a organização lógica da informação de forma a criar narrativas coerentes, consistentes e atraentes. Essa abordagem visa integrar profundamente tanto aspectos conceituais quanto práticos do campo das artes.

  • Pesquisa de artistas contemporâneos pouco divulgados.
  • Desenvolvimento de roteiros para apresentações multimídia.
  • Uso de ferramentas online para criação de galerias virtuais.
  • Apresentação e contextualização de obras e artistas escolhidos.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada no aluno, com ênfase na aprendizagem ativa, colaborativa e baseada em projetos. A divisão em grupos promove o trabalho em equipe e a interação dinâmica entre os alunos, enquanto a pesquisa e a criação de uma galeria virtual incentivam tanto a autonomia quanto a tomada de decisões coletivas fundamentadas. Esta metodologia favorece ainda a aquisição de conhecimentos através da prática e da reflexão, estimulando o pensamento crítico e inovador. Os recursos digitais são utilizados não apenas como ferramentas, mas como um meio para enriquecer a experiência de aprendizagem, preparando os alunos para um mundo em rede.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Pesquisa ativa e colaborativa.
  • Uso de tecnologias digitais para apresentação multimídia.
  • Dinâmicas de grupo para desenvolvimento de conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planejado para esta atividade contempla duas aulas de 60 minutos, o que totaliza 2 horas de execução. A primeira aula está focada na definição dos grupos e no início da pesquisa sobre os artistas contemporâneos. Durante essa aula, serão fornecidas orientações sobre a escolha dos artistas e a utilização das ferramentas digitais necessárias. A segunda aula será dedicada à finalização das galerias virtuais, assimilação final dos conteúdos e apresentação para a turma. Cada grupo deverá apresentar sua galeria, contextualizando o artista e suas obras. Ao final, promover-se-á uma discussão integrada sobre as diferentes abordagens apresentadas.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da pesquisa sobre artistas.
  • Aula 2: Finalização das galerias virtuais e apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando tanto o processo quanto o produto final. Serão observados critérios como a participação efetiva de todos os integrantes do grupo, a qualidade e a criatividade na pesquisa e na construção da galeria, e a capacidade de comunicação durante a apresentação. Será dada especial atenção à originalidade na seleção do artista e na abordagem empregada na apresentação. Exemplos de critério incluem: evidência de pesquisa detalhada sobre o artista, inclusão de análise crítica nas apresentações, e envolvimento colaborativo, medido pela divisão justa das tarefas e pela integração das contribuições individuais em uma apresentação coesa. Feedbacks individuais e em grupo serão fornecidos para garantir que todos os alunos compreendam sua performance e áreas de melhorias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, garantindo que os alunos tenham acesso a ferramentas adequadas para realizar suas pesquisas, construir suas galerias virtuais e realizar apresentações eficazes. Esses recursos incluem tanto materiais digitais, acessíveis através de computadores e internet, quanto instrumentos pedagógicos que orientam o processo criativo e colaborativo no desenvolvimento dos projetos. A disponibilização de computadores e acesso à internet garante que todos os alunos possam participar ativamente, enquanto as ferramentas de edição e apresentação selecionadas proporcionam uma pluralidade de opções criativas que potencializam a expressão artística e a apreciação do conteúdo.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Ferramentas de edição de vídeo e imagem (Canva, PowerPoint, etc.).
  • Plataformas online para construção de galerias (Google Sites, Artsteps, etc.).
  • Referências bibliográficas e sites de pesquisa de arte contemporânea.

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