História da Arte em Jogo: Uma Viagem Interativa

Desenvolvida por: Hanna (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História
Temática: História da Arte

Esta atividade 'História da Arte em Jogo: Uma Viagem Interativa' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão abrangente e interativa sobre a evolução da arte ao longo dos tempos. Através da criação de um jogo de tabuleiro colaborativo, os estudantes serão encorajados a mergulhar nas diferentes eras artísticas, da Pré-História até a Arte Contemporânea, identificando os principais artistas, obras e movimentos de cada período. Cada grupo será responsável por desenvolver um segmento do tabuleiro que corresponda a uma era específica, formulando questões e desafios baseados em sua pesquisa. Este processo não apenas aprofundará o conhecimento dos alunos sobre a história da arte, mas também desenvolverá habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e pensamento crítico, em um formato divertido e envolvente. Ao final, as seções do tabuleiro serão unidas, criando uma linha do tempo jogável que oferece uma revisão interativa dos marcos históricos da arte.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar um aprendizado profundo e integrado sobre a história da arte, engajando os alunos na pesquisa e no reconhecimento de importantes artistas, obras e movimentos artísticos. Pretende-se desenvolver habilidades analíticas, criativas e de trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que se oferece uma perspectiva diversificada sobre como a arte reflete e influencia diferentes épocas da humanidade. Encoraja-se também a capacidade de argumentação e síntese ao defender suas escolhas de conteúdo para o jogo.

  • Conhecer os principais períodos, artistas e obras da história da arte.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informação.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo.
  • Promover uma compreensão interativa da influência da arte na sociedade.
  • Aprimorar habilidades de pensamento crítico ao elaborar e responder perguntas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes presenciais ou virtuais.
  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, mídias e culturas.
  • EM13CHS102 - Utilizar as linguagens artística, verbal, corporal, visual e digital, bem como conhecimentos das Ciências Humanas para interpretar, posicionar-se criticamente e produzir trabalhos em diferentes meios.
  • EM13AR301 - Pesquisar e analisar formas de registro da produção artística, suas especificidades e contextos de circulação, para compreender e posicionar-se criticamente perante diversas imagens produzidas ao longo da história.
  • EM13AR602 - Experimentar e aplicar os elementos visuais (ponto, linha, plano, volume, cor, textura, luz e sombra) na produção de arte.

Conteúdo Programático

A atividade é estruturada em torno dos principais eixos temáticos que abrangem a história da arte, desde suas origens na Pré-História, passando pelo Renascimento, Barroco, Romantismo, Modernismo, até chegar na Arte Contemporânea. Será enfatizado o contexto histórico que moldou cada período, os artistas mais influentes e suas obras mais significativas. Este conteúdo programático é vital para garantir uma base sólida que os estudantes utilizarão para criar as seções do jogo de tabuleiro, tornando o aprendizado um processo ativo e envolvente.

  • Introdução à história da arte e seus períodos principais.
  • Estudo detalhado de períodos específicos: Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Romantismo, Modernismo e Arte Contemporânea.
  • Análise de obras e artistas chave de cada período.
  • Contexto histórico e impacto cultural das principais movimentações artísticas.
  • Elaboração de perguntas e desafios baseados no estudo dos movimentos artísticos.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e em Jogos, e Sala de Aula Invertida, esta atividade promoverá uma imersão profunda no conteúdo através de uma abordagem hands-on. Os alunos trabalharão colaborativamente nos grupos para pesquisar, discutir e sintetizar as informações, aplicando o conhecimento adquirido no desenvolvimento criativo do jogo. Este processo dinâmico não só facilita a compreensão do conteúdo, mas também estimula a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem.

  • Divisão da turma em grupos responsáveis por diferentes períodos da história da arte.
  • Sessões de pesquisa e debate para sintetizar as informações mais importantes de cada período.
  • Uso da Sala de Aula Invertida onde os alunos preparam material em casa para discussão e criação em sala.
  • Desenvolvimento colaborativo do jogo de tabuleiro, com ênfase na criatividade e inovação.
  • Aplicação de Aprendizagem Baseada em Projetos para integrar o conhecimento e criar uma peça educacional funcional.

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto será desenvolvido ao longo de 3 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e divisão das tarefas. Na segunda aula, os alunos se concentrarão em pesquisar e desenvolver suas seções do jogo. A terceira e última aula será utilizada para finalizar o jogo, seguido de uma sessão de teste e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão dos grupos e temas.
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento das seções do jogo por cada grupo.
  • Aula 3: Finalização do jogo, sessão de teste e feedback dos participantes e professor.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, no engajamento no processo de pesquisa e desenvolvimento, e na qualidade final do jogo de tabuleiro criado. Cada grupo será avaliado tanto no conteúdo histórico-artístico apresentado em seu segmento do jogo quanto na originalidade e jogabilidade de sua contribuição. Será dado um feedback construtivo sobre a pesquisa realizada, a colaboração entre os membros do grupo, a aplicação do conhecimento na elaboração das perguntas, e o design do jogo. Exemplos práticos e específicos de contribuições notáveis ou áreas para melhoria serão fornecidos para facilitar o aprendizado contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados para suportar a pesquisa, a criação e o teste do jogo. Materiais didáticos específicos sobre história da arte, acesso à internet para pesquisa, materiais de papelaria para o desenho e montagem do tabuleiro de jogo, e elementos decorativos para personalização. É importante garantir que os alunos tenham acesso a todas as informações necessárias e materiais para expressar sua criatividade.

  • Materiais didáticos sobre história da arte (livros, slides, vídeos).
  • Acesso à internet para pesquisa de informações adicionais.
  • Materiais de papelaria como cartolina, marcadores, tesoura e cola.
  • Itens decorativos para personalização dos tabuleiros.
  • Fichas ou peões para representar os jogadores.

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