Jogo da Memória Cultural

Desenvolvida por: Vanusa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Língua Portuguesa
Temática: Arte e Cultura Indígena

Nesta atividade interativa e educacional, alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a rica e diversificada arte indígena. Ao criar um 'Jogo da Memória' personalizado, os estudantes irão pesquisar sobre diversos aspectos da cultura indígena, como pinturas corporais, artefatos, músicas e danças tradicionais. Cada par de cartas do jogo deverá conter uma imagem representativa e uma curta descrição ou significado, fomentando não apenas um aprendizado visual, mas também textual. A atividade será dividida em etapas, incluindo pesquisa, design das cartas, montagem do jogo e, por fim, uma sessão de trocas entre os grupos para jogar e compartilhar os conhecimentos adquiridos. Este dinâmico jogo da memória não apenas promove a pesquisa e a criatividade mas também incentiva o respeito e o conhecimento profundo sobre as tradições e a arte indígena, oferecendo uma maneira lúdica e engajante de aprender.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio de maneira lúdica e educativa, promovendo o conhecimento e o respeito pela arte e cultura indígena. Por meio da criação de um Jogo da Memória culturalmente rico, os estudantes desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e criatividade. Eles também exercitarão a capacidade de síntese ao selecionar informações relevantes para as descrições no jogo. Além disso, a atividade estimula a aprendizagem colaborativa e a comunicação eficaz, uma vez que os alunos deverão trabalhar em grupo e, posteriormente, compartilhar seus jogos e conhecimentos com outros colegas.

  • Promover um conhecimento aprofundado sobre a arte e cultura indígena.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade na criação das cartas do jogo.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos.
  • Engajar os alunos em práticas de respeito e valorização da diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos serão introduzidos a uma variedade de expressões artísticas e culturais indígenas, explorando pinturas corporais, artefatos, músicas e danças. Este conteúdo enriquecedor será o pilar para a criação do Jogo da Memória. O processo de pesquisa e seleção de informações permitirá aos alunos aprofundar seu entendimento sobre a importância dessas expressões culturais, além de reconhecer a grande diversidade étnica e cultural dos povos indígenas do Brasil.

  • Arte indígena: contexto histórico e cultural.
  • Significados das pinturas corporais nas diferentes tribos.
  • Artefatos indígenas: funções e simbolismos.
  • Música e dança como expressões culturais e rituais.
  • Importância da preservação da cultura indígena.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade inclui a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão organizados em grupos e orientados na pesquisa sobre os elementos da cultura indígena. Após a coleta de informações, cada grupo criará seu próprio Jogo da Memória, incluindo imagens e descrições curtas. Em seguida, haverá uma Roda de Debate para compartilhar descobertas e discutir os significados por trás das imagens escolhidas. Por fim, a atividade culminará com uma sessão lúdica, onde os jogos serão trocados entre os grupos para estimular o aprendizado colaborativo.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa e criação do jogo.
  • Orientação sobre como realizar pesquisas online e em bibliotecas.
  • Produção de cartas do jogo com base nas informações coletadas.
  • Discussão em grupo sobre as escolhas feitas para as cartas.
  • Sessão de jogo, troca entre grupos e compartilhamento de conhecimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a pesquisa sobre a arte e cultura indígena. A segunda aula será dedicada à finalização dos jogos da memória e à troca de jogos entre os grupos para jogar e compartilhar os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização dos jogos da memória, troca entre os grupos e sessão de jogo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, criatividade, qualidade da pesquisa e do conteúdo apresentado nas cartas do Jogo da Memória. Será considerado o esforço na busca por informações autênticas e relevantes, a habilidade de sintetizar essas informações de forma concisa nas descrições e a originalidade do design das cartas. Adicionalmente, a capacidade de trabalhar em equipe e contribuir para as discussões em grupo durante a Roda de Debate será valorizada. Exemplos específicos de bons trabalhos incluirão cartas que apresentem não apenas imagens atraentes, mas também descrições informativas e reflexivas sobre o significado cultural das obras de arte indígenas escolhidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a recursos como computadores com acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação das cartas do jogo (como cartolina, canetas, impressora para as imagens, tesouras e cola) e espaços adequados tanto para a pesquisa quanto para a montagem dos jogos e a realização das rodas de debates. Além disso, recomenda-se a utilização de bibliotecas, livros, artigos e documentos digitais sobre cultura indígena como fontes de pesquisa.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais para confecção das cartas (cartolina, canetas, impressora).
  • Tesouras e cola.
  • Acesso a bibliotecas e fontes online confiáveis sobre cultura indígena.

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