O grafite, uma forma de expressão artística que ganhou as ruas do mundo inteiro, não é apenas uma questão de estética, mas um meio poderoso de comunicação e manifestação cultural. Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar a rica história do grafite, desde suas origens até sua posição atual como uma forma de arte contemporânea reconhecida globalmente. Além disso, investigarão os principais artistas que marcaram essa trajetória e como suas obras refletem questões sociais, políticas e culturais. Através de uma metodologia ativa, que inclui pesquisa em grupo, criação artística e roda de debate, os estudantes irão se aprofundar no impacto social do grafite em diferentes comunidades ao redor do mundo. Cada grupo irá criar um mural de grafite no papel, representando uma problemática social atual, utilizando técnicas básicas de desenho e pintura. Essa abordagem não apenas promove a apreciação estética, mas também estimula a reflexão crítica sobre questões atuais. A atividade culminará com uma exposição dos murais e uma discussão em roda, permitindo aos alunos expressarem suas perspectivas e entenderem as diversas interpretações das obras criadas.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão ampla do grafite como uma forma de arte significativa e sua relação com a sociedade e a cultura. Especificamente, pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão artística. Eles serão capazes de investigar e discutir as origens do grafite, seus desenvolvimentos, principais artistas e o impacto social dessa forma de arte. Além disso, visa-se estimular a criatividade e a consciência social dos estudantes ao incentivá-los a criar obras que reflitam problemáticas sociais contemporâneas, promovendo assim o pensamento crítico e a expressão individual através da arte.
O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente elaborado para abranger diversos aspectos do grafite, tanto do ponto de vista artístico quanto social. Além de abordar a história do grafite e seus artistas mais influentes, o plano inclui uma discussão sobre as técnicas utilizadas no grafite, o significado e a mensagem por trás das obras, e o impacto dessa forma de arte nas comunidades. Os alunos também irão explorar como o grafite pode ser uma forma de protesto e expressão de ideologias, refletindo sobre as diversas maneiras pelas quais a arte influencia e é influenciada pela sociedade.
Esta atividade foi planejada incorporando metodologias ativas, para engajar os alunos de maneira prática e reflexiva na aprendizagem. A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada na criação dos murais de grafite, incentivando a expressão artística individual e em grupo. A 'Roda de Debate' será utilizada como ferramenta para promover a discussão crítica sobre as obras criadas e suas implicações sociais, permitindo aos alunos compartilhar diferentes pontos de vista e compreender a diversidade de interpretações. Além disso, a 'Sala de Aula Invertida' será usada na fase de pesquisa, onde os alunos irão explorar de forma autônoma os conteúdos relacionados ao grafite antes de discuti-los em classe.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos para começar a pesquisa sobre grafite. A segunda aula será dedicada à criação dos murais e à preparação para a roda de debate, que acontecerá no final da aula. Haverá um momento para exposição dos murais antes do início da discussão.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Serão considerados critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade dos murais de grafite criados, e a participação ativa na roda de debate, refletindo sobre as obras e suas mensagens relacionadas às questões sociais atuais. A capacidade de trabalhar em equipe, a coerência na argumentação durante o debate, e a habilidade de fazer conexões entre a arte do grafite e a sociedade também serão avaliadas. Esta abordagem permite não apenas avaliar o aprendizado dos alunos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades importantes como pesquisa, análise crítica, expressão artística, trabalho em equipe e comunicação efetiva.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns materiais básicos de arte como papel de grande formato para a criação dos murais, tintas, pincéis, marcadores e lápis de cor. Além disso, recursos digitais como acesso à internet para pesquisa sobre artistas de grafite e temas sociais relevantes, e possivelmente uma câmera ou smartphones para documentar o trabalho são essenciais. Estes recursos visam fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para a investigação, criação e reflexão crítica, fundamentais para o sucesso desta atividade pedagógica.
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