Murais das Memórias

Desenvolvida por: Fatima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Língua Portuguesa
Temática: Tradições Culturais e Histórias Locais

O projeto 'Murais das Memórias' busca promover uma imersão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas tradições culturais e histórias de sua comunidade por meio de uma abordagem prática e criativa. A atividade começa com os estudantes realizando entrevistas com moradores antigos da comunidade, com o objetivo de coletar relatos históricos, memórias e aspectos culturais significativos que talvez não estejam registrados em materiais convencionais. Em seguida, essas histórias serão transformadas em expressões visuais, através de técnicas de colagem, pintura e desenho, ilustrando as narrativas coletadas em murais artísticos. Essa iniciativa não apenas promove a interação entre diferentes gerações, mas também dá voz aos alunos como ouvintes ativos e criadores. Os murais resultantes serão expostos na escola, criando um espaço dedicado à valorização e preservação das tradições locais e promovendo o diálogo cultural entre a comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver competências de comunicação, expressão artística e compreensão cultural nos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da interação direta com as memórias vivas da comunidade, os estudantes aprenderão a valorizar as tradições locais, além de desenvolver habilidades de entrevista, pesquisa e escuta ativa. Transformar as narrativas orais em expressões visuais permitirá aos alunos explorar diferentes técnicas artísticas e expressar criativamente os conteúdos coletados. O projeto também busca fortalecer o senso de identidade e pertencimento dos estudantes em relação à sua comunidade, além de promover o diálogo intergeracional e a valorização da história oral.

  • Desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa através das entrevistas
  • Estimular a expressão artística utilizando diferentes técnicas para representar visualmente as histórias locais
  • Fomentar a compreensão e valorização das tradições culturais e memórias da comunidade
  • Promover interações entre diferentes gerações, fortalecendo o senso de identidade e pertencimento
  • Exercitar a criatividade e o pensamento crítico na transformação de narrativas orais em obras visuais

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
  • EM13LP47: Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se na exploração de técnicas de entrevista, práticas artísticas (colagem, pintura, e desenho) e estudo da história oral e tradições culturais. A atividade proporcionará aos alunos uma compreensão profunda dos métodos de coleta de dados qualitativos e técnicas de criação artística. Além disso, será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação, bem como à reflexão crítica sobre a identidade cultural e a importância da preservação da história oral.

  • Técnicas de entrevista e coleta de histórias orais
  • Práticas artísticas para a criação de murais: colagem, pintura, desenho
  • História e cultura locais: pesquisas e análises
  • Expressão artística e storytelling visual
  • Reflexão sobre identidade cultural e preservação da memória

Metodologia

A atividade será conduzida por meio de uma abordagem mão-na-massa e sala de aula invertida, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Inicialmente, será feita uma introdução teórica sobre as técnicas de entrevista e práticas artísticas. Posteriormente, os alunos sairão em campo para realizar as entrevistas, coletando material para os murais. Em sala, sob orientação do professor, discutirão suas descobertas e iniciarão o processo criativo dos murais, aplicando as técnicas artísticas aprendidas. O trabalho será realizado individualmente e em grupo, promovendo colaboração e troca de ideias.

  • Introdução teórica sobre técnicas de entrevista e práticas artísticas
  • Atividades práticas de coleta de informações com moradores da comunidade
  • Criação dos murais em sala de aula, aplicando técnicas de colagem, pintura, e desenho
  • Discussão e reflexão em grupo sobre as histórias coletadas
  • Montagem da exposição dos murais na escola

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total do projeto será de 15 horas, distribuídas em 4 aulas de aproximadamente 210 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e ao planejamento das entrevistas. Nas aulas seguintes, os alunos realizarão as entrevistas e iniciam a criação dos murais. A última sessão será reservada para a finalização dos trabalhos e a montagem da exposição.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, técnicas de entrevista e práticas artísticas
  • Aulas 2 e 3: Realização das entrevistas e início da criação dos murais
  • Aula 4: Finalização dos murais e preparação da exposição

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como capacidade de entrevista, profundidade da pesquisa, criatividade e técnica na criação dos murais, além da participação no projeto como um todo. O professor avaliará o desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão artística dos alunos, a compreensão e respeito pela cultura local, e a habilidade de trabalhar em equipe. Será dada ênfase na reflexão crítica sobre o trabalho realizado e no processo de aprendizagem, além do produto final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto serão necessários recursos como materiais para as entrevistas (gravadores ou smartphones com gravador, cadernos), materiais para a criação dos murais (papel grande formato, tintas, pincéis, colas, recortes, lápis de cor), acesso à internet para pesquisa sobre técnicas artísticas e tradições culturais, além de espaço adequado na escola para a realização das atividades práticas e exposição dos murais.

  • Materiais de entrevista: gravadores ou smartphones, cadernos
  • Materiais artísticos: papel, tintas, pincéis, colas, recortes, lápis
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Espaço para criação dos murais e exposição

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo