O projeto 'Murais das Memórias' busca promover uma imersão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nas tradições culturais e histórias de sua comunidade por meio de uma abordagem prática e criativa. A atividade começa com os estudantes realizando entrevistas com moradores antigos da comunidade, com o objetivo de coletar relatos históricos, memórias e aspectos culturais significativos que talvez não estejam registrados em materiais convencionais. Em seguida, essas histórias serão transformadas em expressões visuais, através de técnicas de colagem, pintura e desenho, ilustrando as narrativas coletadas em murais artísticos. Essa iniciativa não apenas promove a interação entre diferentes gerações, mas também dá voz aos alunos como ouvintes ativos e criadores. Os murais resultantes serão expostos na escola, criando um espaço dedicado à valorização e preservação das tradições locais e promovendo o diálogo cultural entre a comunidade escolar.
Esta atividade visa desenvolver competências de comunicação, expressão artística e compreensão cultural nos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da interação direta com as memórias vivas da comunidade, os estudantes aprenderão a valorizar as tradições locais, além de desenvolver habilidades de entrevista, pesquisa e escuta ativa. Transformar as narrativas orais em expressões visuais permitirá aos alunos explorar diferentes técnicas artísticas e expressar criativamente os conteúdos coletados. O projeto também busca fortalecer o senso de identidade e pertencimento dos estudantes em relação à sua comunidade, além de promover o diálogo intergeracional e a valorização da história oral.
O conteúdo programático centra-se na exploração de técnicas de entrevista, práticas artísticas (colagem, pintura, e desenho) e estudo da história oral e tradições culturais. A atividade proporcionará aos alunos uma compreensão profunda dos métodos de coleta de dados qualitativos e técnicas de criação artística. Além disso, será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação, bem como à reflexão crítica sobre a identidade cultural e a importância da preservação da história oral.
A atividade será conduzida por meio de uma abordagem mão-na-massa e sala de aula invertida, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Inicialmente, será feita uma introdução teórica sobre as técnicas de entrevista e práticas artísticas. Posteriormente, os alunos sairão em campo para realizar as entrevistas, coletando material para os murais. Em sala, sob orientação do professor, discutirão suas descobertas e iniciarão o processo criativo dos murais, aplicando as técnicas artísticas aprendidas. O trabalho será realizado individualmente e em grupo, promovendo colaboração e troca de ideias.
A carga horária total do projeto será de 15 horas, distribuídas em 4 aulas de aproximadamente 210 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e ao planejamento das entrevistas. Nas aulas seguintes, os alunos realizarão as entrevistas e iniciam a criação dos murais. A última sessão será reservada para a finalização dos trabalhos e a montagem da exposição.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios como capacidade de entrevista, profundidade da pesquisa, criatividade e técnica na criação dos murais, além da participação no projeto como um todo. O professor avaliará o desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão artística dos alunos, a compreensão e respeito pela cultura local, e a habilidade de trabalhar em equipe. Será dada ênfase na reflexão crítica sobre o trabalho realizado e no processo de aprendizagem, além do produto final.
Para a realização deste projeto serão necessários recursos como materiais para as entrevistas (gravadores ou smartphones com gravador, cadernos), materiais para a criação dos murais (papel grande formato, tintas, pincéis, colas, recortes, lápis de cor), acesso à internet para pesquisa sobre técnicas artísticas e tradições culturais, além de espaço adequado na escola para a realização das atividades práticas e exposição dos murais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula