Esta atividade pedagógica desafia os alunos do 1º ano do Ensino Médio a criar e apresentar narrativas visuais usando uma série de 3 a 5 fotos. Ao trabalhar em duplas ou trios, eles irão utilizar smartphones ou câmeras digitais para capturar imagens que, juntas, contarão uma história curta ou transmitirão um conceito ou aspecto artístico. A seleção das cenas, a escolha de angulações e a manipulação da iluminação serão aspectos cruciais que os alunos deverão levar em consideração durante o processo criativo. Após a criação das séries fotográficas, os grupos apresentarão seu trabalho em uma Roda de Debate, explicando o processo criativo, as decisões tomadas e como cada imagem contribui para a narrativa ou conceito geral. Esta atividade visa desenvolver habilidades como senso crítico, capacidade de interpretação e expressão através de imagens, além de promover a colaboração e comunicação entre os alunos.
Com a realização desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre a narrativa visual como forma de comunicação e expressão artística. Eles aprenderão a contar histórias e transmitir conceitos através de séries de imagens, considerando aspectos como composição, iluminação, e angulação. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de análise crítica ao discutir e interpretar o trabalho de seus colegas durante a Roda de Debate. A atividade também visa fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, escuta ativa e comunicação eficaz, essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
O conteúdo programático para esta atividade incluirá conceitos de narrativa visual, técnicas básicas de fotografia (como composição, iluminação e angulação) e storytelling através de imagens. Também incorporaremos práticas de análise crítica e interpretação de imagens, além de estratégias para uma comunicação eficaz e construtiva durante a Roda de Debate. Este programa visa oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para não apenas criar suas próprias histórias visuais, mas também para entender e criticar o trabalho de outros de maneira construtiva.
A atividade será estruturada em torno da metodologia ativa Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. Iniciaremos com uma breve introdução teórica sobre narrativa visual e técnicas básicas de fotografia. Em seguida, os alunos, em duplas ou trios, irão planejar e capturar suas séries fotográficas. Após a fase de criação, cada grupo apresentará sua série de fotos na Roda de Debate, proporcionando um espaço para discussão, análise crítica e feedback construtivo entre os alunos. Esta abordagem incentiva não apenas a criatividade e expressão individual, mas também a escuta ativa e o desenvolvimento de habilidades de comunicação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão introdução ao conteúdo e iniciarão o planejamento e a captura de suas séries fotográficas. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas séries (se necessário) e apresentarão seu trabalho na Roda de Debate, seguida de discussão e feedback.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como criatividade, originalidade, coesão na narrativa visual, qualidade técnica das fotos (composição, iluminação, angulação) e a capacidade de expressar e defender as escolhas criativas durante a Roda de Debate. Será considerada também a participação efetiva no processo de feedback e discussão. Esta abordagem visa reconhecer não apenas a qualidade artística e técnica do trabalho final, mas também o desenvolvimento das habilidades de análise crítica, comunicação e trabalho em equipe dos alunos.
Para a execução desta atividade, serão necessários smartphones ou câmeras digitais para a captura das imagens, computadores ou dispositivos com capacidade para visualização das fotos durante a Roda de Debate, e um espaço apropriado para a realização da discussão em grupo. Acesso à internet e recursos online de pesquisa sobre técnicas de fotografia e narrativa visual podem enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula