Projeto Multimídia: Esculturas de Som e Imagem

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Interação entre Elementos Visuais e Sonoros

A atividade 'Projeto Multimídia: Esculturas de Som e Imagem' é uma proposta educativa para alunos do 1º ano do Ensino Médio voltada para a criação de um projeto multimídia. Os estudantes, organizados em grupos, terão a missão de desenvolver projetos que integrem elementos visuais e sonoros. O objetivo é promover uma análise crítica e reflexiva sobre como as cores, formas e trilha sonora podem alterar a interpretação e significação de uma obra. Cada grupo deverá contextualizar culturalmente suas produções, justificando suas escolhas estéticas e artísticas em um relatório. Este documento deverá explicar a inter-relação entre imagem, som e performance. A atividade culminará em uma exposição escolar, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas criações e participar de um debate crítico sobre os conceitos e técnicas aplicados em seus projetos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do projeto visam desenvolver habilidades que estimulam a análise crítica e estética das produções multimídia. Os alunos serão incentivados a criar narrativas a partir da combinação de recursos auditivos e visuais, explorando os impactos emocionais e cognitivos proporcionados por tais elementos. Através da justificativa das escolhas artísticas, espera-se que os estudantes consigam argumentar coerentemente e fundamentar suas decisões com base em aspectos culturais e estéticos, preparando-os, assim, para uma apreciação mais refinada das obras de arte contemporâneas.

  • Envolver alunos na criação de projetos multimídia.
  • Incentivar a justificativa das escolhas de material e design.
  • Promover a análise crítica sobre a relação entre som e imagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
  • EM13LP14: Analisar, a partir de referências contextuais, estéticas e culturais, efeitos de sentido decorrentes de escolhas e composição das imagens (enquadramento, ângulo/vetor, foco/profundidade de campo, iluminação, cor, linhas, formas etc.) e de sua sequenciação (disposição e transição, movimentos de câmera, remix, entre outros), das performances (movimentos do corpo, gestos, ocupação do espaço cênico), dos elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento etc.) e das relações desses elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas produções de imagens e vídeos, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste projeto abrange aspectos teóricos e práticos relativos à produção audiovisual contemporânea, enfatizando a relação sinérgica entre imagem e som. Os alunos explorarão conceitos como semiótica da cor, composição sonora e narrativa visual. Além disso, os estudantes serão introduzidos às técnicas de montagem e edição, com vistas a deslocar e reconstruir sentidos através destas linguagens, enquanto desenvolvem habilidades de comunicação crítica.

  • Semiótica da cor.
  • Composição e narrativa visual.
  • Técnicas de edição de áudio e vídeo.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade considera abordagens colaborativas e exploratórias. Através do trabalho em grupo, os estudantes são incentivados a desenvolver um diálogo crítico-construtivo, onde a troca de ideias e a escuta ativa são essenciais para a construção do trabalho final. O uso de tecnologias digitais será estimulado para a concepção e edição dos projetos, consolidando uma prática educativa que privilegia a pesquisa-ação e a autoaprendizagem guiada.

  • Trabalho em grupo para desenvolvimento de projetos.
  • Utilização de tecnologias digitais para edição multimídia.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de uma hora cada, aproveitando ao máximo o tempo disponível para garantir a aplicação prática e teórica do conteúdo. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e à elaboração das ideias, enquanto a segunda se concentrará na execução e ajustes finais antes da exposição.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e desenvolvimento de ideias.
  • Aula 2: Finalização e preparação para a exposição.

Avaliação

A avaliação será multifacetada, focando-se tanto nos produtos finais quanto no processo de criação. Será considerado o nível de criatividade e inovação dos projetos, a coerência entre as justificativas apresentadas no relatório e as decisões artísticas tomadas, bem como a capacidade de articular uma reflexão crítica durante a exposição escolar. Exemplos de critérios avaliativos incluem a originalidade das escolhas de cor e som, a qualidade estética da edição, a clareza e profundidade das justificativas escritas e orais, e a capacidade de engajamento com o debate crítico durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem ferramentas digitais de edição de áudio e vídeo, dispositivos para captação de som e imagem e acesso a materiais de referência sobre teorias de cor e áudio-visuais. Além disso, a sala de aula precisa estar equipada com projetores e sistemas de som de qualidade para as apresentações finais.

  • Softwares de edição audiovisual.
  • Câmeras e gravadores de áudio.
  • Projetores e sistemas de som.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo