Publicidade em Questão

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Publicidade e Ideologia

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio investigarão como a publicidade utiliza elementos visuais para não somente atrair a atenção do público, mas também para promover ideologias específicas, estimulando o consumo e moldando visões de mundo. Cada aluno escolherá um anúncio publicitário, analisando seus elementos visuais, como cores, formas e composição, além da mensagem veiculada. Através de uma Roda de Debate, os alunos discutirão como esses anúncios podem refletir ideologias e preconceitos, analisando o impacto desses elementos na formação das atitudes e crenças do público. Esta atividade é projetada para aprimorar a capacidade dos alunos de decodificar mensagens subliminares em material publicitário, promovendo uma compreensão mais profunda da relação intrínseca entre arte, mídia e sociedade. O objetivo é capacitar os alunos a reconhecer e compreender o poder da publicidade e seu papel na formação de ideologias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação à publicidade, permitindo-lhes identificar e analisar as diversas formas pelas quais os elementos visuais são utilizados para promover ideologias e influenciar o consumidor. Espera-se que os alunos aprendam a discernir as mensagens subliminares presentes nos anúncios publicitários e compreendam como essas mensagens podem moldar visões de mundo e estimular o consumo de uma maneira que reflete interesses ideológicos específicos. Além disso, a atividade visa promover habilidades de debate e argumentação, encorajando os estudantes a expressar suas opiniões e a considerar perspectivas diferentes.

  • Desenvolver uma compreensão crítica sobre a influência da publicidade na sociedade e no indivíduo.
  • Identificar e analisar elementos visuais em anúncios e sua relação com ideologias promovidas.
  • Aprimorar habilidades de debate e discussão, promovendo o respeito por perspectivas diversas.
  • Estimular a habilidade de decodificar mensagens subliminares em material publicitário.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conteúdos de análise de mídia, com foco especial na publicidade. Os alunos irão explorar como os anúncios usam elementos visuais e verbais para comunicar mensagens, muitas vezes carregadas de ideologias e preconceitos subentendidos. Através da análise crítica de anúncios publicitários, discutirão como a publicidade influencia não apenas o comportamento de consumo, mas também a formação de ideias e crenças na sociedade. Essa abordagem interdisciplinar permite uma compreensão mais profunda do papel da mídia na configuração cultural e social.

  • Análise de elementos visuais em publicidade (cores, formas, composição)
  • Interpretação de mensagens e ideologias em anúncios publicitários
  • Discussão sobre o impacto da publicidade nas atitudes e crenças do público
  • Prática de habilidades de debate e argumentação

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate, que propõe uma dinâmica participativa e reflexiva. Os alunos, após a escolha e análise individual de um anúncio publicitário, compartilharão suas percepções com a turma. Nesse processo, serão estimuladas a argumentação crítica e a troca de ideias em um ambiente de respeito às diferentes opiniões. Essa abordagem fomenta a habilidade de escuta ativa e a capacidade de formular argumentos coerentes, fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico.

  • Escolha individual de um anúncio publicitário para análise
  • Análise crítica dos elementos visuais e da mensagem do anúncio
  • Participação na Roda de Debate para discussão das análises

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em três fases principais. Inicialmente, os alunos terão um breve momento para selecionar os anúncios e realizar uma análise individual (20 minutos). Na sequência, organizaremos a Roda de Debate, onde cada aluno terá a oportunidade de expor sua análise e participar da discussão (30 minutos). Os últimos 10 minutos serão dedicados ao fechamento da atividade, com considerações finais e reflexões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Seleção e análise dos anúncios (20 minutos)
  • Aula 1: Roda de Debate (30 minutos)
  • Aula 1: Considerações finais (10 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos e na qualidade das análises apresentadas. Será considerada a habilidade de identificar e interpretar elementos visuais, bem como de entender e explicar a mensagem e as possíveis ideologias contidas no anúncio escolhido. Além disso, a capacidade de argumentação, a participação no debate, e o respeito pelas opiniões alheias também serão critérios importantes. O professor poderá utilizar rubricas que detalham níveis de desempenho nas áreas de análise crítica, participação na discussão, e habilidades de comunicação para oferecer feedback construtivo aos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet e dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) para a pesquisa e seleção dos anúncios publicitários. É importante também dispor de um espaço apropriado para a realização da Roda de Debate, que permita a todos os alunos participar ativamente da discussão. Materiais de apoio como artigos, vídeos ou slides sobre técnicas de análise de imagens e publicidade ajudarão a enriquecer a compreensão dos alunos sobre o tema.

  • Acesso à internet e dispositivos eletrônicos para pesquisa
  • Espaço adequado para realização da Roda de Debate
  • Materiais de apoio sobre análise de imagens e publicidade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo