Selfies com História

Desenvolvida por: Mariel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História, Tecnologia
Temática: A evolução da autorrepresentação

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar a transformação da autorrepresentação ao longo da história, desde os autorretratos em pintura até as modernas selfies. Utilizando uma plataforma digital de apresentações, será realizada uma análise comparativa que abrange desde obras de arte renascentistas até criações artísticas modernas. Os alunos aprenderão técnicas visuais, como iluminação e ângulo, para criar suas próprias selfies, integrando conhecimentos de artes, história e tecnologia. Esta atividade visa promover a autopercepção, a expressão individual e a análise crítica da própria imagem em diferentes contextos históricos e sociais, alinhando-se aos objetivos educacionais da BNCC para o uso crítico e criativo das TDIC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são fomentar o entendimento crítico dos alunos sobre a evolução da autorrepresentação e aplicar práticas de linguagem em diferentes contextos por meio das tecnologias digitais. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades de análise de obras artísticas e produção de conteúdo visual criativo, respeitando princípios éticos e estéticos. Os estudantes serão incentivados a comparar aspectos culturais, sociais e técnicos presentes nas diferentes formas de autorrepresentação, evidenciando a relação entre arte, história e tecnologia.

  • Compreender a evolução da autorrepresentação ao longo da história
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e estética de imagens
  • Explorar técnicas visuais em autorretratos
  • Utilizar tecnologias digitais para produção de conteúdo visual
  • Promover a reflexão sobre imagem pessoal e identidade em diferentes contextos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange o estudo da autorrepresentação desde os autorretratos da Renascença até as selfies contemporâneas. Os alunos serão introduzidos a técnicas artísticas e visuais, aprofundando-se na relação entre arte, tecnologia e identidade pessoal. Através da análise de obras renomadas e produção de autorretratos digitais, o conteúdo fomentará uma compreensão crítica sobre como a imagem pessoal é construída e percebida em diversos contextos históricos e culturais.

  • História da autorrepresentação: da Renascença ao século XXI
  • Técnicas artísticas em autorretratos: iluminação, ângulo, expressão
  • Tecnologias digitais na arte: de ferramentas de edição a plataformas de compartilhamento
  • Análise de obras renomadas: estudando grandes mestres
  • Produção de autorretratos digitais: aplicando técnicas visuais

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada no aluno, promovendo a aprendizagem ativa por meio da pesquisa, análise crítica e produção criativa. Utilizaremos ferramentas digitais para facilitar o acesso a diversas obras de arte e oferecer recursos para a criação de autorretratos digitais. As discussões em grupo e as apresentações individuais permitirão a troca de ideias e aprofundamento do entendimento de conceitos-chave. Esta abordagem busca engajar os alunos de maneira significativa, estimulando a criatividade, a autocrítica e a reflexão sobre a própria identidade.

  • Pesquisa sobre autorretratos históricos e modernos
  • Análise de técnicas visuais em arte
  • Criação de autorretratos digitais usando tecnologia
  • Apresentações individuais em plataforma digital de apresentações
  • Discussões guiadas em sala de aula sobre os trabalhos produzidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema, pesquisa e análise de obras. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção de seus autorretratos digitais e preparação das apresentações.

  • Aula 1 da atividade: Introdução ao tema e pesquisa sobre autorretratos
  • Aula 2 da atividade: Produção de autorretratos digitais e preparação de apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: capacidade de análise e interpretação dos autorretratos históricos e modernos, criatividade e aplicação das técnicas visuais na produção do autorretrato digital, qualidade e clareza na apresentação do projeto, bem como engajamento nas discussões em sala de aula. Serão valorizados os esforços de pesquisa, a originalidade nas composições visuais e a reflexão crítica sobre as temáticas abordadas. A participação ativa e o respeito pelos prazos também serão considerados. Exemplos específicos de avaliações de trabalhos ajudarão a ilustrar os padrões esperados de desempenho.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessárias plataformas digitais de apresentação, acesso à internet para pesquisa de obras de arte e ferramentas de edição de imagem. Além disso, é importante disponibilizar um espaço adequado para discussões em grupo e apresentações. Materiais de apoio sobre história da arte e técnicas de autorretrato também serão úteis para guiar os alunos em suas criações.

  • Plataformas digitais de apresentação (ex: Google Slides, Prezi)
  • Ferramentas de edição de imagem (ex: Photoshop, GIMP)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de apoio sobre história da arte e técnicas de autorretrato
  • Espaço adequado para discussões em grupo e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo