Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar a transformação da autorrepresentação ao longo da história, desde os autorretratos em pintura até as modernas selfies. Utilizando uma plataforma digital de apresentações, será realizada uma análise comparativa que abrange desde obras de arte renascentistas até criações artísticas modernas. Os alunos aprenderão técnicas visuais, como iluminação e ângulo, para criar suas próprias selfies, integrando conhecimentos de artes, história e tecnologia. Esta atividade visa promover a autopercepção, a expressão individual e a análise crítica da própria imagem em diferentes contextos históricos e sociais, alinhando-se aos objetivos educacionais da BNCC para o uso crítico e criativo das TDIC.
Os objetivos desta atividade são fomentar o entendimento crítico dos alunos sobre a evolução da autorrepresentação e aplicar práticas de linguagem em diferentes contextos por meio das tecnologias digitais. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades de análise de obras artísticas e produção de conteúdo visual criativo, respeitando princípios éticos e estéticos. Os estudantes serão incentivados a comparar aspectos culturais, sociais e técnicos presentes nas diferentes formas de autorrepresentação, evidenciando a relação entre arte, história e tecnologia.
Este plano de aula abrange o estudo da autorrepresentação desde os autorretratos da Renascença até as selfies contemporâneas. Os alunos serão introduzidos a técnicas artísticas e visuais, aprofundando-se na relação entre arte, tecnologia e identidade pessoal. Através da análise de obras renomadas e produção de autorretratos digitais, o conteúdo fomentará uma compreensão crítica sobre como a imagem pessoal é construída e percebida em diversos contextos históricos e culturais.
A metodologia desta atividade será centrada no aluno, promovendo a aprendizagem ativa por meio da pesquisa, análise crítica e produção criativa. Utilizaremos ferramentas digitais para facilitar o acesso a diversas obras de arte e oferecer recursos para a criação de autorretratos digitais. As discussões em grupo e as apresentações individuais permitirão a troca de ideias e aprofundamento do entendimento de conceitos-chave. Esta abordagem busca engajar os alunos de maneira significativa, estimulando a criatividade, a autocrítica e a reflexão sobre a própria identidade.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema, pesquisa e análise de obras. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção de seus autorretratos digitais e preparação das apresentações.
A avaliação será baseada nos seguintes critérios: capacidade de análise e interpretação dos autorretratos históricos e modernos, criatividade e aplicação das técnicas visuais na produção do autorretrato digital, qualidade e clareza na apresentação do projeto, bem como engajamento nas discussões em sala de aula. Serão valorizados os esforços de pesquisa, a originalidade nas composições visuais e a reflexão crítica sobre as temáticas abordadas. A participação ativa e o respeito pelos prazos também serão considerados. Exemplos específicos de avaliações de trabalhos ajudarão a ilustrar os padrões esperados de desempenho.
Para a execução desta atividade, serão necessárias plataformas digitais de apresentação, acesso à internet para pesquisa de obras de arte e ferramentas de edição de imagem. Além disso, é importante disponibilizar um espaço adequado para discussões em grupo e apresentações. Materiais de apoio sobre história da arte e técnicas de autorretrato também serão úteis para guiar os alunos em suas criações.
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