Sonhos Surrealistas: Diário Ilustrado

Desenvolvida por: Teresi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Artes]
Temática: [Surrealismo e Expressão Criativa]

A atividade intitulada 'Sonhos Surrealistas: Diário Ilustrado' tem como objetivo central explorar a interseção entre sonhos e realidade através de manifestações artísticas. Destinada a alunos do 1º ano do Ensino Médio, a proposta visa engajar os estudantes na produção de um diário ilustrado que capture seus sonhos e experiências oníricas mais significativas, utilizando técnicas de colagem e pintura. Durante duas aulas consecutivas, os alunos serão guiados a registrar suas visões e, ao final, compartilhar e discutir suas criações com o grupo. A vontade de expressar o subconsciente sem as limitações da lógica ou da realidade objetiva está no coração do surrealismo, rompendo barreiras e permitindo uma expressão criativa autêntica. Este plano de aula incentiva os estudantes a desenvolverem suas habilidades artísticas e críticas, refletindo sobre as diferentes formas de expressão do surrealismo e seu impacto nas artes visuais e na cultura em geral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade centram-se no desenvolvimento de habilidades de expressão artística e reflexão crítica sobre o surrealismo. Os alunos são incentivados a experimentar técnicas de colagem e pintura, expressando suas percepções e sonhos de maneira livre e espontânea. Ao gerar um diário ilustrado, eles exploram a comunicação visual não-linear e aprimoram sua capacidade de transmitir conceitos abstratos. Além disso, a discussão das obras permite o aprimoramento das habilidades de argumentação e análise crítica, essenciais para a compreensão das dinâmicas entre arte e realidade.

  • Explorar técnicas de colagem e pintura.
  • Desenvolver a capacidade de expressão por meio da criação artística.
  • Refletir sobre os conceitos chave do surrealismo e a sua aplicação prática.
  • Aprimorar a comunicação visual e a argumentação crítica sobre obras artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Reconhecer múltiplas formas de expressão artística como fontes de vivências, experiências e representação cultural.
  • EM13CHS105: Desenvolver sensibilidade e apreciação estética por meio de produções artísticas visuais a partir de diferentes linguagens.
  • EM13CHS106: Aplicar o conhecimento acerca dos elementos formais das linguagens artísticas em produções próprias, incentivando a expressão pessoal e originalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade se foca na prática das técnicas artísticas do surrealismo, a compreensão dos elementos que compõem essa manifestação artística e a importância da expressão pessoal. A atividade está alinhada às diretrizes da BNCC e busca integrar a teoria surrealista à criação prática. Em sala, os alunos terão a oportunidade de explorar o papel da arte como um espelho do subconsciente coletivo e individual.

  • Introdução ao surrealismo e suas principais características.
  • Técnicas de colagem e pintura em arte surrealista.
  • Criação de um diário ilustrado como reflexo dos sonhos.
  • Discussão sobre a expressão criativa e análise de obras surrealistas.

Metodologia

Ao utilizar métodos ativos de ensino, como a criação de colagens e pinturas, a metodologia visa proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado dinâmica e prática. Será enfatizado o papel dos estudantes como protagonistas de sua própria aprendizagem, promovendo um ambiente onde a exploração e a experimentação são estimuladas. A estrutura das aulas é desenvolvida para incentivar o trabalho colaborativo e a reflexão crítica, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências e pensamentos sobre suas criações e as dos colegas.

  • Aula prática de técnicas de colagem e pintura.
  • Produção individual e compartilhamento coletivo.
  • Discussão em grupo e reflexão sobre as obras criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula é dedicada à introdução teórica ao surrealismo e à prática das técnicas de colagem e pintura. Os alunos terão tempo para começar a esboçar seus diários e trabalhar em suas produções artísticas. Na segunda aula, eles finalizarão suas criações e participarão de uma sessão de compartilhamento, onde cada aluno apresentará seu diário e discutirá suas inspirações e processos criativos.

  • Aula 1: Introdução ao surrealismo, prática de colagem, início dos diários ilustrados.
  • Aula 2: Finalização dos diários, compartilhamento das criações e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação será contínua e envolverá tanto a observação do processo criativo quanto a análise dos produtos finais. Os alunos serão avaliados pela originalidade e criatividade das suas obras, bem como pela habilidade em aplicar as técnicas artísticas ensinadas. A participação nas discussões em grupo também será considerada, valorizando a capacidade de argumentação e reflexão crítica sobre as próprias criações e as dos colegas. Exemplos de critérios incluem a capacidade de inovação na aplicação das técnicas de colagem, a coerência entre o tema surrealista e as representações visuais, e a profundidade das análises compartilhadas durante o debate. O feedback será dado de forma a promover o crescimento artístico e pessoal, encorajando os estudantes a refletir sobre seu desenvolvimento pessoal ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de arte que são acessíveis e versáteis, facilitando a expressão criativa dos alunos. Para essa prática artística, serão utilizados recursos que favorecem tanto a técnica quanto a liberdade de criação. Esses recursos são fundamentais para a execução da atividade, viabilizando a experimentação e o desenvolvimento das habilidades abordadas durante as aulas.

  • Papel para colagem e pintura.
  • Tintas, pincéis e materiais de colagem.
  • Projetor e computador para apresentação de referências artísticas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo