Tour Fotográfico: Descobrindo Arte na Cidade

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Artes]
Temática: [Arte Urbana e Contemporânea]

O Tour Fotográfico: Descobrindo Arte na Cidade é uma atividade prática destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, na qual os estudantes realizam uma saída de campo por áreas urbanas. O objetivo é capturar imagens de manifestações artísticas presentes no cotidiano, como grafites, esculturas públicas e elementos arquitetônicos. Ao final, cada aluno deve criar uma apresentação fotográfica com base nas imagens coletadas, que será exibida para a turma. Esta atividade tem como foco principal promover o pensamento crítico e o olhar atento, além de incentivar a análise da relação entre arte, sociedade e cultura. Os alunos são estimulados a perceberem como a arte contemporânea se faz presente no dia a dia, explorando sua relevância e impacto social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade focam no desenvolvimento da capacidade dos alunos de observarem criticamente as manifestações artísticas ao seu redor. Através do projeto, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de análise crítica e criem conexões entre a arte e o espaço urbano. Ao registrar estas manifestações e compartilhá-las, os alunos trabalham a expressão pessoal e a comunicação visual, habilidades essenciais em um mundo cada vez mais visualmente orientado.

  • Desenvolver um olhar crítico para a arte no cotidiano.
  • Relacionar diferentes formas de arte com seu contexto social e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13AR25: Explorar diferentes linguagens artísticas e seus contextos socioculturais, refletindo sobre processos criativos e produtivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma introdução à arte contemporânea e à arte urbana, proporcionando aos alunos um conhecimento abrangente sobre o cenário atual destas expressões artísticas. Os temas cobertos incluem a história dos grafites, a evolução da arte em espaços públicos e a importância das esculturas urbanas. O material didático ainda permitirá que os alunos discutam a relação destas formas de arte com políticas públicas e sua recepção pelos habitantes das cidades.

  • Arte contemporânea e urbana.
  • História e evolução do grafite.
  • Arquitetura e esculturas em espaços públicos.

Metodologia

A metodologia utilizada se concentra em atividades práticas e exploratórias, onde os alunos são encorajados a interagir diretamente com o ambiente urbano. A experiência de aprendizado baseada em projetos (ELBP) facilita a apropriação dos conceitos teóricos através da prática. Esta abordagem permite que os estudantes tenham autonomia no processo de aprendizagem e desenvolvam um senso crítico e observador do mundo ao seu redor.

  • Saída de campo em grupo.
  • Registro fotográfico das obras de arte.
  • Criação e apresentação de portfólio fotográfico individual.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para otimizar o tempo de aula e focar nas experiências práticas. Com carga horária total de 120 minutos divididos em duas aulas de 90 minutos, a primeira aula é dedicada à preparação e exploração em campo, enquanto a segunda aula foca na compilação e apresentação das fotografias.

  • Aula 1: Preparação e saída para atividade prática (90 minutos).
  • Aula 2: Criação e apresentação das fotografias (30 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios qualitativos relacionados à observação crítica, criatividade e habilidade em conectar teorias artísticas com suas próprias representações visuais. Os alunos serão avaliados tanto de forma individual como em grupo, considerando a qualidade e relevância das imagens capturadas, assim como a coerência e criatividade das apresentações. Exemplos de avaliação incluem a análise da escolha e justificativa das obras capturadas e a apresentação oral com suporte visual, sendo esta um elemento chave para comunicar suas experiências e percepções.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem equipamentos de captura de imagem, como câmeras fotográficas ou smartphones, além de ferramentas digitais para a criação das apresentações. Complementando os materiais necessários estão textos introdutórios sobre arte urbana e orientações para a realização das saídas de campo.

  • Câmeras fotográficas ou smartphones com câmeras.
  • Comput

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo