Varal Histórico da Arte

Desenvolvida por: Elenic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

Nesta atividade prática denominada 'Varal Histórico da Arte', alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar na rica tapeçaria da história da arte, explorando diferentes épocas e movimentos artísticos. A jornada começa com pesquisas individuais, onde cada estudante é designado a investigar uma era ou movimento artístico específico, variando desde as pinturas rupestres do período Paleolítico até as experimentações vanguardistas do século XXI. Os alunos serão encorajados a produzir materiais criativos, como textos explicativos, desenhos, colagens ou até mesmo reproduções de obras famosas, para representar o espírito e as características principais do período que estudaram. Esta coleção de artefatos visuais será então exibida no 'Varal Histórico da Arte', que percorrerá a sala de aula como uma linha do tempo visual, permitindo que alunos e professores façam uma viagem cronológica pela evolução da expressão artística humana. Esta atividade não só promove a análise crítica dos elementos visuais, verbais e sonoros que permeiam as diversas formas de arte, como também estimula a compreensão da sua evolução e o contexto histórico e cultural que as moldaram.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover um entendimento profundo e abrangente da história da arte, desde seus primórdios até os movimentos contemporâneos. Os estudantes serão capazes de identificar características distintas de diferentes períodos artísticos, compreender o contexto socio-histórico que influenciou as obras e seus criadores, e desenvolver habilidades críticas de análise e interpretação de arte. Além disso, a atividade visa à ampliação das habilidades comunicativas dos alunos, pois eles terão que expressar suas descobertas e análises tanto visual como verbalmente, incentivando, assim, uma aprendizagem ativa e participativa.

  • Identificar e compreender os principais períodos e movimentos da história da arte.
  • Analisar criticamente obras de arte, considerando aspectos visuais, históricos e culturais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações sobre arte.
  • Estimular a expressão criativa e a interpretação individual de textos e imagens artísticas.
  • Fomentar o reconhecimento da arte como um registro cultural e histórico dinâmico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade varal histórico da arte abrange uma vasta linha do tempo artística, instigando os alunos a explorarem desde as primeiras expressões artísticas nas cavernas até as multifacetadas correntes da arte contemporânea. Os estudantes serão introduzidos a movimentos como o Renascimento, o Barroco, o Romantismo, o Impressionismo, até chegar às vanguardas do século 20 e a arte pós-moderna, abordando também suas principais figuras e obras. Essa abordagem permite uma compreensão holística da arte como um espelho da humanidade, refletindo suas mudanças, conflitos e evoluções.

  • A arte pré-histórica e suas primeiras manifestações
  • O Renascimento e sua revolução artística e cultural
  • Movimentos artísticos do século 19: Romantismo, Realismo, Impressionismo
  • Vanguardas europeias do século 20: Expressionismo, Cubismo, Surrealismo
  • A arte contemporânea e suas múltiplas linguagens e plataformas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', esta atividade pedagógica incentiva uma abordagem prática da aprendizagem. Os alunos serão divididos por períodos ou movimentos artísticos e iniciarão uma investigação detalhada sobre seu tema designado, utilizando recursos diversificados, desde bibliotecas digitais até museus virtuais. Posteriormente, criarão representações de suas pesquisas em diferentes formatos, partilhando-as através de um varal expositivo na sala. Esta abordagem promove interatividade, cooperação entre pares e aprendizagem baseada em projetos, elementos cruciais para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais.

  • Designação de tópicos e início das pesquisas individuais ou em pequenos grupos.
  • Produção de materiais representativos (textos, desenhos, colagens).
  • Montagem do varal histórico na sala, organizando os trabalhos na sequência cronológica.
  • Apresentação e discussão dos trabalhos pelos alunos, compartilhando aprendizados.
  • Visita guiada pelo varal, com análise e debate das obras e períodos artísticos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma sessão de 60 minutos, dividida eficientemente para cobrir todas as fases do projeto, desde a pesquisa inicial até a apresentação final no formato do varal histórico da arte.

  • Aula 1: Divisão de temas, orientações para pesquisa e início da produção dos materiais (40 minutos).
  • Aula 2: Continuação da produção, montagem do varal e início das apresentações (20 minutos).

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos materiais produzidos pelos alunos, considerando a criatividade, a profundidade da pesquisa realizada e a precisão histórica. Além disso, será avaliado o engajamento do aluno na atividade, sua capacidade de trabalhar em conjunto durante a montagem do varal e a qualidade da sua apresentação oral. Serão levados em conta, também, o esforço na busca de compreender e representar visual e textualmente o período ou movimento artístico designado e a habilidade em fazer conexões entre a arte estudada e o contexto histórico-cultural que a envolve. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na comunicação, originalidade no trabalho artístico e eficácia em expressar conceitos artísticos-chave.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, serão necessários recursos como materiais de artes para as produções (papel, tesouras, cola, canetas, lápis de cor etc.), acesso à internet para pesquisa, e possivelmente projetor para apresentações. Além disso, linhas e pregadores serão essenciais para a montagem do varal histórico na sala, proporcionando um display visual eficaz dos trabalhos dos alunos.

  • Materiais de arte (papel, tesouras, cola, canetas, lápis de cor, etc.)
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Projetor para apresentações (opcional)
  • Linha e pregadores para montagem do varal

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo