Nesta atividade, propõe-se uma imersão dos alunos do 2º ano do Ensino Médio nas diferentes formas como os povos indígenas compreendem o mundo e a natureza, conhecidas como cosmopercepções. Os estudantes serão organizados em grupos, e a cada um será designada a missão de explorar e pesquisar sobre as visões de mundo de diferentes povos indígenas. Com base em suas pesquisas, o desafio será criar uma obra de arte — seja ela uma pintura, escultura, vídeo ou performance — que traduza e expresse essas cosmopercepções. As obras resultantes serão apresentadas em uma exposição escolar, onde cada grupo terá oportunidade de expor seu trabalho, detalhando o processo de pesquisa e criação. Este momento será também uma chance para discutir como essas visões de mundo indígenas podem expandir nosso entendimento sobre sociedade, cultura e nosso relacionamento com o meio ambiente.
Este projeto visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão mais profunda e abrangente das diversas formas com que diferentes povos indígenas interpretam o mundo ao seu redor. Através da exploração artística dessas cosmopercepções, os estudantes poderão desenvolver uma percepção mais ampla e inclusiva sobre culturas diferentes da sua. Este processo também propõe estimular a criatividade, colaboração e pensamento crítico entre os alunos, enquanto se engajam na pesquisa e na criação artística como meios para expressar e comunicar essas visões de mundo.
O conteúdo programático desta atividade englobará uma introdução às cosmopercepções indígenas, abordando o entendimento de que cada cultura possui uma maneira única de interpretar o mundo natural e a sociedade. A partir dessa premissa, os alunos realizarão pesquisas sobre diferentes povos indígenas e suas visões de mundo, explorando como essas percepções se manifestam através de suas práticas culturais, sociais e artísticas. Subsequentemente, os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos na criação de obras de arte que expresse essas cosmopercepções, utilizando diversas técnicas e materiais, estimulando assim, a exploração criativa e a expressão pessoal.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será a base deste projeto. Os alunos serão envolvidos em uma experiência de aprendizado prático, onde a pesquisa, a criação artística e a apresentação pública formam os pilares deste processo. Cada grupo de alunos será responsável por investigar sobre um povo indígena específico, explorando suas cosmopercepções e expressando-as por meio de uma modalidade artística escolhida. Esta abordagem enfatiza a participação ativa dos alunos, o trabalho colaborativo e a construção de conhecimento por meio da resolução de problemas e expressão criativa.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, concentradas em uma aula de 120 minutos. Durante este período, os alunos passarão pelas fases de introdução ao projeto, pesquisa, desenvolvimento artístico e preparação final para a exposição.
A avaliação desta atividade englobará diversos aspectos, focando não apenas no produto final — a obra de arte —, mas também no processo de pesquisa e desenvolvimento do projeto. Os critérios incluirão a profundidade e a abrangência da pesquisa realizada sobre as cosmopercepções indígenas, a criatividade e originalidade na expressão artística dessas visões de mundo, a colaboração e integração do grupo durante todo o processo, e a capacidade de comunicação durante a apresentação pública na exposição. Cada grupo receberá feedbacks construtivos visando a aprendizagem contínua e a reflexão sobre sua experiência de projeto.
Para a realização desta atividade, será necessário providenciar materiais variados para a criação das obras de arte, como tintas, pincéis, papel, argila, recursos digitais para edição de vídeo ou gravação de performance, entre outros. Além disso, acesso a biblioteca e recursos online serão fundamentais para a fase de pesquisa, permitindo aos alunos explorar diferentes fontes para coletar informações sobre povos indígenas e suas cosmopercepções. Ao final, será necessário organizar um espaço adequado para a exposição das obras, garantindo assim uma apresentação apropriada dos projetos.
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