Esta atividade pedagógica tem como objetivo fazer com que os alunos do 2º ano do Ensino Médio abordem a arte não apenas como forma de expressão estética, mas como um reflexo poderoso e crítico das questões sociais e políticas de diferentes períodos históricos. Os estudantes serão divididos em grupos e encarregados de escolher um período histórico ou movimento artístico específico para explorar como os artistas daquele contexto se engajaram com os principais temas sociopolíticos através de suas obras. Após uma fase de pesquisa e análise, cada grupo apresentará suas descobertas em uma roda de debate, buscando estabelecer conexões entre as expressões artísticas estudadas e as questões contemporâneas. Este exercício estimula o pensamento crítico, a análise interdisciplinar e fomenta uma compreensão mais aprofundada do papel transformador que a arte pode exercer na sociedade. Ao final, espera-se que os estudantes tenham uma visão mais ampla sobre como a arte reflete e influencia as mudanças sociais e políticas, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, oratória e argumentação.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda de como a arte serve como um veículo de expressão social e política, refletindo e influenciando questões históricas e contemporâneas. Além de desenvolver habilidades analíticas ao investigarem como diferentes movimentos artísticos e períodos históricos se engajaram com o contexto sociopolítico de sua época, os estudantes também aprimorarão suas capacidades de comunicação ao apresentarem e defenderem suas análises em um contexto de debate. Será incentivado um olhar crítico sobre a sociedade e a história, fomentando a capacidade de estabelecer conexões interdisciplinares e de compreender a relevância da arte como agente de mudança social.
O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração de movimentos artísticos e períodos históricos variados, como o Renascimento, o Barroco, o Romantismo, o Modernismo e as Vanguardas Europeias, até chegar às expressões artísticas contemporâneas. Os alunos analisarão obras de arte específicas que refletiram ou influenciaram mudanças sociais e políticas em seus respectivos contextos. Estudarão também teorias artísticas e sociológicas que ajudam a compreender a relação entre arte e sociedade, além de métodos de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa, utilizando a abordagem da Roda de Debate. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos e orientados na escolha de um período histórico ou movimento artístico. Será realizada uma fase de pesquisa, onde os alunos deverão buscar informações, analisar obras e coletar dados relevantes às questões sociais e políticas refletidas na arte de seu tema escolhido. Posteriormente, cada grupo compartilhará suas descobertas em uma Roda de Debate, promovendo um diálogo crítico e construtivo entre os participantes. Será incentivado o uso de recursos visuais e digitais para enriquecer as apresentações e debates.
A atividade será distribuída em 13 aulas de 60 minutos cada. As primeiras três aulas serão dedicadas à formação dos grupos e orientações iniciais. As próximas cinco aulas estarão focadas na pesquisa e análise das obras e movimentos artísticos. A nona e décima aulas serão voltadas para a preparação do debate. As três últimas aulas serão dedicadas à realização da Roda de Debate, seguidas de uma aula de reflexão e feedback.
A avaliação será baseada não apenas no conteúdo apresentado pelos alunos durante a Roda de Debate, mas também na sua capacidade de analisar criticamente as obras de arte, na qualidade de suas argumentações, na clareza das apresentações e na participação ativa durante o debate. Serão avaliados também os materiais de apoio elaborados, como slides ou outras ferramentas visuais utilizadas. Um aspecto importante será a habilidade dos alunos de estabelecer conexões relevantes entre as obras estudadas e as questões contemporâneas, demonstrando compreensão da arte como reflexo e influenciador da sociedade.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a preparação das apresentações, projetor e tela para visualização das obras durante as apresentações, e espaços adequados para a realização da Roda de Debate. Será incentivado o uso de plataformas digitais para a organização das pesquisas e para a elaboração de materiais visuais que enriqueçam as apresentações e debates. Livros de arte, história e sociologia também serão recomendados para embasar as análises dos alunos.
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