Esculturas em Movimento: Animando Invenções de Da Vinci

Desenvolvida por: Goete … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias
Temática: Renascentismo e Inovações de Leonardo da Vinci

A atividade proposta visa a recriar esculturas cinéticas baseadas nos projetos de Leonardo da Vinci. Utilizando materiais como madeira, cordas e alavancas, os alunos irão explorar as invenções mecânicas do renascentista através de pesquisas detalhadas. A elaboração de protótipos que simulam movimento permitirá aos participantes adquirir uma compreensão aprofundada das inovações técnicas e dos princípios físicos propostos por da Vinci. Além disso, a atividade estimula uma análise crítica das contribuições artísticas e científicas do período renascentista, conectando conhecimentos teóricos com aplicações práticas. Este envolvimento prático visa não apenas inspirar uma apreciação pela arte e ciência renascentista, como também incentivar habilidades críticas no design e na engenharia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam engajar os alunos com a prática criativa, incentivando o entendimento dos princípios técnicos e artísticos que Leonardo da Vinci incorporou em suas invenções. A atividade é projetada para promover habilidades de pesquisa, colaboração em equipe e resolução de problemas, ao passo que os alunos reconstroem dispositivos mecânicos históricos e avaliam suas influências na tecnologia moderna.

  • Compreender os princípios físicos presentes nas invenções de Leonardo da Vinci.
  • Explorar o impacto histórico e cultural das invenções renascentistas.
  • Desenvolver habilidades práticas em construção e modelagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos desta atividade incluem uma exploração abrangente das invenções mecânicas de Leonardo da Vinci, abordando também os contextos históricos, culturais e artísticos do Renascimento. A discussão sobre os princípios fundamentais da física, como mecânica e movimento, está integrada ao processo de pesquisa e construção, proporcionando insights sobre como essas ideias continuam a influenciar a tecnologia contemporânea.

  • Invenções mecânicas de Leonardo da Vinci.
  • Contexto histórico e cultural do Renascimento.
  • Princípios da física aplicados a mecanismos.
  • Construção de protótipos articulados.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é intensamente interativa, com os alunos em pequenos grupos para maximizar o aprendizado colaborativo. Através de pesquisa orientada, brainstorming e hands-on, as equipes desenvolverão suas esculturas usando uma abordagem prática que mistura artes e ciências. Este método fomenta tanto o pensamento crítico quanto a criatividade, enquanto os alunos constroem suas interpretações dos projetos de Da Vinci.

  • Pesquisa em grupo sobre invenções de Da Vinci.
  • Planejamento e esboço de protótipos.
  • Construção prática com materiais disponíveis.
  • Discussão e reflexão conjunta.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para esta atividade compreende quatro aulas de 50 minutos. Durante este tempo, os alunos seguirão uma progressão lógica começando com a pesquisa e conclusão com a apresentação de seus protótipos. Este planejamento temporal foi concebido para garantir que os alunos tenham o equilíbrio adequado entre teoria e prática, promovendo uma experiência de aprendizagem rica e eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao Renascentismo e pesquisa sobre as invenções de da Vinci.
  • Aula 2: Planejamento e esboço de protótipos.
  • Aula 3: Construção dos protótipos e teste.
  • Aula 4: Apresentação e reflexão sobre os projetos desenvolvidos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e formativa, considerando aspectos como envolvimento nas atividades de pesquisa e construção, trabalho em equipe, criatividade no design dos protótipos e compreensão dos princípios físicos aplicados. Exemplos de critérios específicos incluem a eficácia do sistema mecânico criado, a originalidade e inovação demonstradas e a capacidade de comunicar as ideias de forma clara durante as apresentações. Os alunos também serão encorajados a refletir sobre o próprio processo de aprendizagem através de autoavaliações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais de construção simples mas eficazes, além de acesso a ferramentas de pesquisa e documentação iconográfica das invenções de Da Vinci. Estes elementos são essenciais para propiciar uma experiência de aprendizagem prática e enriquecedora, capacitando os alunos a transformar conceitos teóricos em realizações tangíveis.

  • Madeira, cordas e alavancas.
  • Ferramentas de trabalho manuais (serrotes, martelos).
  • Acesso a computadores e internet para pesquisa.
  • Documentários e livros sobre Leonardo da Vinci.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo