Explora-Arte: Uma Jornada Cultural

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Humanidades
Temática: Diversidade Cultural através das Artes

A atividade 'Explora-Arte: Uma Jornada Cultural' destina-se a alunos do 2º ano do Ensino Médio e tem como propósito imergir os estudantes na riqueza da diversidade cultural do mundo por meio de uma experiência prática e interativa. Através da visita a museus ou centros culturais, os alunos serão convidados a explorar obras de arte de diversas partes do globo, engajando-se não apenas na observação, mas também na análise crítica dessas manifestações artísticas. Antes da saída de campo, uma preparação em sala de aula incentivará os alunos a adotarem um olhar questionador e investigativo acerca das obras que irão encontrar, estimulando-os a selecionar uma peça que especialmente lhes chame atenção. Posteriormente, eles serão encarregados de pesquisar sobre a história da obra escolhida, o contexto cultural em que foi produzida e sua relevância na atualidade. Esta investigação culminará na criação de um mural colaborativo na escola, onde cada aluno compartilhará suas descobertas, promovendo um rico intercâmbio de aprendizados e visões culturais. Esta atividade pretende não apenas expandir o horizonte cultural dos alunos, mas também desenvolver habilidades analíticas, críticas e de pesquisa, fundamentais para sua formação integral.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação mais profunda pela diversidade cultural e pelas diversas formas de expressão artística ao redor do mundo. Será enfatizado o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, à medida que os estudantes aprenderão a investigar e interpretar obras de arte em seu contexto histórico e cultural. Além disso, almeja-se estimular a habilidade de pesquisa e síntese de informações, promovendo também a expressão oral e escrita ao compartilhar suas descobertas. Desta forma, a atividade visa contribuir para a formação de alunos mais conscientes, reflexivos e respeitosos em relação às diferentes culturas e suas manifestações artísticas.

  • Desenvolver apreciação pela diversidade cultural mundial através das artes.
  • Fomentar o pensamento crítico e habilidades analíticas na interpretação de obras de arte.
  • Estimular a pesquisa e a compreensão do contexto histórico-cultural das obras de arte.
  • Promover habilidades de comunicação através do compartilhamento de descobertas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703 - Analisar, combinar e recontextualizar informações e repertórios advindos das linguagens artísticas e de outras áreas do conhecimento.
  • EM13CHS101 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, o Conteúdo Programático abordado engloba o estudo da diversidade cultural por meio das artes, destacando obras de diferentes partes do mundo e suas implicações históricas e culturais. Abrange o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e crítica de obras artísticas, bem como a comunicação eficaz das descobertas. O conteúdo visa proporcionar um entendimento mais amplo sobre o papel da arte como forma de expressão e reflexão cultural, estimulando a apreciação e o respeito pelas diversas culturas.

  • Estudo da diversidade cultural através das artes.
  • Técnicas de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Contextualização histórica e cultural de obras artísticas.
  • Criação de um mural colaborativo de experiências e aprendizados.

Metodologia

Esta atividade utiliza uma abordagem de metodologia ativa, combinando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Antes da saída, os alunos serão preparados com conceitos-chave e técnicas de análise artística. Durante a visita aos museus ou centros culturais, eles aplicarão essas técnicas na observação e seleção das obras. Após a saída, participarão de uma Roda de Debate para compartilhar impressões iniciais e, posteriormente, desenvolverão um projeto de pesquisa sobre a obra escolhida. Finalizando com a criação de um mural colaborativo, onde cada um apresentará suas descobertas para a turma.

  • Preparação pré-visita com conceitos-chave e técnicas de análise artística.
  • Saída de Campo para observação direta e seleção das obras de arte.
  • Roda de Debate para compartilhar impressões iniciais após a visita.
  • Projeto de pesquisa sobre a obra escolhida e seu contexto.
  • Criação de um mural colaborativo de experiências e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 3 horas, divididas em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorre a preparação pré-visita. A segunda aula é destinada à Saída de Campo. Na terceira aula, os alunos trabalharão na finalização de seus projetos de pesquisa e na criação do mural colaborativo, seguido de uma sessão de compartilhamento e reflexão sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Preparação pré-visita com discussão sobre diversidade cultural e técnicas de análise artística.
  • Aula 2: Saída de Campo para museu ou centro cultural para observação e seleção de obras.
  • Aula 3: Desenvolvimento do projeto de pesquisa e criação do mural colaborativo.

Avaliação

A avaliação será formada por critérios qualitativos relacionados à eficácia da pesquisa realizada e à profundidade da análise das obras escolhidas. Considerará a habilidade dos alunos em expressar suas descobertas tanto oralmente quanto através do mural colaborativo, avaliando a clareza, coesão e coerência das apresentações. Será também valorizada a originalidade e criatividade na conexão entre a obra estudada e o seu contexto cultural. Exemplos de questões avaliativas incluem a qualidade e relevância das informações pesquisadas, a capacidade de argumentação crítica e o envolvimento na Roda de Debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a museus ou centros culturais que exponham obras de arte de diferentes culturas, acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação do mural (como cartolina, canetas, cola, etc.), e um espaço físico adequado para a montagem e exposição do mural colaborativo. Ademais, o uso de câmeras ou smartphones para registrar as obras durante a visita pode enriquecer o material para análise e discussão posterior.

  • Acesso a museus ou centros culturais.
  • Materiais para a criação do mural (cartolina, canetas, cola, etc.).
  • Equipamento para registro de imagens (câmeras, smartphones).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço para montagem e exposição do mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo