Memes Históricos: Dialogando com o passado

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Arte e Tecnologia
Temática: Cultura digital e memética

Esta atividade tem como objetivo apresentar o conceito de memética aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, explorando seu papel significativo na cultura digital, especialmente na forma como os eventos históricos e personalidades marcantes podem ser reinterpretados e disseminados através dos memes. Os alunos serão incentivados a pesquisar eventos históricos ou personalidades que considerem significativos, aplicando seus conhecimentos para transformar essas informações em memes criativos e reflexivos. Farão uso de plataformas digitais apropriadas para a criação de seus memes, considerando tanto os aspectos sócio-históricos dos temas escolhidos quanto a relevância contemporânea, promovendo uma análise crítica sobre como o humor e a sátira podem ser empregados para comentar questões sociais e culturais. Finalmente, as criações serão compartilhadas em uma galeria virtual, permitindo à turma discutir e interpretar as diversas perspectivas sobre os fatos históricos apresentados, assim como avaliar a linha tênue entre o respeito pela história e a sátira.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem o conceito de memética dentro da cultura digital, explorando como eventos históricos e personalidades podem ser representados e reinterpretados por meio de memes. Pretende-se desenvolver habilidades analíticas e criativas dos alunos, estimulando a reflexão crítica sobre o papel do humor e da sátira na sociedade, além de promover o respeito pelos fatos históricos e personagens envolvidos. Essa tarefa buscará também aprimorar habilidades digitais ao utilizar plataformas de criação de memes, destacando a importância da ética e do pensamento crítico na interpretação e produção de conteúdo digital.

  • Compreender o conceito de memética e seu impacto cultural
  • Analisar eventos históricos e personalidades sob uma perspectiva contemporânea e crítica
  • Desenvolver criatividade na produção de memes, respeitando contextos sócio-históricos
  • Fomentar habilidades digitais e éticas na criação e compartilhamento de conteúdo digital
  • Promover o debate crítico sobre a influência de memes na interpretação de eventos históricos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

Neste plano, o conteúdo programático abordará temas centrais como a origem e o desenvolvimento da memética, a análise de eventos históricos e a importância das personalidades dentro de contextos específicos, refletindo sobre como estes podem ser adaptados e disseminados na forma de memes. Através de uma metodologia ativa e interativa, os estudantes serão conduzidos a explorar a riqueza histórica e cultural por trás de cada tema escolhido, aplicando crítica e criatividade na produção de memes que dialoguem com o presente e estimulem reflexão.

  • Conceitos fundamentais da memética
  • A relação entre memes, cultura digital e sociedade
  • Estudo de casos: análise de memes bem-sucedidos baseados em eventos históricos
  • Ética e responsabilidade na criação e compartilhamento de memes
  • Ferramentas digitais para criação de memes

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada na Sala de Aula Invertida, permitindo que os alunos iniciem o processo de aprendizagem antes da aula por meio de pesquisas e leituras dirigidas. Em sala, a tarefa se desdobrará em discussões em grupo para troca de ideias e planejamento dos memes, seguido de atividades práticas na criação dos mesmos usando ferramentas digitais. A colaboração e o debate serão encorajados para enriquecer a experiência de aprendizado e aprofundar o entendimento sobre o impacto dos memes na cultura contemporânea.

  • Pesquisa individual pré-aula sobre memética e eventos históricos
  • Discussões em grupo para troca de ideias e decisão sobre temas dos memes
  • Sessões práticas de criação de memes utilizando ferramentas digitais específicas
  • Apresentação e compartilhamento dos memes na galeria virtual da turma
  • Debates sobre as criações, focando em interpretação e crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira aula, após uma breve introdução ao tema pelo professor, os alunos participarão de discussões em grupos para escolher seu tema e esboçar seu meme. Na segunda aula, os alunos finalizarão e apresentarão seus memes na galeria virtual, seguido de um debate aberto sobre as obras criadas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de memética, discussão em grupos e início do esboço dos memes.
  • Aula 2: Finalização dos memes, criação da galeria virtual e realização do debate sobre os trabalhos apresentados.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e reflexão crítica evidenciada nos memes criados pelos alunos, levando em conta a adequação ao contexto sócio-histórico do tema escolhido, a qualidade e pertinência da crítica ou humor empregado, assim como a apresentação e argumentação durante o debate. Serão avaliados também a participação individual no processo de pesquisa e discussão em grupo, além do uso efetivo das ferramentas digitais para a produção do meme. Critérios específicos incluirão clareza de comunicação, aplicação de conhecimento histórico e sociocultural, e aderência às diretrizes éticas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão utilizadas diversas ferramentas e recursos digitais que facilitam a criação de conteúdo gráfico, como Canva, Photoshop Express ou ferramentas similares gratuitas online que não requerem conhecimento técnico avançado. Além disso, a atividade se beneficiará de acesso a bancos de dados e fontes de pesquisa online para a seleção de eventos históricos e personalidades, assim como diretrizes e exemplos de memes que dialogam de maneira inteligente e respeitosa com a história.

  • Plataformas digitais para criação de memes (ex: Canva, GIMP, Photoshop Express)
  • Acesso a bancos de dados online para pesquisa de eventos históricos
  • Diretrizes sobre ética na criação de conteúdo digital
  • Exemplos de memes históricos para estudo e inspiração
  • Ferramentas de comunicação online para debates e compartilhamento da galeria virtual

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo