Meu Manifesto Artístico

Desenvolvida por: Teste (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Linguagens
Temática: Criação e apresentação de manifestos artísticos

A atividade proposta tem como objetivo incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorar e compreender diversos tipos de manifestos artísticos e movimentos associados, com o intuito de criar seus próprios manifestos. Antes da aula prática, os alunos realizarão uma pesquisa sobre diferentes manifestos, compreendendo suas raízes históricas, contextos sociopolíticos e valores estéticos. Durante a aula, eles irão escrever seus próprios manifestos, justificando suas escolhas estilísticas e ideológicas com base em suas pesquisas e reflexões. A apresentação dos manifestos permitirá um exercício de argumentação e defesa de ideias, promovendo um espaço de escuta e debate crítico entre os pares. Essa prática não só fortalece a compreensão das diversas linguagens artísticas, mas também estimula a produção de discursos críticos e criativos, levando em consideração os funcionamentos de linguagens verbais, visuais e outras mídias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento das capacidades de análise crítica, produção textual e argumentação dos alunos. Ao pesquisar sobre movimentos artísticos e manifestos, os estudantes serão estimulados a identificar e interpretar visões de mundo e contextos específicos. Durante a produção dos próprios manifestos, serão desafiados a utilizar linguagens variadas para expressar suas ideias de forma coerente e impactante. A apresentação e defesa das manifestações permitirão o exercício da argumentação lógica e consistente, assim como o respeito e análise dos pontos de vista dos colegas.

  • Incentivar a pesquisa sobre movimentos artísticos e manifestos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de diferentes linguagens.
  • Estimular a produção e expressão de ideias por meio de manifestos.
  • Promover a argumentação e defesa de ideias criativas e críticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP04: Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foi desenhado para garantir que os alunos obtenham uma compreensão abrangente dos aspectos históricos, culturais e estéticos dos manifestos artísticos. Inicialmente, os estudantes realizarão uma pesquisa sobre os principais movimentos artísticos que utilizaram manifestos, entendendo o contexto sociopolítico em que surgiram. Em seguida, esses conhecimentos serão aplicados na criação de manifestos originais, onde os alunos devem incorporar suas próprias visões de mundo.

  • Estudo histórico de manifestos artísticos
  • Análise de contextos sociopolíticos dos movimentos artísticos
  • Criação de manifestos originais
  • Apresentação e debate dos manifestos criados

Metodologia

A metodologia adotada busca equilibrar pesquisa teórica com prática criativa, visando maximizar o engajamento dos alunos e a internalização dos conteúdos. Começamos com uma pesquisa guiada para assegurar que os estudantes possuam os conhecimentos básicos necessários sobre manifestos. Na aula prática, a ênfase será colocada na produção criativa e na reflexão crítica sobre as escolhas feitas durante a escritura e apresentação dos manifestos. O feedback coletivo é um componente essencial para fomentar o respeito e a escuta ativa entre os colegas.

  • Pesquisa guiada sobre manifestos
  • Discussão em grupo dos resultados de pesquisa
  • Produção criativa dos manifestos
  • Apresentação e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando um equilíbrio entre preparação e execução prática. A primeira aula é destinada à introdução e pesquisa sobre manifestos artísticos, enquanto a segunda aula foca na criação e apresentação dos manifestos pelos alunos. Este cronograma foi desenhado para permitir uma compreensão progressiva e aprofundada do conteúdo, culminando em uma experiência prática que sintetiza a aprendizagem inicial.

  • Aula 1: Introdução e pesquisa sobre manifestos artísticos
  • Aula 2: Criação, apresentação e debate dos manifestos

Avaliação

A avaliação dos manifestos artísticos será feita com base em diversos critérios, englobando pesquisa, criatividade, coerência e capacidade argumentativa. Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto à profundidade das pesquisas realizadas, a originalidade das ideias apresentadas em seus manifestos e a clareza com a qual defendem suas ideias na apresentação. Um exemplo de avaliação seria atribuir nota máxima para pesquisas que citem corretamente as fontes e analisem criticamente os manifestos estudados. Para a produção criativa, a coerência interna do manifesto, junto com a originalidade do estilo e conteúdo, serão valorizadas. Por fim, a capacidade do aluno de articular suas ideias e responder aos questionamentos dos colegas durante a apresentação indicará sua habilidade de argumentação e defesa de pontos de vista.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet e dispositivos para que os alunos realizem suas pesquisas de maneira eficiente e completa. Além disso, é importante prover materiais de escrita para a elaboração dos manifestos, e um espaço que permita a livre circulação e disposição dos alunos durante as apresentações. Recursos audiovisuais podem ser utilizados para enriquecer a apresentação e tornar a experiência mais dinâmico.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Material de escrita (papel, canetas, etc.)
  • Projetor ou quadro para apresentações
  • Espaço amplo para apresentações e debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo