Nesta atividade, o intuito é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda a respeito do carnaval de rua, enfocando suas origens e significâncias culturais, especialmente sob o prisma das influências africana e europeia. Através de uma metodologia ativa que inclui Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade visa não somente o conhecimento teórico, mas também a experimentação prática. Os alunos serão levados a criar suas próprias batidas de samba com instrumentos de percussão improvisados, como baldes, latas e garrafas plásticas, promovendo uma exploração da musicalidade e criatividade, além de refletir sobre o papel essencial da música no carnaval como uma linguagem artística.
Esta atividade tem como objetivos principais introduzir os estudantes à rica história e importância cultural do carnaval de rua no Brasil, destacando as influências africana e europeia que moldaram a festividade. Pretende-se fomentar uma compreensão mais profunda da música como ferramenta de expressão cultural e social no contexto do carnaval. Além disso, visa-se estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos ao desafiá-los a criar suas próprias batidas musicais, utilizando materiais improvisados, de forma a colocar em prática conceitos teóricos discutidos em sala.
Este plano de aula pretende abordar o tema do carnaval de rua, enfatizando seu contexto histórico, cultural e social, e as contribuições das culturas africana e europeia. Discussão sobre a música no carnaval será central, especialmente a percussão, focando na sua importância como veículo de expressão e identidade cultural.
Adotaremos uma abordagem prática e colaborativa, incentivando a participação ativa dos alunos. A atividade iniciará com um breve contexto teórico sobre o carnaval, seguido de uma imersão prática na criação de batidas de Samba. Esta metodologia ativa, combinando Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, visa não apenas a assimilação do conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.
A atividade será realizada em 1.2 aulas de 50 minutos. Inicialmente, será apresentado um contexto teórico sobre o Carnaval (20 minutos), seguido de formação de grupos e realização da atividade prática de criação musical (25 minutos). Concluiremos com uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido e experienciado (5 minutos).
A avaliação será baseada na participação ativa durante a atividade prática, na criatividade e originalidade das composições, e na habilidade de trabalhar em equipe. Será solicitado um breve relatório de grupo, onde refletirão sobre o processo criativo e a aprendizagem. A apresentação da batida de Samba criada servirá como parte da avaliação, observando-se a coesão e cooperação do grupo.
Utilizaremos materiais simples e acessíveis para a criação dos instrumentos de percussão improvisados, como baldes, latas e garrafas plásticas. Serão também empregados recursos audiovisuais para a exposição teórica inicial, tais como vídeos e slides, para proporcionar uma contextualização rica e envolvente sobre o Carnaval.
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