Performance Multimodal: Expressão Corporal e Artes Plásticas

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração da Arte Brasileira através de Performance Multimodal

A atividade propõe uma imersão criativa onde os alunos do 2º ano do Ensino Médio trabalham em equipe para desenvolver uma expressão artística que funde linguagem corporal e artes plásticas. Os grupos escolhem uma obra de arte brasileira como fonte de inspiração e criam uma cena performática que reflete os temas, cores e emoções da obra. Usando o corpo como meio de expressão, busca-se integrar elementos das artes visuais e do teatro, promovendo entendimento profundo das mensagens estéticas e emocionais das obras analisadas. A performance multimodal permite que os alunos experimentem a comunicação de ideias complexas por meio de linguagens artísticas diversas, incentivando o trabalho coletivo, a interpretação crítica e a criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a capacidade de interpretação e expressão dos alunos, estimulando a análise crítica e a criatividade. Eles aprenderão a trabalhar colaborativamente, analisando obras de arte e traduzindo seus temas em expressões corporais. A atividade promove o engajamento com a cultura brasileira e a exploração de diferentes formas de arte como meios de comunicação e interpretação de emoções e ideias.

  • Analisar criticamente obras de arte brasileira.
  • Utilizar a linguagem corporal para expressar emoções e temas.
  • Trabalhar colaborativamente em projetos artísticos.
  • Interpretar ideias e temas complexos através de manifestações artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange um mergulho nas artes visuais brasileiras, focando na interpretação e tradução de elementos artísticos para expressões corporais. Os alunos serão expostos a conceitos de multimodalidade e estética, estimulando a análise crítica e a posterior poder de síntese desses temas em apresentações performáticas.

  • Introdução às artes visuais brasileiras.
  • Conceitos de estética e multimodalidade.
  • Análise de cores, temas e emoções em obras de arte.
  • Tradução de elementos visuais para linguagem corporal.

Metodologia

A metodologia utilizada promove a aprendizagem ativa e colaborativa, partindo da escolha de uma obra de arte e da discussão em grupo sobre suas características. Esta abordagem prática e dinâmica permite que os alunos expressem suas ideias criativamente, enquanto desenvolvem habilidades de comunicação e interpretação artística.

  • Discussão em grupo sobre obras de arte selecionadas.
  • Planejamento e criação de cenas performáticas.
  • Inserção de feedbacks para refinamento dos projetos.
  • Apresentações finais com reflexão crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

Dividida em 2.4 aulas de 50 minutos cada, a atividade foi estruturada para organizar a execução do projeto desde a análise da obra até a apresentação final. O cronograma visa otimizar o tempo para discussão, criação, ensaios, e feedback, assegurando um desenvolvimento gradual e consistente das performances.

  • Aula 1: Introdução à atividade e escolha da obra de arte.
  • Aula 2: Discussão e planejamento inicial da performance.
  • Aula 3: Desenvolvimento e ensaio da performance.
  • Aula 4: Apresentação final e feedback.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento dos alunos, a colaboração em grupo, a originalidade e coerência das performances, e a habilidade de traduzir conceitos artísticos para expressões corporais. Exemplos de critérios incluem: clareza na interpretação da obra de arte escolhida, criatividade na apresentação, e capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, o feedback entre pares será incentivado, permitindo que os alunos avaliem construtivamente as performances dos colegas, promovendo uma reflexão mais ampla e aprofundada sobre o processo criativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade devem proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para explorar suas ideias criativas e transformar suas interpretações artísticas em performances multimodais. É essencial que os materiais escolhidos sejam acessíveis e estimulantes, contribuindo para a expressão eficaz dos temas e emoções presentes nas obras de arte selecionadas.

  • Reproduções das obras de arte selecionadas.
  • Materiais de artesanato para criação de adereços.
  • Espaço amplo para ensaios e apresentações.
  • Equipamentos de áudio e vídeo para gravação das performances.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo