Pinceladas Brasileiras: do Barroco ao Modernismo

Desenvolvida por: Brendha (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Movimentos Artísticos Brasileiros

A atividade 'Pinceladas Brasileiras: do Barroco ao Modernismo' tem como objetivo principal introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Médio aos principais movimentos artísticos que marcaram a história da arte no Brasil, como são o Barroco Mineiro, o Modernismo de 1922 e o Neoconcretismo, e como eles refletem a sociedade brasileira ao longo dos anos. Os estudantes serão divididos em grupos e cada um ficará responsável por pesquisar profundamente sobre um dos movimentos artísticos indicados. Após a fase de pesquisa, cada grupo deverá criar um mural que represente visualmente o movimento artístico escolhido, utilizando para isso uma gama diversificada de materiais, incluindo tinta, papel reciclado e tecido, incentivando assim a criatividade e o uso consciente de recursos. Esta atividade culminará numa galeria itinerante na escola, onde estes murais serão apresentados. Cada grupo terá a oportunidade de explicar à comunidade escolar as características principais, o contexto histórico, social e cultural, além dos artistas mais proeminentes de cada movimento. Este projeto pedagógico busca não apenas o conhecimento teórico, mas também proporcionar a expressão artística dos alunos, o trabalho em equipe e a apreciação estética, contribuindo para uma compreensão holística das artes visuais brasileiras.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre os principais movimentos artísticos que tiveram impacto significativo no Brasil, promovendo um conhecimento que vai além do teórico e alcança o prático através da criação artística. Espera-se que os estudantes consigam identificar as características distintas de cada movimento, compreender o contexto histórico, social e cultural em que surgiram e reconhecer os principais artistas e obras associados. Além disso, pretende-se fomentar habilidades sociais através do trabalho em grupo, incentivando a comunicação eficaz, divisão de tarefas e colaboração. A expressão criativa e o pensamento crítico também são objetivos importantes, promovendo uma reflexão individual e coletiva sobre a arte e seu papel na sociedade.

  • Identificar e descrever as principais características dos movimentos artísticos brasileiros estudados.
  • Entender o contexto histórico, social e cultural dos movimentos artísticos.
  • Reconhecer artistas proeminentes e suas contribuições para cada movimento.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e expressão criativa na elaboração de murais.
  • Promover a reflexão crítica sobre o papel da arte na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13ARH601 - Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, discutindo suas funções, usos, criadores, contextos de produção e a relação com os meios de circulação e divulgação, considerando critérios estéticos, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo de três importantes movimentos artísticos brasileiros, enfatizando não só suas características estéticas e técnicas, mas também o contexto sociocultural e histórico em que emergiram. Inicialmente, será feita uma introdução à arte brasileira, seguida pela análise detalhada do Barroco Mineiro, Modernismo de 1922 e Neoconcretismo, destacando artistas chave, obras significativas e suas influências na cultura brasileira. Os alunos também terão a oportunidade de explorar as técnicas artísticas relacionadas a cada movimento, preparando-os para a fase prática da criação dos murais.

  • Introdução à arte brasileira e seus principais movimentos
  • Análise do Barroco Mineiro: características, artistas e obras
  • Estudo do Modernismo de 1922: fundamento, figuras centrais e contribuições
  • Exploração do Neoconcretismo: conceitos, influências e artistas representativos
  • Técnicas artísticas dos movimentos estudados

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada em uma abordagem mão-na-massa, promovendo o aprendizado ativo e a participação direta dos alunos. Inicialmente, cada grupo receberá uma orientação sobre como conduzir a pesquisa dos movimentos artísticos, com sugestões de fontes confiáveis e aspectos chave a serem observados. Após a fase de pesquisa, os alunos guiarão o processo criativo na elaboração dos murais, incentivando a discussão em grupo e a divisão de tarefas. Esse enfoque prático visa a execução de aprendizagens significativas, estimulando a expressão artística e a valorização das contribuições individuais e coletivas ao projeto.

  • Apresentação e divisão dos temas pelos grupos
  • Orientações sobre pesquisa e fontes confiáveis de informação
  • Criação dos murais com base nos movimentos artísticos estudados
  • Montagem da galeria itinerante e preparação para apresentações
  • Realização da galeria itinerante com exposição e explicação dos murais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, os alunos receberão as orientações iniciais, procederão com a pesquisa e iniciarão a criação dos murais. A segunda aula será dedicada à finalização dos murais e à montagem da galeria itinerante, seguida pela exposição e apresentações dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa e início da criação dos murais.
  • Aula 2: Finalização dos murais, montagem da galeria e apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Pinceladas Brasileiras: do Barroco ao Modernismo' será baseada em critérios claramente estabelecidos e comunicados aos alunos desde o início do projeto. Serão avaliados aspectos como a profundidade e qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e técnica aplicada na criação dos murais, a capacidade de trabalho em equipe e a eficiência na comunicação das informações durante a apresentação. Cada um destes aspectos receberá uma pontuação, que juntos comporão a nota final do grupo. A avaliação busca não apenas julgar o produto final, mas também o processo de aprendizagem, incentivando os alunos a refletirem sobre sua própria evolução ao longo do projeto. Serão valorizados os esforços para uma pesquisa rigorosa, a originalidade na expressão artística, a colaboração entre os membros do grupo e a habilidade para transmitir o conhecimento adquirido.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais que possibilitem a expressão artística dos estudantes na criação dos murais, bem como recursos para a pesquisa e a apresentação dos trabalhos. Este conjunto de ferramentas é pensado para apoiar o processo criativo e o aprofundamento teórico sobre os movimentos artísticos.

  • Materiais para criação dos murais: tintas, pincéis, papel reciclado, tecidos etc.
  • Acesso à biblioteca e à internet para pesquisa
  • Espaço para a montagem da galeria itinerante
  • Ferramentas de apresentação: projetor, microfone, etc. para as apresentações finais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo