Viagem no Tempo: Da Pré-história à Modernidade

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio embarcarão em uma viagem pelo tempo através da história da arte. Divididos em grupos, cada um receberá uma época específica para explorar: da Pré-história, passando pelo Renascimento, até a Arte Moderna. O objetivo é investigar as principais características artísticas, identificar artistas de destaque e suas obras mais conhecidas de cada período. Após a fase de pesquisa, os grupos apresentarão suas descobertas numa Roda de Debate. Este formato promoverá um ambiente rico em troca de informações, permitindo comparar e contrastar as diferentes épocas exploradas. Além de fomentar o conhecimento em arte, esta atividade visa desenvolver habilidades essenciais como pesquisa, apresentação e argumentação. É uma oportunidade para os alunos se envolverem ativamente com o conteúdo e praticarem o pensamento crítico e a expressão verbal de forma colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a história da arte, evidenciando a evolução das técnicas artísticas, a variedade estilística e o impacto cultural das diversas épocas. Almeja-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa e sejam capazes de identificar os principais artistas e suas obras marcantes, compreendendo o contexto histórico de cada criação. Destaca-se também a importância de habilidades de apresentação e argumentação, fundamentais para o debate crítico entre os grupos, onde poderão expressar suas análises, defendendo suas perspectivas e praticando a escuta ativa.

  • Compreender a evolução da arte ao longo de diferentes períodos históricos.
  • Identificar as principais características artísticas de cada época.
  • Reconhecer artistas destacados e suas obras influentes.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e argumentação.
  • Estimular o pensamento crítico e a expressão verbal de forma colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla um passeio pela história da arte, investigando períodos relevantes como a Pré-história, a Idade Média, o Renascimento, o Barroco, o Neoclassicismo, o Romantismo, o Impressionismo, a Arte Moderna, entre outros. O objetivo é abordar as principais características, técnicas e materiais utilizados, além de compreender o contexto socio-histórico que cada época reflete em suas produções artísticas.

  • Pré-história e as primeiras manifestações artísticas
  • Renascimento: o despertar do conhecimento e da beleza
  • Arte Moderna: rompendo com o passado
  • Contexto histórico e cultural de cada período
  • Principais artistas e obras de cada época

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a 'Roda de Debate'. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo ficará responsável por uma época específica da história da arte. Eles vão trabalhar juntos na pesquisa de informações, com o apoio de recursos digitais e bibliográficos. Depois, os grupos apresentarão suas descobertas em um debate, promovendo uma discussão crítica sobre as semelhanças e diferenças entre as épocas. Esta abordagem estimula o aprendizado ativo, a colaboração e a expressão verbal.

  • Trabalho em grupo para a fase de pesquisa.
  • Uso de recursos digitais e bibliográficos.
  • Apresentação das descobertas em uma Roda de Debate.
  • Comparação e discussão crítica entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e introdução das épocas históricas. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate.

  • Aula 1: Divisão dos grupos e introdução das épocas históricas para pesquisa.
  • Aula 2: Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada numa rubrica que considerará os seguintes critérios: qualidade e profundidade da pesquisa realizada, eficácia e clareza na apresentação das descobertas, habilidade de argumentação e participação ativa no debate. Também será avaliado o trabalho em equipe e a capacidade de síntese e correlação das informações. Exemplos práticos de desempenho esperado podem incluir a identificação de influências de um período sobre o outro, ou a analogia entre técnicas artísticas utilizadas em épocas distintas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a fase de pesquisa, materiais bibliográficos específicos de história da arte, além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, podendo ser a própria sala de aula. Recursos audiovisuais, como projetor e caixas de som, podem ser úteis para as apresentações dos grupos.

  • Acesso à internet
  • Materiais bibliográficos de história da arte
  • Espaço adequado para a Roda de Debate
  • Recursos audiovisuais (projetor, caixas de som)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo