Nesta atividade pedagógica, destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, exploraremos o movimento Modernista no Brasil, com enfoque especial na obra e contribuição de Alfredo Volpi para este importante período artístico. Utilizando a metodologia ativa, os estudantes serão incitados a investigar autonomamente, em grupo, as diversas facetas do Modernismo, assimilando a influência de Volpi nesse contexto. Por meio de pesquisas, os alunos deverão preparar apresentações em slides ou cartazes abordando aspectos significativos da vida de Volpi, suas principais temáticas, técnicas e contribuições ao Modernismo. Espera-se que essa abordagem fomente o debate e a troca de perspectivas entre os alunos, enriquecendo a compreensão coletiva sobre a arte modernista brasileira.
O objetivo principal desta atividade é introduzir os alunos ao período artístico do Modernismo no Brasil, com foco na figura de Alfredo Volpi, estimulando a pesquisa, análise crítica e capacidade de síntese dos estudantes. Pretende-se, ao final, que os alunos tenham uma compreensão robusta e multifacetada do Modernismo, reconhecendo a importância de Volpi dentro deste movimento. O desenvolvimento de habilidades de colaboração, comunicação eficaz e pensamento crítico também são metas importantes desta atividade.
A exploração do Modernismo e a obra de Alfredo Volpi fornecem um rico contexto para compreender as transformações culturais e artísticas do Brasil no início do século XX. Esta unidade irá contextualizar o Modernismo, destacando suas principais características, influências e protagonistas, com enfoque na singularidade da contribuição de Volpi, através de sua técnica e temática.
Adotaremos uma estratégia de aprendizado baseada em metodologias ativas, incentivando a autonomia dos alunos na aquisição do conhecimento. A divisão em grupos tem o propósito de fomentar a pesquisa colaborativa. As apresentações em classe, seja via slides ou cartazes, fornecerão um momento de compartilhamento de descobertas, promovendo o debate e a troca de ideias entre os grupos, para uma compreensão ampliada do Modernismo e da obra de Volpi.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão suas pesquisas em grupos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão em classe.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos grupos, clareza e criatividade das apresentações, bem como na participação ativa nas discussões em classe. Critérios específicos incluem a capacidade dos alunos de identificar e analisar as principais características do Modernismo e a obra de Volpi, a colaboração efetiva dentro dos grupos, e sua habilidade em comunicar ideias de forma clara e persuasiva. O engajamento nas discussões, demonstrando respeito e abertura para as diversas interpretações, também será considerado.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a recursos para pesquisa (livros, artigos, internet), materiais para criação de cartazes (papel, canetas, marcadores) ou acesso a computadores para elaboração de slides. Incentiva-se o uso de reproduções digitais de obras de Alfredo Volpi disponíveis em acervos online como base para análise e discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula