Análise de Campanhas Artísticas

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Comunicação e Língua Portuguesa
Temática: Publicidade e História da Arte

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar o universo das campanhas publicitárias contemporâneas, identificando e analisando o uso criativo de elementos da história da arte em suas construções. O objetivo é que cada grupo selecione uma campanha específica e conduza uma análise crítica abrangente, focada em como referências artísticas são incorporadas para enriquecer visuais, sons e mensagens. Os alunos deverão investigar as escolhas estéticas, identificar as técnicas de engajamento e persuasão empregadas, e considerar o impacto desses elementos na recepção da audiência. Além disso, a atividade pedirá uma reflexão crítica sobre a representação de estereótipos e como a publicidade pode tanto perpetuar quanto quebrar essas imagens. Este exercício intenciona aprofundar a compreensão dos estudantes sobre a influência da arte na mídia contemporânea, promovendo habilidades de análise crítica e apreciação estética.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é duplo: primeiro, proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da influência e relevância da história da arte no contexto da publicidade moderna. Isso inclui o reconhecimento de como a arte pode transcender seu contexto original para se tornar uma ferramenta poderosa de comunicação e persuasão em campanhas publicitárias. Segundo, visa desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre o papel dos meios de comunicação e publicidade na forma como interpretamos imagens e mensagens. Esses objetivos são fundamentais para equipar os alunos com uma visão mais complexa e crítica do mundo da arte e da mídia.

  • Analisar o uso de referências artísticas em campanhas publicitárias contemporâneas
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexiva sobre mensagens e imagens na mídia
  • Entender as estratégias de engajamento e persuasão em publicidade
  • Refletir sobre a representação e desconstrução de estereótipos na publicidade
  • Aplicar conhecimentos de história da arte em contextos modernos e publicitários

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
  • EM13LP44: Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.), identificando valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização e explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange desde a teoria e análise da história da arte, explorando diferentes períodos e movimentos, até a compreensão dos princípios básicos da publicidade. Isso inclui a análise de técnicas publicitárias, estratégias de persuasão e engajamento, e o papel da mídia na construção de significados. Através do estudo de campanhas publicitárias que empregam a arte de forma criativa, os alunos terão a chance de examinar como as imagens e temas artísticos são adaptados e reinterpretados em um contexto contemporâneo, promovendo uma compreensão mais profunda tanto da arte quanto da publicidade.

  • História da Arte e sua influência na Publicidade Contemporânea
  • Análise de Campanhas Publicitárias: Técnicas e Estratégias
  • Desconstrução dos Estereótipos em Publicidade
  • Engajamento e Persuasão em Publicidade
  • Aplicação de TDICs na Análise e Produção de Conteúdo

Metodologia

Esta atividade será orientada por uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos terão papéis centrais na busca, análise e discussão dos conteúdos. Através do trabalho em grupo, investigação guiada e uso de tecnologias digitais, os estudantes serão incentivados a desenvolver análises críticas de campanhas publicitárias selecionadas por eles. Debates em sala, pesquisa online, análise de vídeos e produção de conteúdo multimídia serão elementos chave desta abordagem. Tais métodos visam promover uma aprendizagem significativa, estimulando a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

  • Seleção e Análise de Campanhas Publicitárias
  • Debates em Grupo Sobre as Campanhas Selecionadas
  • Pesquisas Online Para Identificação das Referências Artísticas
  • Produção de Material Multimídia Sobre as Análises Realizadas
  • Apresentações em Sala e Discussões Críticas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 12 horas, divididas em 14.4 aulas de 50 minutos. Inicia-se com uma introdução ao tema e objetivos, seguida da seleção de campanhas e formação dos grupos. A sequência envolve a pesquisa e análise dos trabalhos, debates em sala, produção de conteúdo multimídia pelos grupos, culminando com as apresentações finais e discussão coletiva. Este cronograma permite um aprofundamento gradual no tema, estimulando a pesquisa ativa e a análise crítica.

  • Aula 1: Introdução ao tema e objetivos da atividade
  • Aulas 2-4: Formação dos grupos e seleção de campanhas
  • Aulas 5-8: Pesquisa e análise das campanhas selecionadas
  • Aulas 9-10: Debate em sala sobre as análises
  • Aulas 11-13: Preparação e produção do material multimídia
  • Aula 14: Apresentações finais e discussões

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em uma combinação de critérios, incluindo a profundidade e precisão da análise crítica realizada pelos alunos, a qualidade e criatividade do material multimídia produzido, a participação ativa nas discussões em sala de aula e o uso adequado das referências artísticas. Será dada atenção especial à capacidade de argumentação e reflexão crítica sobre os temas abordados. Além disso, avaliar-se-á a eficiência do trabalho em equipe, levando em conta o engajamento e contribuição de todos os membros do grupo. Exemplos de boas práticas serão destacados e discutidos para incentivar a excelência e a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto variado de recursos que inclui acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e produção de conteúdo, projetor para apresentações, além de materiais de apoio como artigos, vídeos e estudos de caso sobre campanhas publicitárias e história da arte. Recursos de edição de imagem e vídeo também serão essenciais para a produção do material multimídia pelos alunos. A seleção criteriosa de exemplos de campanhas que utilizam referências artísticas fornecerá uma base sólida para análises e discussões em sala.

  • Acesso à internet para pesquisas e análises
  • Computadores ou tablets para cada grupo
  • Projetor e sistema de som para apresentações
  • Materiais de apoio (artigos, vídeos, estudos de caso)
  • Softwares de edição de imagem e vídeo

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