Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de analisar de forma crítica e detalhada contratos reais de saúde suplementar. Os alunos terão em mãos contratos reais firmados entre operadoras de planos de saúde e hospitais, onde poderão identificar cláusulas, prazos, condições e exigências. A partir dessa análise, deverão destacar os aspectos positivos e negativos dos contratos, sempre levando em consideração aspectos jurídicos, financeiros e operacionais. A atividade culmina no desenvolvimento de habilidades relacionadas à compreensão e crítica de contratos na área de saúde suplementar.
Os estudantes irão desenvolver habilidades disparas, incluindo a leitura crítica e interpretativa e a análise de textos jurídicos, mais especificamente contratos na área da saúde. Além disso, a atividade visa ensinar aos alunos a identificar componentes chave de um contrato, tais como cláusulas, prazos, condições e exigências. Outro objetivo da atividade é que os alunos consigam entender e avaliar aspectos jurídicos, financeiros e operacionais contidos nos contratos.
O conteúdo programático será volta para práticas de leitura, interpretação e análise de contratos reais de saúde suplementar. Os alunos também aprenderão conceitos básicos de direito contratual e suplementar. Por fim, terão acesso a ferramentas e técnicas para levantamento de dados e informações importantes a partir das leituras dos contratos.
A metodologia da atividade será do tipo 'mão na massa', os alunos irão se engajar diretamente com os contratos de saúde suplementar. Serão guiados pelos professores em suas análises, levantamentos e avaliações. Também serão incentivados a participar ativamente de discussões em grupo sobre os contratos.
A atividade será realizada em uma única aula de 240 minutos. Será dividida em várias etapas, incluindo apresentação do tema, leitura dos contratos, análise, levantamento de dados, discussão em grupo e avaliação dos contratos.
A avaliação da atividade levará em consideração os seguintes critérios: compreensão da estrutura dos contratos, habilidade de identificar aspectos chave dos contratos, tais como cláusulas, prazos, condições e exigências, qualidade da análise e avaliação dos contratos, qualidade das contribuições durante as discussões em grupo, e qualidade do levantamento de dados e informações dos contratos. A nota final será dada pela média das notas desses critérios. Também será considerada a entrega de uma reflexão escrita sobre a experiência de análise dos contratos.
Os principais recursos para a atividade serão os contratos reais de saúde suplementar que os alunos irão analisar. Além disso, será necessário ter acesso a referências sobre direito contratual, para auxiliar na análise. Poderão ser usados notebooks ou tablets para o levantamento de dados e informações do contrato.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula