Nesta atividade educacional, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a criar projetos de arte com o objetivo de endereçar e propor soluções para questões sociais identificadas em suas comunidades. Através da metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade prática visa não só o desenvolvimento de habilidades artísticas e empreendedoras, mas também a promoção da consciência social e do pensamento crítico entre os estudantes. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para realizar uma pesquisa de campo, com o intuito de identificar questões sociais relevantes em seus entornos. Posteriormente, com base nas descobertas, cada grupo usará sua criatividade para planejar e executar uma intervenção artística que aborde a questão escolhida, seja trazendo visibilidade para o problema ou sugerindo formas de superá-lo. Os projetos finais incluirão a apresentação das obras criadas, permitindo a discussão e reflexão sobre as diferentes questões sociais abordadas pelos grupos.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos artísticos em projetos que refletem diretamente sobre problemas reais de suas comunidades, desenvolvendo, assim, uma forte consciência social. Além disso, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades empreendedoras através da realização de pesquisas de campo, planejamento e execução de projetos, trabalhando em equipe e apresentando suas obras. Esta atividade favorece o desenvolvimento de soft skills importantes, como comunicação, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, preparando os alunos para desafios futuros tanto no âmbito pessoal como profissional.
O conteúdo programático desta atividade é estruturado de forma a engajar os alunos em um processo de aprendizagem que abrange desde a identificação de problemas sociais na comunidade até a concepção e execução de projetos de arte como forma de resposta a estes problemas. Este percurso educacional abarcará temas como a pesquisa de campo, a elaboração de projetos, a criação artística como ferramenta de mudança social e a apresentação e discussão das obras criadas.
Utilizando a metodologia 'Mão-na-massa', esta atividade incentiva os alunos a se envolverem ativamente na aprendizagem através da experimentação prática e da solução de problemas. Com essa abordagem, os estudantes serão guiados por um processo de investigação e criação, onde o aprendizado ocorrerá de forma orgânica enquanto trabalham em seus projetos. Discussões em grupo e interações com a comunidade durante a pesquisa de campo complementam esta metodologia, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Esta atividade de 2 horas será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para a pesquisa, planejamento, criação e apresentação de seus projetos.
A avaliação será baseada na participação dos alunos, na originalidade e na relevância social do problema escolhido, na criatividade e no impacto da solução proposta, bem como na apresentação final do projeto. Será dada atenção especial à capacidade de pesquisa, trabalho em equipe, desenvolvimento do conceito artístico e execução prática do projeto. A avaliação adota uma abordagem holística, considerando tanto o processo quanto o produto final, incentivando a reflexão constante e a melhoria contínua.
Os materiais necessários para esta atividade incluem ferramentas para pesquisa de campo, materiais de arte variados para criação das obras e equipamentos para a apresentação dos projetos. Será incentivado o uso de recursos disponíveis na comunidade e materiais recicláveis, promovendo a sustentabilidade e a inovação.
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