Este plano de aula é dedicado a imergir os alunos do 3º ano do Ensino Médio no universo do marketing digital, desafiando-os a aplicar conceitos teóricos em projetos práticos. A atividade começará com os estudantes realizando pesquisas prévias sobre tópicos fundamentais no marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo e uso efetivo das mídias sociais para marcas. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta abordagem pede que os alunos cheguem à aula já preparados com um conhecimento básico, permitindo um uso mais eficiente do tempo em sala para atividades de aplicação prática. Em pequenos grupos, eles terão a tarefa de conceber um produto ou serviço imaginário e desenvolver uma campanha publicitária completa para o mesmo. Isso incluirá a definição de um público-alvo, escolha das plataformas digitais mais adequadas para alcançá-lo e criação de uma estratégia de conteúdo criativa e persuasiva. A atividade culminará com cada grupo apresentando sua campanha, seguida por uma sessão crítica de feedback dos colegas, promovendo não apenas o pensamento analítico, mas também habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática dos desafios e estratégias do marketing digital. Eles serão capazes de aplicar teorias e conceitos de SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais no contexto da criação de uma campanha digital. Através do fazimento, espera-se que desenvolvam habilidades de pensamento crítico, análise de mercado, tomada de decisão estratégica e comunicação eficaz. Essa imersão prática visa também fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e colaboração dentro de um ambiente realista e orientado a objetivos.
Este plano de aula aborda inicialmente conceitos básicos e fundamentais do marketing digital, preparando os alunos para a fase de planejamento e execução de uma campanha publicitária digital. A partir daí, os estudantes são guiados através do processo de criação de uma campanha, desde a concepção do produto ou serviço, definição do público-alvo, escolha das plataformas digitais, até o desenvolvimento de estratégias de conteúdo e análise de resultados. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida favorece a aplicação prática do conhecimento teórico e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro profissional dos alunos.
A metodologia empregada é a Sala de Aula Invertida, onde os alunos chegam à aula já com um conhecimento básico adquirido através da pesquisa prévia, permitindo um enfoque maior em atividades práticas durante o encontro presencial. Em grupos, os estudantes serão incentivados a trabalhar colaborativamente na definição, planejamento e execução de suas campanhas, favorecendo um ambiente de aprendizado participativo. A apresentação dos projetos e a subsequente sessão de feedback proporcionam uma oportunidade valiosa para reflexão e aprendizado mútuo entre os pares.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos apresentarão os conhecimentos adquiridos na pesquisa prévia e formarão equipes para iniciar o planejamento de suas campanhas. Na segunda aula, as equipes finalizarão e apresentarão suas campanhas, seguidas de feedback e discussão.
A avaliação será formativa e se baseará em aspectos como a qualidade da pesquisa prévia, a inovação e coerência na criação da campanha publicitária, a eficácia da estratégia de conteúdo e a capacidade de análise crítica durante as sessões de feedback. Serão considerados tanto o trabalho individual na fase de pesquisa quanto o trabalho em equipe no desenvolvimento da campanha. A apresentação das campanhas será avaliada com foco na clareza, criatividade e fundamentação das escolhas estratégicas. Feedback construtivo dos colegas e professores também será parte integrante do processo de avaliação, proporcionando uma experiência de aprendizado rico e multilateral.
Para a execução desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a elaboração das campanhas, e projeção para as apresentações finais. É recomendável o uso de plataformas digitais de colaboração, como Google Classroom, para facilitar a organização do trabalho em grupo e a comunicação entre alunos e professores durante o projeto. Ferramentas de design gráfico, como Canva, podem ser úteis na criação das peças publicitárias das campanhas.
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