A atividade 'Dançando pelos Estados' tem por objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma imersão na riqueza da diversidade cultural do Brasil por meio da dança. A partir de uma metodologia ativa, os alunos serão incentivados a pesquisar, executar e ensinar danças típicas dos diversos estados brasileiros. Formando pequenos grupos, eles escolherão uma dança típica para estudar os seus movimentos, o contexto cultural, histórico e a sua relevância dentro do estado escolhido. A atividade culminará em um evento de mostra cultural, onde cada grupo realizará uma apresentação da dança estudada, seguida de uma mini-oficina destinada a transmitir os passos básicos para os demais colegas. Dessa forma, busca-se promover a valorização e o respeito pelas diferentes expressões culturais presentes no Brasil, além de incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da diversidade cultural brasileira através do estudo e prática de danças típicas dos estados do Brasil. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe ao se responsabilizarem pela aprendizagem e ensino dos movimentos e significados das danças escolhidas. Além disso, espera-se que os estudantes ampliem sua percepção sobre o rico patrimônio cultural do país e desenvolvam uma atitude de respeito e valorização pelas diferentes culturas que compõem o Brasil.
O conteúdo programático envolverá o estudo da origem, significado e execução das danças típicas de diferentes estados brasileiros. Os alunos terão a oportunidade de explorar a rica diversidade cultural do Brasil, entendendo como cada dança expressa a identidade e a história de um povo. A parte prática incluirá a aprendizagem dos passos básicos das danças escolhidas e a preparação para a apresentação e mini-oficina de ensino da dança aos colegas.
A metodologia ativa será empregada, incentivando a autonomia dos alunos na seleção da dança, na pesquisa sobre sua história e cultura e na prática dos movimentos. O aprendizado se dará de forma colaborativa, com cada grupo responsável por compartilhar seu conhecimento com os colegas. Será estimulado o uso de recursos digitais para pesquisa e a prática constante dos passos da dança. A culminância da atividade será um evento onde todos poderão demonstrar o que aprenderam e ensinar uns aos outros.
A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão pesquisas e começarão a prática dos passos básicos. Na segunda aula, haverá a finalização das preparações e a realização do evento de mostra das danças.
A avaliação será baseada na participação ativa, na pesquisa realizada, na execução da dança escolhida e na habilidade de ensinar os passos básicos aos colegas. Serão considerados critérios como criatividade, respeito pelo tema cultural, precisão nos movimentos e clareza ao transmitir informações durante a mini-oficina. A capacidade de trabalhar em equipe e a interação durante a atividade também serão avaliados. Será dada uma atenção especial ao esforço de entender e respeitar as diferentes culturas representadas.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos digitais para pesquisa, espaço adequado para prática das danças, sistema de som para apresentação das músicas das danças escolhidas e materiais para confecção de figurino simples, caso os grupos optem por utilizá-los. A disposição de um ambiente virtual para compartilhamento de informações e progressos também é aconselhável.
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